, ,

Experimentando o mundo dos aromas naturais

Estimular o desenvolvimento do sistema sensorial olfativo das crianças bem pequenas através do contato e interação com diferentes aromas naturais de ervas, especiarias e frutas.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

CMEI SEVERINO OLIVEIRA DA SILVA

Direitos de Aprendizagem

Expressar, Explorar, Conviver, Brincar, Participar

Objeto do Conhecimento

Explorando aromas naturais diversificados e estimulando a percepção olfativa.

Campos de Experiência

Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;

Tempo de duração: A prática pedagógica foi realizada em uma aula com duração de 50 minutos. Sendo, 15 minutos para (EXPLORAÇÃO DOS MATERIAIS); 20 minutos (RODA DE CONVERSA) e 15 minutos para (MEMÓRIA OLFATIVA).

Introdução

A presente prática pedagógica surgiu a partir da vivência de uma experiência de formação de professores, realizada na rede municipal de ensino de Caruaru, que teve como objetivo refletir sobre a importância dos Estímulos Sensoriais no desenvolvimento das crianças bem pequenas. Em virtude disso, considerando a pertinência do tema e que as crianças são conhecedoras do seu mundo, principalmente pelas relações e interações a elas proporcionadas e que os estímulos sensoriais fazem parte do seu desenvolvimento integral, percebeu-se a importância do planejamento de um contexto de aprendizagem denominado “Varal dos Aromas”. Essa vivência contemplou uma turma do Infantil 3 (crianças de 2 anos de idade) do CMEI Severino Oliveira da Silva proporcionando às crianças desde pequenas reconhecimento e interação com aromas naturais, frutas, flores, ervas e especiarias. Através dessa vivência pedagógica com as crianças, considerando sobretudo suas experiências e etapas de desenvolvimento, ressaltamos que as aprendizagens construídas são possíveis e tornam-se mais significativas quando fazem parte da rotina das crianças na creche e colaboraram, por exemplo, com hábitos alimentares mais saudáveis.

Objetivos de aprendizagem

  • - Compartilhar e explorar com outras crianças elementos naturais que estimulem o desenvolvimento do sistema olfativo das crianças bem pequenas, sobretudo a capacidade de reconhecer e experienciar novas sensações.

  • - Dialogar com crianças e adultos, seus desejos, necessidades, sentimentos, opiniões, aprendizagens e experiências ao vivenciarem a atividade sobre aromas e sensações.

Estratégia / Desenvolvimento

A atividade “Varal dos aromas” foi desenvolvida em três momentos:

1º MOMENTO: EXPLORAÇÃO DOS MATERIAIS

Inicialmente, as crianças foram convidadas pela professora para participarem de uma brincadeira “sentir o cheiro dos elementos sensoriais” pendurados no varal e expostos na mesa. Em seguida, pediu que elas observassem os materiais que estavam expostos nos varais e os explorassem sentindo os diferentes aromas naturais presentes nas frutas, ervas, flores e especiarias que faziam parte do contexto de aprendizagem;

2º MOMENTO: RODA DE CONVERSA

Depois que as crianças exploraram os elementos expostos (sentindo os aromas das flores, ervas, especiarias e degustando sabores das frutas) e interagiram umas com as outras, foram convidadas pela professora para uma roda de conversa. Nesta roda de conversa a professora fazia perguntas “qual cheiro que mais gostou? qual cheiro não gostou? como também descrevessem se o cheiro era forte ou fraco, parece uma fruta? Ou uma flor? Após cada resposta das crianças a professora apresentava o nome dos elementos ao grupo de crianças.

3º MOMENTO: MEMÓRIA OLFATIVA
Após concluir a roda de conversa a professora convidou as crianças a brincar de descobrir
os aromas, cheiros dos elementos naturais com os olhos bem vendados participando da brincadeira memória olfativa, onde cada criança precisava identificar os elementos que estavam em cada garrafinha e citar o nome dos deles. Exemplo: garrafinha com camomila. O cheiro é de … “camomila”.

Recursos necessários

Elementos naturais (ervas, especiarias e frutas) copos descartáveis, pratos plásticos, garrafas plásticas e cartaz.

Autores

Adriana Maria da Silva Ferreira
Acompanhamento Pedagógico
José Felix da Silva
Coordenação de Acompanhamento Pedagógico
Marinalva de Andrade Gomes
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

A presente atividade contribuiu para que as crianças pudessem construir relações interpessoais, desenvolvimento da aprendizagem e testar hipóteses sobre suas experiências sensoriais olfativas, por meio da identificação e classificação dos aromas presentes nos elementos naturais como: ervas, especiarias e frutas selecionados para apreciação da vivência pedagógica “varal dos aromas”.

Avaliação

A avaliação foi realizada considerando as interações das crianças ao manipular os elementos naturais e materiais disponibilizados no contexto de aprendizagem e escuta da fala das crianças que se expressavam durante a vivência da atividade sensorial realizada por meio de gestos, diálogos, perguntas, movimentos e trocas.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *