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Mudanças climáticas: Para entender e informar

Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e conscientizar que somos responsáveis pelos acontecimentos no meio ambiente ao nosso arredor e no mundo.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

II e EJA.

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escolas Reunidas Dr. Rodrigues Lima

Componente Curricular

Ciências da natureza e Geografia

Prática de Linguagem

- Leitura e produção, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, e textos (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto. - Análise e produção de charges referentes ao tema estudado. - Produção de peças teatrais referente ao tema estudado etc.

Tempo de duração: Três aulas de aproximadamente 50 minutos.

Introdução

O efeito estufa é um fenômeno natural que é muito importante para a preservação da vida dos seres vivos em nosso planeta. Contudo, atividades antrópicas têm intensificado a produção e emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) para a atmosfera, o que tem causado mudanças no clima (MIRANDA et al., 2016). Dentre as consequências das mudanças climáticas podemos citar: secas mais intensas, eventos extremos como furacões e enchentes, elevação do nível dos oceanos, alteração da distribuição e frequência de chuvas. Estes eventos impactam tanto a biodiversidade, quanto o bem-estar e saúde do homem (MIRANDA et al., 2016). Pretendemos desenvolver a consciência crítica e o entendimento sobre mudanças climáticas através de atividades interativas e colaborativas, promovendo o engajamento dos alunos na criação de soluções comunicativas e criativas.

Objetivos de aprendizagem

  • - Entender os conceitos de efeito estufa, aquecimento global e mudanças climáticas. - Relacionar algumas ações humanas como causas do aquecimento global. - Despertar o interesse pelo cuidado com o ambiente. - Desenvolve a percepção de que a Ciência e suas teorias são construídas com a colaboração de diversos cientistas ao longo do tempo. - Desenvolver habilidades relacionadas à interpretação de gráficos. - Desenvolver autonomia e uso de TICs na aprendizagem. - Desenvolver habilidades de comunicação.

Estratégia / Desenvolvimento

1ª Aula
1ª Etapa: Sondagem para conhecimentos prévios (20 minutos)
Roda de Conversa: Iniciar a aula com uma roda de conversa.
Perguntas Problematizadoras: Perguntar aos alunos:
Como o aquecimento global contribui para o derretimento das geleiras e as inundações em cidades litorâneas?
Que outras consequências das mudanças climáticas eles conhecem?
Compartilhamento: Incentivar os alunos a compartilhar seus conhecimentos e experiências sobre o tema.

2ª Etapa: Atividade Interativa com Vídeos (30 minutos)
Exibição de Vídeos: Propor que os alunos assistam à seleção de filmes sobre “Mudanças Climáticas” (utilizar links sugeridos).
Discussão em Grupos: Dividir a turma em grupos e pedir que anotem pontos para debate:
Qual o gênero de cada vídeo e que mensagem querem transmitir?
Quem foi responsável pela produção do vídeo e qual sua relação com o tema?
Como é a linguagem: simples ou com muitos termos técnicos?
Os vídeos trazem conteúdos que indicam causas e efeitos, problemas e soluções?
Quais conceitos são confusos ou pouco esclarecedores?

 

  • 2ª Aula
    Continuação da 2ª Etapa: Atividade Interativa com Textos (20 minutos)
    Leitura de Textos: Propor a leitura de textos sobre a abordagem da imprensa sobre mudanças climáticas.
    Debate: Iniciar um debate sobre as questões levantadas pelos vídeos e textos.
    Atividade Interativa “Mensagem Especial para o Planeta Terra”: Propor a construção de um texto dissertativo-argumentativo que se transformará em uma carta para os terráqueos.

     

  • 3ª Aula
    3ª Etapa: Conclusão e Criação (50 minutos)
    Divisão em Grupos: Dividir os alunos em três grupos para organizar as informações e construir roteiros de vídeo ou um cartaz.
    Planejamento do Roteiro/Cartaz: Orientar os alunos a considerar:
    Quem é o público?
    Qual a mensagem do vídeo/cartaz?
    Que reação desejam causar?
    Formato: documentário, desenho animado, fotografias com narrativa, etc.
    Fontes de entrevista e pesquisa.
    Construção das Soluções: Incentivar soluções criativas possíveis de serem produzidas no ambiente escolar, utilizando os recursos disponíveis.
    Edição de Vídeos: Se optarem por vídeos, orientar na edição utilizando ferramentas como Windows Movie Maker.

     

     

Recursos necessários

Nootebook, Smartphone, Data show, TV, Textos impressos, questões impressas, cartolinas, pilotos, colas, etc.

Autores

Edmilson Medrado Santos e Osiel
Professor
Kátia
Professora
Marcos Sérgio
Professor
Maria Aparecida
Professor
Ver referências bibliográficas

Avaliação

– A avaliação dos alunos deve ser feita ao longo de todo o processo.
1. Avalie a participação e a postura dos alunos nas discussões estimuladas na Parte 1 da proposta.
2. Corrija as respostas das atividades sugeridas na Parte 2.
3. Avalie o resultado apresentado pelos grupos, procurando valorizar a precisão conceitual, a criatividade e a maneira como os conhecimentos adquiridos foram organizados.

Resultados Esperados

Maior consciência ambiental

Ações coletivas

Disseminadores de consciência ambiental

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