, ,

Theatro Cinema Guarany

Preservar, conhecer e valorizar a origem e história do Theatro Cinema Guarany de Triunfo/PE.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Higino Bezerra

Componente Curricular

Língua Portuguesa, Arte e História.

Prática de Linguagem

Prática de Linguagem de Língua Portuguesa: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) Oralidade Análise Linguística/ Semiótica (ortografização) Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma) | Campo Temático- Arte: Artes Visuais Música Teatro | Unidades Temáticas – História: O lugar em que vive

Objeto do Conhecimento

Objeto de Conhecimento - Língua Portuguesa: Compreensão; Escuta de textos orais; Inferência; Informações explícitas; Construção do sistema alfabético e da ortografia; Revisão de textos. Objeto de Conhecimento – Arte: Matrizes estéticas e culturais; Processos de criação; Notação e registro musical Objeto de Conhecimento – História A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

Tempo de duração: Fevereiro a setembro do ano letivo de 2022.

Introdução

O município de Triunfo fica localizado no sertão de Pernambuco. A cidade é conhecida como Oásis do Sertão. Essa nomenclatura dar-se pelo fato de que o lugar é privilegiado com um clima agradável, ameno e chuvoso, diferente das cidades vizinhas. A localidade abriga uma população com aproximadamente 15.232 habitantes, apesar de ser consideravelmente um pequeno lugar, destaca-se com suas construções detalhadas e pontos turísticos conhecidos e importantes para região.
Referindo-se a prática cocriada, pode-se afirmar que se desenvolveu através do projeto envolvendo toda a comunidade educacional da Escola Municipal Higino Bezerra, inserida em Coroas, zona rural do município. Com a finalidade de sensibilizar e mostrar a diversidade cultural existente na cidade de Triunfo/PE.
O objetivo principal foi enfatizar um dos maiores pontos turísticos e com arquitetura patrimonial do município e do estado pernambucano, a saber: O Theatro Cinema Guarany. A iniciativa partiu do Programa de Iluminação Cultural da iniciativa privada Neoenergia, por meio do Instituto Neoenergia, uma parceria que envolveu vários atores.
Como metodologia deste projeto, a proposta abrangeu como estratégia metodológica, vivências concretas com os estudantes sobre a cultura local e a importância de preservá-la. Os alunos tiveram contato com diversos documentos históricos, entre eles pode-se citar: Jornais e anúncios antigos sobre o Guarany, livros, documentários audiovisuais etc.
Ao final do projeto, uma das turmas teve oportunidade de gravar um filme no espaço físico do Guarany, representando assim toda a escola. Especificamente a turma protagonista: 5° ano “U”,contando com a participação de todos os discentes, isto é , os 16 (dezesseis) estudantes inseridos neste ano/série.

Objetivos de aprendizagem

  • • Conhecer a origem e história do Theatro Cinema Guarany;

  • • Valorizar o Guarany como um Patrimônio Histórico Cultural material e imaterial;

  • • Produzir desenhos a partir de ilustrações representando o Guarany;

  • • Assistir o filme: Uma viagem no tempo - Curta Metragem sobre o Guarany.

Estratégia / Desenvolvimento

  • DINÂMICA 1 DINANICA 2
     

    Conhecer a origem e história do Theatro Cinema Guarany;

     

    Valorizar o Guarany como um Patrimônio Histórico Cultural material e imaterial;

     

    Produzir desenhos a partir de ilustrações representando o Guarany;

     

    Assistir o filme: Uma viagem no tempo – Curta Metragem sobre o Guarany

    – Apresentar o projeto e o mediador da turma;

    – Levantar conhecimentos prévios dos alunos sobre o significado de patrimônio;

    -Ler e conhecer reportagens antigas, por meio de jornais publicados na época.

    – Reexibição do filme: Uma viagem no tempo – Curta Metragem sobre o Guarany;

    – Atividade de relaxamento: Cheirar flor imaginária e soprar vela;

    – Sorteio de filmes antigos exibidos no Theatro Cinema Guarany, para inspiração do novo enredo elaborado pelas próprias crianças.

    – 0 Jogo: Quem conta um conto-Elaboração do roteiro do filme onde as crianças serão protagonistas. Através da dinâmica de contar uma história coletiva, ou seja, um aluno inicia e os outros dão continuidade.

    – Reflexão sobre o roteiro criado pelos próprios alunos;

    – Dança do Coco da cantora e compositora local : Jéssica Caitano.

    – Viajar ao passado, vasculhando a memória a partir de questionamentos orais sobre quem contou em casa sobre o encontro, o que fizeram e aprenderam com a história do Guarany;

    – Reflexões sobre como cuidar do patrimônio, relembrando o roteiro e função das personagens.

