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Educação Inclusiva e Diversidade na Educação Infantil

É extremamente relevante, especialmente no contexto atual de busca por uma educação mais equitativa e capaz de atender às necessidades de todas as crianças, independentemente de suas características, condições e contextos sociais. Formar professores para lidar com a diversidade e promover a inclusão desde os primeiros anos de escolarização, é essencial para garantir que todas as crianças tenham oportunidades de aprender e se desenvolver em um ambiente acolhedor e respeitoso.

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Público-alvo

Comunidade Educativa

Educação Infantil

Professores

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: A prática acontecerá durante todo o ano letivo, com ações pontuais e estratégiais incorporadas ao dia-a-dia.

Justificativa

A educação inclusiva é um direito fundamental de todas as crianças. Na educação infantil, que é a primeira etapa da educação básica e essencial para o de- senvolvimento integral da criança, é fundamental que os professores estejam preparados para lidar com as diversas necessidades e características dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem que respeite, valorize e apoie as diferenças.

Objetivo da Formação

Promover a reflexão e a prática pedagógica inclusiva, com foco na valorização da diversi-dade, para que os educadores sejam capazes de atender às necessidades de todas as crianças, respeitando suas diferenças culturais, étnicas, de gênero e de necessidades educacionais e suas especificidades.

Expectativas

  • Refletir sobre o direito de todas as crianças, incluindo aquelas com deficiência ou em si- tuações de vulnerabilidade social, de estarem em ambientes educacionais inclusivos.
  • Compreender a diversidade como um elemento enriquecedor da prática pedagógica e não como um obstáculo.

Etapas / cronograma

Oficinas e Cursos de Formação Continuada promovidos pela SEDUC;
Implementação de Estratégias de Acompanhamento Individualizado;
Ações de Sensibilização e Formação Comunitária ( Palestras com Equipe Inclusão);
Uso de Tecnologias Assistivas e Inovadoras;
Mentoria e Acompanhamento de Professores;
Avaliação Inclusiva e Feedback Contínuo;
Promoção de Atividades Interativas e Colaborativas;

O Cronograma acontecerá de acordo com a oferta dos cursos e a disponibilidade dos parceiros. As ações desenvolvidas pelo CMEI serão contínuas, durante o ano letivo.

Recursos necessários

Material humano, parcerias com as Equipes de Formação de Professores, Inclusão e Psi-cossocial da SEDUC e Equipe Gestora.

Autores

Leurane Marques Silva de Assis
Gestora Escolar
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Avaliação e sistematização

Garantir que as atividades estejam sendo realizadas conforme planejado e que os recursos estejam sendo utilizados de maneira eficaz e verificar os primeiros resultados e impactos do projeto, a curto prazo, como mudanças nas práticas pedagógicas e a percepção dos envolvidos.

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