Cantigas de roda… Alecrim dourado!

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Creche Municipal Professora Ester Viana de Vasconcelos

Direitos de Aprendizagem

Conviver, brincar, explorar-se, conhecer-se.

Objeto do Conhecimento

Ritmo corporal, leitura e oralidade

Campos de Experiência

Corpo, gestos e movimentos | Eu, o outro e o nós

Tempo de duração: 1 semana (20 horas)

Introdução

Sabe-se que a cantiga de roda é uma forma de expressão cultural popular transmitida de geração em geração através de músicas com letras simples e melodias cativantes, as mesmas tem muitas possibilidades de estimular a criatividade e imaginação, pois muito mais do que uma simples atividade de entretenimento, a cantiga de roda tem um grande papel para o desenvolvimento cultural e intelectual do ser humano. Com isso, foi realizada no primeiro momento uma roda de conversa para explorar cantigas conhecidas pelas crianças, foi feito também um mapeamento de listas de cantigas preferidas, entrevista com familiares, gráficos com as cantigas ou brincadeiras de roda preferidas. Também foi realizada um estudo e pesquisas sobre personagens das cantigas, envolvendo habitat, preservação ambiental, fauna e flora. Construiu-se quebra-cabeças, dobradura e a confecção e exposição de um livro com as cantigas e brincadeiras.

Objetivos de aprendizagem

  • - Estimular a criatividade e imaginação das crianças;

  • - Explorar cantigas de rodas;

  • - Utilizar a cantiga de roda como instrumento pedagógico.

Estratégia / Desenvolvimento

 

Etapas Materiais
Roda de conversa sobre os conhecimentos prévios para lista de cantigas e gráfico das cantigas e brincadeiras preferidas.

 

 

Entrevista com familiares e resgate cultural das cantigas.

 

Instrumentos musicais, músicas para ouvir, cartazes, ficha, papel, lápis de cor.

 

Microfone, caixa de som.

Estudo e pesquisa sobre personagens. Fotos, vídeos,  cartazes, livros
Construção de quebra-cabeça e dobraduras. Papel, lápis, tinta, pincel, tesoura, cola.
Confecção e exposição do livro com cantigas e brincadeiras. Papel, lápis colorido, fantoches e personagens.

Recursos necessários

Instrumentos musicais, caixa de som, microfone, papel, lápis de cor, tinta, pincel, tesoura, cola, fantoches, livros, gravuras, fotos, livros, cartazes.

Autores

Elaide do Nascimento Vasconcelos
Professora

Resultados Esperados

Aprimorar leitura, oralidade, memórias.

Estimular a cultura popular

Construir conhecimento

Avaliação

Acompanhamento diário das crianças durante as atividades, observando seu desenvolvimento, interação e aprendizagem.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *