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Desfile de moda

Estimular a autoestima, a criatividade e o protagonismo das crianças, permitindo que elas se expressem através da moda, desde a criação até a apresentação de suas próprias peças em um desfile.

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Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Conhecimento, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Cmei Prefeito Anastácio Rodrigues

Direitos de Aprendizagem

Expressar; Participar

Objeto do Conhecimento

Argumentação ; Gênero textual - Convite

Campos de Experiência

O eu o outro e nós, Corpo, gesto e movimento, Escuta, fala pensamento e imaginação.

Tempo de duração: 3 aulas de 50 minutos

Introdução

Prática criada a parti de questionamento e decepção de uma criança sobre o desfile cívico : “Pensei que fosse fashion”. A turma do infantil 5 estava ensaiando para o desfili civico, ao logo do ensaio uma das crianças argumentou: Que tipo de desfile é esse? Pensei que fosse fashion. A professora ampliou o questionamento com toda sala e lançou a ideia de fazerem um desfile. O ganhou a adesão de todos Então comecaram os preparativos. No primeiro dia a professora fez uma roda de conversa onde cada crianças falou sobre oque acha que é um desfile fashion, logo em seguinda a professora aprensentou algumas imagens e videos de algums desfiles. No segundo dia as crianças foram elaborar os convites e convidar as turmas do Cmei para prestigiarem o momento do desfile da turma. Terceiro dia foi organizado um espaço com passarela para o momento do desfile, foram entregues algumas placas para as crianças que iriam avaliar os look. Nesse momento todas as turmas do Cmei poderam prestigiar o desfile observando o protagonismo de cada uma das crianças

Objetivos de aprendizagem

  • Estimular a autoestima, a criatividade e o protagonismo das crianças, permitindo que elas se expressem através da moda, desde a criação até a apresentação de suas próprias peças em um desfile.

Estratégia / Desenvolvimento

1. Introdução ao Projeto (1º Dia):
Conversa Inicial: Começou com uma roda de conversa sobre o que é moda e como as roupas podem ser uma forma de expressão pessoal.
Professora pergunte às crianças como elas se sentem quando usam uma roupa de que gostam e o que elas gostariam de criar se pudessem desenhar sua própria roupa.
Apresentação da Atividade: Explicou que, durante a semana cada criança será a estilista de sua própria roupa e que, no final, haverá um grande desfile onde todos poderão mostrar suas criações para os colegas e convidados.
Desenhando o Modelo: Foi fornecido papel e lápis de cor para que as crianças desenhassem a roupa que desejam criar, incentivando-as a usar sua imaginação e a pensar em cores, formas e elementos que as fazem sentir-se felizes e confiantes.
Esboço das Criações
(2º Dia):
Compartilhamento de Ideias:
Após o esboço, cada criança apresentou sua ideia ao grupo, explicando o que imaginou e como quer que seja a sua criação.
Ensaio do desfile: As crianças ensaiaram e foram orientadas como iriam desfilar, sobre como se portar na passarela (exemplo: caminhar devagar, mostrar as roupas para os colegas).
Compartilhamento: Após o ensaio, todas receberam uma folha para criarem um convite. A professora explicou e mostrou modelos de convites e tendo a professora como escriba decidiram o texto. Em seguida foram nas salas e em todos os outros departamentos do Cmei para entregarem os convites.
CULMINÂNCIA – 3º DIA Organização: Foi montada uma passarela com um tapete de TNT. Colocou-se uma música animada (escolhida por todas) para dar ritmo ao desfile. Os jurados foram chamados (crianças convidas) para se posicionarem e receberam placas com emojis variados indicando o nível de satisfação.
Participação Ativa: Cada criança desfilou para os colegas, professores e convidados. O desfile foi um momento de celebração, onde cada criança foi o centro das atenções e receberam aplausos por sua criatividade e esforço.

Recursos necessários

Tecidos variados (retalhos, TNT, tecidos reciclados).
Tesouras seguras para crianças, cola, fita adesiva.
Papel e lápis de cor para esboços.
Espelhos para as crianças se observarem durante o processo.
Música animada para o desfile.

Autores

Adjailda Soares de Souza Santos
Coordenadora
Vivianne Naiara da silva oliveira
Coordenadora
Rosy Marry Mayara dos Santos Alves
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

• Aumento da autoestima das crianças ao verem suas ideias transformadas em realidade.

• Desenvolvimento da criatividade e habilidades manuais.

• Fortalecimento do senso de protagonismo, com as crianças reconhecendo sua capacidade de criar e apresentar suas próprias ideias.

Avaliação

Critérios: Observação da participação ativa das crianças em todas as etapas, expressão de criatividade, e demonstração de confiança durante o desfile.
Feedback: Durante a roda de conversa pós-desfile, os educadores podem oferecer feedback positivo e encorajar as crianças a continuarem expressando sua criatividade.

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