Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Comunicação, Conhecimento

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Creche Municipal Professora Ester Viana de Vasconcelos

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Explorar, Participar, Expressar, Conhecer-se

Objeto do Conhecimento

As cores - Diferença das cores e dos objetos - Criatividade

Campos de Experiência

Eu, o outro e o nós | Corpo, gestos e movimentos | Traços, sons, cores e formas | Escuta, fala, pensamento e imaginação

Tempo de duração: Sequencia didática | 3 aulas

Introdução

O nosso mundo é colorido, temos diversas maneiras de usar, explorar e utilizar as cores para externar os sentimentos, através das diversas linguagens artísticas como por exemplo a pintura, desenho, teatro e etc. É de suma importância, propiciar as crianças o contato e o manuseio com as cores, pois elas servirão como conceito base para a vida, já que os primeiros contatos desde a primeira infância são com as cores que contribuem diretamente com a capacidade cognitiva, raciocínio, fala, audição entre outras funções

Objetivos de aprendizagem

  • - Identificar as cores

  • - Nomear as cores

  • - Aumentar o vocabulário

  • - Desenvolver o raciocínio lógico

  • - Trabalhar em equipe

  • - Diferenciar e associar as cores aos objetos

  • - Explorar a criatividade

Estratégia / Desenvolvimento

Momentos Materiais
 – Roda de conversa para sensibilização das crianças;

– Explorar os conhecimentos prévios sobre as cores,

seus gostos  e sua relação com o cotidiano;

– Leitura do livro (O monstro das cores)

– Pintura em tela reciclavel.

 

Papelão, papel oficio, pincel,

tinta a dedo, fita dupla face

Recursos necessários

Tinta a dedo, papelão, fita adesiva, pincel, papel oficio.

Autores

Ana Paula Nonato Paiva de Lima
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Identificar os conhecimentos básicos das cores

Desenvolvimento dos aspectos cognitivos, utilizando-se de materiais variados com possibilidades de manipulação no cotidiano.

Avaliação

Atividades pedagógicas, bem como:
– Tela pintada;
– Registro (fotos e vídeos).
– Observação, participação coletiva e individual

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *