, ,

Primeiros Socorros na Educação Infantil na Rede Municipal de Caruaru.

Capacitar a equipe da educação infantil dos CMEIs- Centros de Educação Infantil, para prevenir, identificar e agir de forma eficaz em situações de emergência que envolvam as crianças pequenas e bem pequenas, garantindo o bem- estar, a segurança e a integridade física delas enquanto aguardam o atendimento especializado.

Ver mais +

Público-alvo

Professores

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Tempo de duração: 1º Bimestre/2024 - Encontro presencial de 4 horas

Justificativa

A rede Municipal de Caruaru tem na Gerência de Educação Infantil aproximadamente 11.000 crianças desde o Infantil 01 (4 meses até 1 ano e 11 meses), Infantil 2 (2 anos até 2 anos e 11 meses); Infantil 3 (3 anos até 3 anos e 11 meses completos até 31/03 do ano vigente), Infantil 4 (4 anos), Infantil 5 (5 anos). Diante da necessidade de atendimento prévio de primeiros socorros como também em atendimento A Lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que estabelece a obrigatoriedade de capacitação em noções básicas de primeiros socorros para profissionais de escolas e creches. Essa formação tem como objetivo preparar educadores para agir corretamente em situações de risco, evitando complicações maiores e garantindo o direito à segurança dos bebês e das crianças pequenas e bem pequenas. Porque durante a Educação Infantil, as crianças estão em constante movimento, elas ficam expostas a pequenos acidentes, como quedas, engasgos entre outros. A formação não apenas prepara os profissionais para agir em situações de emergência, também sensibiliza sobre a importância de prevenir acidentes no ambiente escolar, incentivando práticas seguras e responsáveis.

Objetivo da Formação

  • Capacitar os profissionais a reconhecer sinais de gravidade e agir de forma adequada até a
    chegada de ajuda especializada;
  • Contribuir para o fortalecimento das competências dos profissionais de educação;
  • Promover um ambiente mais seguro, preparado para atender às necessidades das crianças em
    situações de emergência;

Expectativas

Quando promovemos uma formação em rede para os profissionais da Educação Infantil espera-se que os participantes adquiram habilidades práticas para lidar com situações de emergência específicas nessa faixa etária com os bebês, as crianças pequenas e bem pequenas, podendo fazer o reconhecimento tais como: tratamento de engasgos, manejo de quedas e cortes Resposta a crises alérgicas ou convulsões, entre outros. Podendo prever acidentes, identificando potenciais riscos no ambiente escolar, adotando práticas preventivas para que minimizem esses riscos de acidentes. Espera-se portanto que os profissionais sintam-se mais
confiantes e preparados para agir de forma rápida e assertiva em situações de risco, evitando hesitação e/ou pânico. Criando assim, um ambiente de aprendizado colaborativo, promovendo a criação de protocolos internos que fortaleçam a atuação conjunta da equipe em emergências. Realizando a capacitação desses os profissionais a atenderemos aos requisitos da Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), garantindo que os CMEIs esteja em conformidade com a legislação. Formalizando também parcerias junto ao programa Aprender com Saúde juntamente com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que tem também por finalidade capacitar profissionais da educação em primeiros socorros.

Etapas / cronograma

Entrar em contato com o responsável pelo programa Saúde na Escola da SEDUC ( Secretaria Municipal de
Educação e Esportes);
Entrar em contato com o SAMU ( parceiro na formação)
Entrar em contato com o local do espaço da formação – CERPRINC)
Elaboração do material da formação em parceria com o SAMU;

Data: Abril – 2024

Divulgação da formação sobre Primeiros Socorros na Educação Infantil;

Data: Maio – 2024

Formação de Primeiros Socorros para a Educação Infantil
Avaliação da Formação nos CMEIS ( Centro Municipais de Educação Infantil)

Data: Junho – 2024

Recursos necessários

Datashow;
Apresentação em Slides;
Papel A4;
Canetas;
Bonecos para manejo nas explicações prática;

Autores

Julianny da Silva Gomes
Gerente Geral de Educação Infantil
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Investir na formação de primeiros socorros para profissionais da Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de Caruaru, não é apenas uma questão de conformidade legal, mas um compromisso ético com a segurança e o bem-estar dos bebês, das crianças pequenas e bem pequenas. Ao capacitar os professores, auxiliares de educação, a instituição promove um ambiente mais seguro, preparado para atender às necessidades dos bebês e das crianças em situações de emergência, garantindo a tranquilidade de todos os envolvidos no processo educacional. Em andamento e no processo porque já temos feedback de alguns CMEIS onde os profissionais utilizaram informações adquiridas na formação no dia a dia da unidade

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *