, ,

Sequência didática: Uma janela para a leitura e criatividade.

Estimular o interesse pela leitura desde a primeira infância, proporcionando uma experiência
agradável e criativa que favoreça tanto o desenvolvimento do ato de ler quanto a
imaginação das crianças. Dessa forma, criando uma base sólida para o hábito literário, que
visa acompanhar as crianças ao longo de sua formação, contribuindo para seu crescimento
intelectual e cultural

Ver mais +

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Empatia e cooperação, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Centro Municipal de Educação Infantil Artista Plática Luisa Cavalcanti Maciel

Direitos de Aprendizagem

Inventar, explorar, criar, conviver e expressar-se

Objeto do Conhecimento

Exploração de diferentes formas de linguagem (oral, escrita, visual, gestual e sonora) para expressar e compreender ideias.

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamentos e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Tempo de duração: 4 aulas (de 50 minutos cada)

Introdução

O Centro Municipal de Educação Infantil Artista Plástica Luisa Cavalcanti Maciel identificou a necessidade de ampliar seu repertório de atividades focadas na leitura, com o objetivo de incentivar e despertar ainda mais o interesse pela literatura entre as crianças. Essa iniciativa é especialmente relevante, pois as crianças estão prestes a ingressar em um novo ciclo educacional, no qual a exploração da leitura será aprofundada. Assim, em nossa prática pedagógica, buscamos consolidar essa abordagem, promovendo experiências literárias de maneira harmoniosa, produtiva e prazerosa. Através de contações de história realizadas fora do espaço habitual, procuramos tornar essas vivências memoráveis, enriquecendo a experiência das crianças no Centro de Referência, Formação e Pesquisa da Primeira Infância (CERPRINC).

Objetivos de aprendizagem

  • -Expressar-se livremente por meio de desenhos, pintura , colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais.

  • -Levantar hipóteses, formular perguntas a partir das observações e coordenar suas habilidades manuais

Estratégia / Desenvolvimento

1° Dia
Realizar roda de contação de história com o livro “Era uma vez um Gato
Xadrez…”, no pátio do CMEI para as crianças, utilizando recursos visuais
para uma melhor compreensão. Junto com os estudantes identificar as palavras que rimam no texto e propor
novas rimas para serem registradas no quadro tendo o professor como escriba. Atividade impressa com a proposta de trazer outras opções de rimas utilizando
a temática para que os estudantes identifiquem qual a melhor rima.

2° Dia
Solicitar anteriormente que os responsáveis juntamente a criança enviem fotos de gatinhos que
tenham em casa ou que encontrarem na rua para que possamos juntos fazer nosso
próprio livro tendo como inspiração “Era uma vez um Gato Xadrez”. Colar as fotos enviadas no quadro e junto com as crianças tendo o
professor como escriba construir a escrita do nosso livro realizando novas
rimas a partir das fotos trazidas escolhendo também um novo título.

3° Dia
Confecção de desenhos pelas crianças de acordo com a temática e as
rimas realizadas, para ilustrar as páginas do livro.

4° Dia
Aula de campo no CERPRINC com oficina de artes com a temática “Era uma
vez um Gato Xadrez”, na qual a professora irá demonstrar que com a mistura
de cores podem ser formadas novas em seguida os estudantes iram fazer
misturas de cores com tintas guache e relatar quais as novas cores que eles
encontraram. No segundo momento será feita a confecção de um gatinho utilizando rolinho
de papel higiênico e diversos materiais como: tinta, pincel, papéis coloridos
dentre outros.

Recursos necessários

Livro paradidático, lousa, fotografias, cola, folhas A4, papeis coloridos ou cartolinas, pincéis, tesoura e tinta guache.

Autores

Suelén Cordeiro Gomes Brandão
Professora
Edianata Beserra de Lira
Coordenadora
Aline Andrade Silva
Coordenadora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Os resultados se mostraram satisfatórios as crianças foram incentivadas a leitura estimuladas através da ludicidade, dinâmica e criatividade.

Avaliação

A avaliação ocorrera de maneira continua, analisando o processo de aprendizagem a partir da proposta ofertada, que buscou desenvolver o interesse no ato de ler.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *