Psicomotricidade na Educação Infantil

Mudança na proposta pedagógica, no que tange às atividades psicomotoras, em sala de aula específica para tais práticas

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Público-alvo

Auxiliares de classe

Educação Infantil

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Candeias

Tempo de duração: Três meses.

Justificativa

A Escola Municipal Inez Gomes dos Santos Ramos possui salas de aulas interativas. Dentre elas, a sala de Psicomotricidade. Nesta, as crianças têm a oportunidade de desenvolver seus esquemas corporais, através de atividades práticas, estimulando o movimento. Neste contexto, nota-se a importância de uma diversificação das atividades práticas, de modo a estimular as mais diversas áreas psicomotoras infantis (lateralidade, organização espacial e temporal, coordenação motora e esquema corporal). Para que haja este olhar diferenciado na área em questão, bem como nos aspectos cognitivos e emocionais, a Unidade Escolar busca uma formação continuada que contemple esta esfera educacional.

Objetivo da Formação

Ampliar o conhecimento acerca do tema abordado: Psicomotricidade na Educação Infantil.

Expectativas

  • Pesquisar atividades diferenciadas;
  • Classificar as diversas áreas psicomotoras;
  • Estabelecer relações dos aspectos cognitivos, corporais e emocionais;
  • Desenvolver atividades práticas com o corpo docente.

Etapas / cronograma

A formação continuada terá a duração de seis encontros quinzenais, com duração de uma hora, durante o Planejamento Pedagógico. Esta formação ocorrerá inicialmente, em sala de aula, para discussão teórica, passando posteriormente para a sala específica de Psicomotricidade, em aulas práticas.

Podemos destacar as seguintes etapas:

ETAPA TEMA DESENVOLVIMENTO

1° Encontro

Psicomotricidade na Educação Infantil – Apresentação do tema“Psicomotricidade na Educação Infantil”, fazendo a escuta dos conhecimentos prévios de todos os presentes. – Em seguida, serão divididos grupos para leitura de textos e discussão do tema nos grupos. Logo após, a discussão será ampliada para o maior grupo. Este será um momento importante para ampliar o conhecimento acerca do assunto, além de repensar em práticas pedagógicas nesta área de ensino-aprendizagem.

 

2° Encontro A Psicomotricidade como alicerce no esquema corporal infantil – Neste encontro, será abordado o tema “A Psicomotricidade como alicerce no esquema corporal infantil”.
Além de textos teóricos, o corpo docente irá realizar atividades práticas que podem ser executadas com as crianças.
Vale salientar que atividades psicomotoras ajudam na construção mental, além de identificação das partes do corpo, consciência de si mesma, seus semelhantes e o ambiente que cerca a criança. Ademais, amplia a autonomia e higiene infantil.- Dentre as atividades práticas, podemos destacar:·        Desenho com interferência;·        Jogo das posições do corpo;·        Parlenda “A cara redonda”;·        Música “Meu boneco de lata”. 
3° Encontro Lateralidade na Educação Infantil – Partindo do pressuposto que a lateralidade trabalha o interno e o externo, estimulando o próprio corpo e sua coordenação motora ampla, neste encontro será estudada a “Lateralidade na Educação Infantil”;– Deste modo, a busca pelo desenvolvimento dos dois lados do corpo de forma independente, envolvendo o equilíbrio da criança em suas atividades psicomotoras será o ponto chave da formação continuada neste encontro.Serão realizadas atividades práticas que podem ser incluídas na rotina escolar. Destacam-se as seguintes:· Brincar de robô;· Controlar o jornal no pé;· Tempestade;Caminho;· Música “Cavalo Trotando”.

 

4° Encontro Esquema espacial e corporal e Psicomotricidade No quarto encontro de formação continuada, será abordado o tema “Esquema espacial e corporal e Psicomotricidade”.
Na ocasião, será enfatizada a importância da autonomia da criança, a partir da consciência corporal no espaço e tempo. Para isso, serão desenvolvidas atividades lúdicas que trabalhem estes aspectos com o corpo discente posteriormente. Dentre estas, podemos destacar:·        Túnel;·        Perto e longe;·        Arco em pé;·        Passar por baixo. 
5° Encontro Coordenação motora Sabe-se  que a coordenação motora tem grande importância para a vida do ser humano, uma vez que esta tem como objetivo desenvolver a habilidade derealizar movimentos controlados e organizados. Por isso, seu desenvolvimento deve ser iniciado na primeira infância.A coordenação motora é dividida em grossa (ampla) e fina. Sendo assim, neste encontro, trabalharemos a coordenação motora ampla, que é responsável por fortalecer os grandes músculos e coordená-los.
Além da discussão teórica, algumas atividades práticas serão realizadas neste encontro. Destacamos algumas:Todo mundo ama dançar – Profissionais que trabalham com o grupo 2;Coletando brinquedos – Profissionais que trabalham com o grupo 3;Teia de aranha – Profissionais que trabalham com o grupo 4;Pé de lata – Profissionais que trabalham com o grupo 5. 

6° Encontro

Coordenação Motora Fina   Para finalizar a formação continuada em serviço, deixamos para o último encontro a Coordenação Motora Fina.
Esta é responsável por atividades que exigem mais delicadeza, sobretudo por envolver os músculos das mãos. Dentre estas habilidades, podemos destacar: desenhar, movimento de pinça para pegar no lápis, recortar papel, segurar pequenos objetos…
Por isso, serão desenvolvidas algumas tarefas que exigem atenção especial e destreza no que tange à coordenação motora fina. São elas:Brincando com esponjas;Separando grãos;Jardinagem e plantio;Alinhavar.
Por fim, faremos uma avaliação coletiva e individual do crescimento profissional ao longo do curso. 

 

 

Autores

Arlete Brandão de Souza
Gestora Escolar
Letícia Maurício Sestelo
Coordenadora Pedagógica
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A Formação Continuada sobre a “Psicomotricidade na Educação Infantil” tem como objetivo ampliar o conhecimento e diversificar as atividades práticas na Escola Municipal Inez Gomes dos Santos Ramos. Nesse contexto, após os encontros, serão mencionadas quais atividades propostas foram realizadas com as crianças e os resultados obtidos. Ainda neste encontro final, será entregue uma ficha de avaliação de todo o processo para cada docente que esteve presente nestes encontros, buscando resultados qualitativos destas atividades.

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