Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Comunicação, Conhecimento

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Maurício Cândido Ferreira

Direitos de Aprendizagem

Conviver -Participar - Explorar- Expressar-se - Conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Leitura – Escuta – Reconto – Desenho – Dramatização

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós | Corpo, gestos e movimentos | Traços, sons, cores e formas | Escuta, fala e pensamento e imaginação | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Introdução

Propõe ampliar a imaginação, incentivando as crianças a descoberta do universo infantil. Auxiliando no desenvolvimento do gosto por histórias e textos com diferentes gêneros, estimulando também o lúdico, o faz de conta e promovendo a interação com a família. Diante da importância da leitura na Educação infantil, a Escola Municipal Maurício Cândido Ferreira vivencia o “Projeto Pequeno Leitor,” inserido na primeira etapa da escolaridade básica, o mesmo busca despertar o hábito da leitura com o método da “ maleta viajante” numa prática diária, não somente das crianças mas envolvendo toda comunidade escolar, construindo o reconto, as dramatizações, escuta e desenhos com sentido autônomo na Educação Integral da criança.

Objetivos de aprendizagem

  • Ouvir, entender e recontar histórias;

  • Identificar o aprendizado por meio de dramatização, desenhos, compreendendo o brincar como método de desenvolvimento intelectual da criança;

Estratégia / Desenvolvimento

Apresentação do projeto “Pequeno Leitor” para todas as crianças da educação infantil através de um diálogo pelas respectivas professoras da turma. Logo após as explanações serão apresentados a ornamentação do pátio no educandário onde ocorrerá o evento de abertura do mesmo, com diálogos na linguagem dos alunos, tendo opiniões e deduções sobre o que ouviram e escutaram.
Explanação sobre maleta viajante que a criança vai levar para casa contendo um livro de literatura infantil ou textos com contos curtos, lápis de pintar, lápis grafite e uma ficha de leitura para fazer um desenho sobre a história que irá fazer o reconto em sala de aula.
Vídeos comentados, rodas de conversa, Contações de contos individuais, faz de conta, materiais impressos pesquisados via internet, confecção de cartazes, painéis, utilizando cartolinas, tesoura, cola, lápis de pintar, tecido TNT, expondo a literatura infantil em paradas especificas nos passeios literários realizados no âmbito escolar e fora do educandário.
Nestes momentos de interação entre todos os educandos e o corpo docente da escola, registramos com fotos e vídeos.

Recursos necessários

A sala da leitura, livros paradidáticos da literatura infantil, fantoches, fitas adesivas, cola, grampo para parede, grampeador para papéis, réguas, tesouras, impressoras, cartolina, CDs usados, folhas de papel ofício com textos curtos de fábulas, livros vivos entre outros textos adaptados aos leitores infantis.

Autores

Maria Elvira dos Santos
Professora
Eunice Rodrigues
Professora
Petrônia Rutinéia
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Reconto espontâneo com autonomia e participação;

A socialização das crianças com os colegas, família e professores.

Avaliação

Realizada de forma contínua, num diálogo entre professores de educação infantil e com a coordenação. Com exposição dos pontos negativos e pontos positivos por meio de observações, expondo as produções das crianças em sala de aula referente ao projeto “Pequeno Leitor”.

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