,

Cantando e contando histórias

Atividades recreativas no contraturno, visando maior diversidade de experiência das crianças em seu tempo integral. ¨Educação Integral ,significa uma educação escolar ampliada em suas tarefas sociais e culturais¨.

Ver mais +

Público-alvo

Bebês (zero a 1ano e 6 meses)

Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Educação Infantil

Professores

Rede de Educação

Rede Municipal de Igarassu

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Tempo de duração: A prática será realizada durante o 1º semestre

Justificativa

A Base Nacional Curricular(BNCC) tem como eixo estruturante da educação infantil, as interações e brincadeiras. O esforço para garantir uma educação de qualidade, é também compreender que a concepção do período integral da criança vai muito mais além do que simplesmente passar o dia na escola,enquanto os pais trabalham, o progresso deles só será possível se garantirmos suas dimensões do desenvolvimento.

Objetivo da Formação

Garantir atividades recreativas no contraturno, que estimule a criança o gosto pela leitura. Despertando o desenvolvimento da fala, imaginação e a expressão dos sentimentos, representadas através da sua criatividade, ampliando o conhecimento de mundo, inserir também a família nas atividades em casa, através do projeto maleta viajante que leva livros de história e repertório de cantigas de roda como resgate.

Expectativas

Conscientizar a todos importancia do período integral na vida das crianças;
Desperte o gosto pela leitura através da contação de história;
Conscientizar a família a importância da contação de histórias e o resgate das cantigas de roda no contexto familiar;
Promover oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas;

Etapas / cronograma

O plano de formação será realizado com as 9 turmas desde o Berçario ao Infantil III a partir do projeto LUZ, CÂMERA, CONTAÇÃO que contempla as crianças no horário regular, que será ampliado no formato de contação de história e cantigas de roda,sempre após o lanche da tarde, seguirá a mesma dinâmica do horário regular em grupos:
Grupo 1 (Berçário e infantis I)
Grupo 2 ( Infantil 2 e Infantiis III)
As etapas do trabalho no contraturno serão vistas como ampliação das atividades recreativas,com contação de histórias e cantigas de roda, proporcionando as crianças adquirirem outras experiências.

 

Recursos necessários

Acervos literários da própria instiruição, CDs infantis de cantigas de roda, fantoches, espaços cenográficos e brinquedos.

Autores

Sueli cristina de Souza
Professora
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A avaliação será um processo dinâmico e contínuo, alinhada às diretrizes da BNCC acompanhar a aprendizagem das crianças, utilizando diversas ferramentas:Observação e registros, relatórios e portifólios, fotos e videos,roda de conversa.

Galeria de fotos

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *