O currículo na educação infantil e pratica docente

Promover e contribuir para o aprofundamento dos professores, os conhecimentos especifico sobre o currículo a ser trabalhado na Educação Infantil para que possam trabalhar baseado no Plano de Desenvolvimento da Escola.

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Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Candeias

Tempo de duração: 6 semanas | 2023

Justificativa

Conforme instituído LDB de 9394/96, o curso de pedagogia assume responsabilidade em preparar o profissional para o exercício da docência na educação infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, porém, o sistema brasileiro de educação, a sociedade, a escola e demais órgãos ainda não conseguiram supri a necessidade formativa de alguns profissionais desta etapa. Vale ressaltar que há uma falha no processo formativo que não consegue garantir a eficácia docente, muitos ainda carecem de formação diretamente ligada ao seu fazer do dia a dia. Sendo assim, vimos a necessidade de uma formação que destaque a importância da sistematização no planejamento, de conjunto de diferentes estratégias metodológicas que levem em conta a ações de educação e criando no cotidiano institucional, considerando as singularidades de cada criança, propulsionando saltos qualitativos de desenvolvimento físico, mental, social, afetivo e espiritual.

Objetivo da Formação

– Promover processos formativos dando subsídios para acompanhar as demandas educacionais;

– Melhorar o índice de aprendizagens dos estudantes;

– Possibilitar condições para que todos(as) participem dos momentos de formação de naturezas diversas, bem como: reuniões, palestras, vídeos, visitas e formações continuadas;

– Apoiar no suporte técnico pedagógico no planejamento das atividades cotidianas na instituição.

Expectativas

Diante do cenário que há uma necessidade de promover, ofertar , ampliar e propiciar maiores conhecimentos da equipe docente da etapa da educação infantil da unidade escolar sobre maior entendimento e vivencia do referencial curricular a ser trabalhado com a modalidade de ensino, as principais expectativas deste plano de formação é oferecer e contribuir com novas possibilidades de práticas pedagógicas e metodologias a serem utilizadas, em estratégias aplicadas para o desenvolvimento das habilidades necessárias, de maneira que possam desenvolver um trabalho voltado para as metodologias ativas, para aprendizagem significativa, que possam adequar as necessidades e realidade de aprendizagem dos estudantes, acreditando que todos são podem aprender de forma humana e cidadã melhorando assim, os índices de aprendizagens dos mesmos.

Etapas / cronograma

  • SEMANA 1

    Ação: Momentos de leitura

    Tema: Praticas pedagógicas na educação infantil

    Objetivo: Descrever, debater e analisar práticas pedagógicas na educação infantil, levando em consideração suas especificidades contextualizadas do desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos de idade, vinculadas aos cuidados e aprendizagens eleitas para o contexto históricos em que vivem.

    Resultado esperado: conhecimento das práticas pedagógicas na educação infantil.

  • SEMANA 2

    Ação: Orientar aos professores na organização sistemática dos conteúdos;

    Tema: Interações e brincadeiras

    Objetivo: conhecer as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil tendo como eixos norteadores as interações e brincadeiras.

    Resultado esperado: Elaboração de uma proposta curricular de acordo com as características da nossa clientela, identidade institucional, escolhas coletivas e particularidades pedagógicas que estabeleçam modos de integração dessas experiências.

  • SEMANA 3

    Ação: Reunir para discutir a necessidade de intervenções com planejamento de atividade diferenciadas;

    Tema: Brincando é que se aprende

    Objetivo: Tornar o ambiente de ensino mais descontraído para prender a atenção das crianças.

    Resultado esperado: Que cada profissional ressignifique o modelo tradicional de ensino, aplicando estratégias diferenciadas visando aprimorar o conhecimento das crianças encorajando-as a pensarem e resolverem questões usando o senso crítico, além de estreitar os laços entre aluno e professor.

  • SEMANA 4

    Ação: Promover rodas de interações e trocas de conhecimentos metodológicos entre professores.

    Tema: Avaliação

    Objetivo: Elaborar estratégias para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou

    classificação, garantindo a observação crítica e criativa das atividades, interações, brincadeiras das crianças no cotidiano.

    Resultado esperado: Elaboração de estratégias diversas com relação a documentação pedagógica, bem: os registros como relatórios, fotografias, vídeos, desenhos, álbuns, etc., que permita às famílias conhecer o trabalho da escola junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.

  • SEMANA 5

    Ação: Planejar junto aos professores atividades desafiadoras, considerando o nível de conhecimento real do alunado

    Tema: Integração de experiências.

    Objetivo: Elaborar atividades que possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar, incentivando a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento em relação ao mundo físico e social, tempo e à natureza.

    Resultado esperado: Atividades desafiadoras planejadas.

  • SEMANA 6

    Ação: Registros

    Tema: Minhas reações diante do novo.

    Objetivo: Elaboração de uma planilha de acompanhamento que contenham métodos simples e eficaz para acompanhar e avaliar o desenvolvimento das crianças.

    Resultado esperado: Planilha de acompanhamento elaborada com itens que registrem as reações, o comportamento, a aprendizagem, a interação com outros e as situações diversas

Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Diante da perspectiva que professores, são profissionais com grandes responsabilidades e tem nas suas atribuições muitas funções que estão relacionadas as dimensões do conhecimento profissional, da pratica profissional e do engajamento profissional. Sendo assim, avaliaremos com o objetivo de contribuir com suas ações, práticas e atitudes afim de contribuir para o crescimento profissional e até mesmo pessoal.

Entre alguns pontos a serem avaliados, podemos destacar:

Avaliação de forma continua com critérios estabelecidos entre professor e gestor;

Avaliar vários aspectos do trabalho, com o cuidado de não ser muito detalhista, para não tornar a avaliação improdutiva;

O cumprimento dos objetos de conhecimento lecionado e registrado no planejamento diário.

Como é o relacionamento do professor com os estudantes;

O seu relacionamento com os profissionais dos outros setores;

A sua participação e engajamento nas reuniões pedagógicas;

A sua pontualidade;

A iniciativa durante o processo de aprendizagem com base nos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de formação;

Auto avaliação semestral;

Reuniões individuais e constantes entre direção, coordenação e professores. Focando os pontos fortes e frágeis levantados durante a avaliação;

Fazer uma devolutiva por escrito ao professor com os devidos apontamentos: Elogios, sugestões de mudança, relacionamentos, aspectos sociais e pedagógicos.

Deve-se manter um relatório por escrito destas reuniões para, se necessário, ser retomado no momento oportuno.

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