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Formação em Gestão Educacional para o Desenvolvimento de Competências Sócio-Emocionais e Inclusão

O plano de formação tem como foco principal desenvolver práticas inclusivas e fortalecer as competências sócio-emocionais dos profissionais e alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), buscando construir uma educação acolhedora e promotora de igualdade.

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Público-alvo

Professores

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: Ano letivo

Justificativa

Diante da diversidade emocional e das necessidades específicas apresentadas por profissionais e alunos, questões como agressividade, violência doméstica e bullying têm se tornado mais evidentes no ambiente escolar. Essas situações reforçam a urgência de desenvolver ações que fortaleçam as habilidades socioemocionais, visando criar um espaço de convivência mais seguro, acolhedor e inclusivo.

Objetivo da Formação

  • Promover o desenvolvimento das competências sócio-emocionais entre os educadores e alunos.
  • Capacitar os profissionais para lidar com questões de diversidade e inclusão, valorizando as
    diferenças.
  • Estabelecer parcerias com as famílias e comunidade para promover um ambiente de acolhimento e
    respeito.
  • Apresentar estratégicas que permita um espaço seguro, acolhedor e inclusivo para todo

Expectativas

Espera-se que, ao longo do desenvolvimento do plano, sejam perceptíveis mudanças significativas no ambiente escolar, tornando-o mais harmônico e acolhedor. Onde os profissionais estejam cada vez mais preparados para lidar com questões emocionais e de inclusão, impactando de forma positiva o desenvolvimento integral das crianças e promovendo também o crescimento pessoal e profissional.

Etapas / cronograma

  • Etapa 1: Sensibilizar e formar sobre competências sócio-emocionais e práticas inclusivas
    (Fevereiro-Março).
  • Etapa 2: Implementar atividades práticas em sala de aula e no ambiente escolar (Abril-Agosto).
  • Etapa 3: Avaliar e ajustar práticas, com participação da comunidade e famílias (SetembroOutubro).
  • Etapa 4: Apresentar os resultados e reflexões coletivas (Novembro).

Recursos necessários

Formação com os profissionais do CMEI;
Materiais didáticos e pedagógicos (cartazes, jogos educativos, livros);
Espaço físico para formações;
Estratégias com olhar Pedagógico;

Autores

Simone Chaves da Silva Luna
Gestora Escolar
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A avaliação será contínua no decorrer de todo o plano, com observação das práticas em sala, feedback dos profissionais e dos alunos, e analisar se foram alcançados os objetivos propostos no início e como está os indicadores de comportamento e participação ao longo do ano.

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