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Intensificação de estratégias de Projeto de leitura na Educação Infantil de forma lúdica e criativa.

Promover a intensificação de estratégias a serem desenvolvidas durante o projeto de leitura adotado pela rede e a integração entre professores, crianças e responsáveis.

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Público-alvo

Comunidade Educativa

Educação Infantil

Estudantes

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: O Plano terá duração de um semestre onde deverá ocorrer dois encontros mensais em momentos de formação continuada, onde serão apresentadas as ideias, promovido estratégias e avaliado resultados e retomado cursos se necessário.

Justificativa

A leitura tem o poder de transformar vidas, influenciar atitudes. E abordar a mesma na Educação Infantil é de grande relevância. O indivíduo que sabe fazer uma leitura adequada não apenas do livro, mas do mundo a sua volta através do entendimento daquilo expressado na escrita influencia todos ao seu redor. Intensificar estratégias no trabalho do (Projeto Território da Leitura) possibilitará um maior aproveitamento desse subsídio, como também alinhar junto aos coordenadores e professores as atividades propostas, como abordagens que apresentem mais êxito,sejam lúdicas e criativas, tendo assim mais assertividade no caminho da criação de novos leitores, reconhecendo os fracassos e corrigindo o curso do processo, integrando assim todos os agentes da comunidade escolar, para que todos sejam co responsáveis pelo aprendizado das crianças.

Objetivo da Formação

Coordenação
● Criar mecanismos eficazes para o acompanhamento dos professores durante o projeto em
destaque; ( Fichas de Observação/ Pesquisa/Forms)
● Fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do Projeto junto às famílias;
( Apresentação do Projeto em palestras, divulgação e recebimento de feedbacks em redes
sociais)
● Desenvolver junto aos professores tecnologias pedagógicas que combinem de maneira
articulada, a organização do tempo e das atividades didáticas com a implantação do Projeto
em curso. ( Estabelecer um dia para abordagem do projeto, definir junto ao professor quais
as ferramentas digitais a serem utilizadas como: vídeos, filmes e tirinhas, contos,
dramatizações entre outros).
Professores
● Utilizar os livros no desenvolvimento da linguagem, na ampliação de vocabulário, da
criatividade e da descoberta do mundo imaginário; (Planejar aulas mais atrativas,
incentivando as crianças a falarem palavras novas, realizarem recontos e imaginarem a
partir das histórias abordadas;)
● Resgatar o repertório da história infantil para apresentar às crianças as diferenças entre as
culturas e as pessoas, envolvendo os responsáveis como co responsáveis; ( Utilizar outros
portadores de histórias como recurso, além de revisitar as histórias conhecidas das crianças,
fazendo correlação com a nossa cultura local, além de integrar os responsáveis nas
atividades propostas através de atividades junto a família;)
Alunos
● Potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social das crianças; ( Utilizar o Projeto de
leitura para desenvolver a interação entre o pares e o contato com a leitura e a escrita);
● Trabalhar a autonomia para interagir, questionar, comunicar-se e refletir.(onde se possa
trabalhar o protagonismo em diferentes contextos reconto, dramatizações, trabalho com
fantoches e leitura de imagem)

Expectativas

Melhorar a utilização da metodologia ativa do uso do Projeto de Leitura pelos professores, atingindo habilidades estabelecidas no currículo, como na BNCC, além de promover a participação de diferentes agentes na construção do conhecimento de apropriação da leitura de forma lúdica na Educação Infantil.

Etapas / cronograma

MÊS
1º MÊS
● Reunião com a equipe gestora, alinhamento de estratégias a serem aplicadas;
● Levantamento de dificuldades expostas pelos docentes, como também das dúvidas dos responsáveis sobre o Projeto a ser desenvolvido;
● Observação de sala de aula com foco no desenvolvimento do Projeto de Leitura;

Público: Equipe gestora; Professores e Responsáveis; Coordenadores

2º MÊS ao 4º MÊS
● Formação em serviços (JEFI) e Aulas atividades aprofundando sobre a importância da introdução da leitura
na Educação Infantil, como também na criação de novas estratégias utilizando o Projeto como subsídio;
● Intensificação da importância do projeto junto aos pais e responsáveis, através de encontros pontuais para
divulgação de feedback e propagação da continuidade e participação ativa no desenvolvimento das crianças;

Público: Equipe gestora/ Professores Professores / Equipe gestora e Responsáveis

5º MÊS
● Promoção de momentos coletivos, engrandecendo o projeto, com apresentações culturais: Sarau literário,dramatizações e musicais;
● Construção de dispositivo de avaliação do Projeto: forms para os responsáveis, consultas simples das crianças e feedback dos professores.

Público: Professores junto as crianças e Equipe gestora

6º MÊS
● Análise dos dados colhidos, observação de pontos positivos e negativos e criação de estratégias para
melhoria dos resultados;

Público: Professores e Equipe gestora

Recursos necessários

Material do Projeto Território da Leitura, Pautas formativas, Observações de sala de referência,
textos informativos sobre a importância da leitura na Educação Infantil, vídeos, data show, slides,
grupos em rede sociais com os pais para recebimento de feedbacks, dramatização de histórias
infantis, ferramentas de avaliação como questionários via forms e depoimentos via vídeos.

Autores

MARIA GERCIANNY DA SILVA LIMA OLIVEIRA
Gestora Escolar
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Análise de fichas de acompanhamento de observações dos professores, propiciando a avaliação diagnóstica do início da intervenção até sua evolução da trajetória do projeto;
Conhecimentos e percepções estabelecidas a partir de atividades de rotina que usam o projeto como subsídio, como: Leitura deleite, Conto e reconto de histórias, interpretação de texto entre outros, além da participação em apresentações e feedbacks das famílias;
Comparar os dados iniciais com os dados finais obtidos por meio dos instrumentos de avaliação do desenvolvimento do Projeto;

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