    Viajar no presente através de exercícios práticos para ensaio das cenas;

    -Trava-línguas 1 Tigre ,2 Tigres… Lagartixa, larga a tia

    Alongamentos: Soltar o corpo, pernas, pulando, mastigando de maneira imaginária e com a boca fechada;

    Jogo das Expressões Faciais: Alunos de frente um para o outro não poderão rir, quem rir primeiro sai do jogo (Cara assustada, alegre, de raiva, de choro, tímido, pensativo, de tristeza, de cansado.)

    Jogo das Expressões do Corpo; caminhar seguindo as orientações, a saber: Imaginar que está descalço pisando na areia movediça, no gelo, na piscina com a água pelo pescoço, carregando um bebê, atendendo ao telefone e tec.

    – Ensaio seguindo a estrutura do roteiro previamente elaborado.

    Gravação  do filme/Curta Metragem: Rasputim e a Imperatriz na pisada do Careta. ( Título  adaptado a partir do sorteio de filmes antigos já exibidos no Theatro. O personagem “Careta” faz mensão a um importante símbolo da cultura local: Caretas de Triunfo.)

    Exibição dos trabalhos audiovisuais protagonizados pelas turmas participantes de todas as escolas municipais da localidade. Contando com a presença de todos os envolvidos, a saber: mediadores, gestores, professores e alunos.

  • 1º bimestre 2º bimestre 3º bimestre 4º bimestre
    Ação:

     

    Objetivo de aprendizagem:

     

    Apresentar o projeto e o mediador da turma;

    – Levantar conhecimentos prévios dos alunos sobre o significado de patrimônio;

    -Ler e conhecer reportagens antigas, por meio de jornais publicados na época;

    -Produzir desenhos a partir de ilustrações representando o Guarany;

    – Reexibição do filme: Uma viagem no tempo – Curta Metragem sobre o Guarany;

    – Atividade de relaxamento: Cheirar flor imaginária e soprar vela.

     

    Recurso:

    Retroprojetor;

    Folhas de papel sulfite;

    Jornais e documentários antigos.

     

    Ação:

     

    Objetivo de aprendizagem:

     

    Sorteio de filmes antigos exibidos no Theatro Cinema Guarany, para inspiração do novo enredo elaborado pelas próprias crianças.

    0 Jogo: Quem conta um conto-Elaboração do roteiro do filme onde as crianças serão protagonistas. Através da dinâmica de contar uma história coletiva, ou seja, um aluno inicia e os outros dão continuidade.

    – Reflexão sobre o roteiro criado pelos próprios alunos;

    – Dança do Coco da cantora e compositora local: Jéssica Caitano.

    – Viajar ao passado, vasculhando a memória a partir de questionamentos orais sobre quem contou em casa sobre o encontro, o que fizeram e aprenderam com a história do Guarany.

     

    Recurso:

    Chapéu do Careta;

    Caixinha de som.

     

     

     

    Ação:

     

    Objetivo de aprendizagem:

     

    Reflexões sobre como cuidar do patrimônio, relembrando o roteiro e função das personagens.

    Viajar no presente através de exercícios práticos para ensaio das cenas;

    -Trava-línguas 1 Tigre ,2 Tigres… Lagartixa, larga a tia

    Alongamentos: Soltar o corpo, pernas, pulando, mastigando de maneira imaginária e com a boca fechada;

    Jogo das Expressões Faciais: Alunos de frente um para o outro não poderão rir, quem rir primeiro sai do jogo (Cara assustada, alegre, de raiva, de choro, tímido, pensativo, de tristeza, de cansado.).

    Jogo das Expressões do Corpo; caminhar seguindo as orientações, a saber: Imaginar que está descalço pisando na areia movediça, no gelo, na piscina com a água pelo pescoço, carregando um bebê, atendendo ao telefone e tec.

    – Ensaio seguindo a estrutura do roteiro previamente elaborado.

     

    Recurso:

    Câmera do celular;

    Folhas de papel sulfite

    Jogos educativos;

     

    Ação:

     

    Objetivo de aprendizagem:

    Gravação  do filme/Curta Metragem: Rasputim e a Imperatriz na pisada do Careta. (Título  adaptado a partir do sorteio de filmes antigos já exibidos no Theatro. O personagem “Careta” faz mensão a um importante símbolo da cultura local: Caretas de Triunfo.)

    Exibição dos trabalhos audiovisuais protagonizados pelas turmas participantes de todas as escolas municipais da localidade. Contando com a presença de todos os envolvidos, a saber: mediadores, gestores, professores e alunos.

     

    Recurso:

     

    Câmera profissional.

     

Recursos necessários

Retroprojetor;
Chapéu do Careta;
Caixinha de som;
Câmera do celular;
Câmera profissional;
Cartolina, papel, cola e tesoura;
Folhas de papel sulfite
Jogos educativos;
Livros;
Jornais e documentários antigos.

Autores

Vilma Gomes de Pádua
Professora
Sandra Maria Moreno de Siqueira Bernardo
Professora
Vanessa Severo Viturino Alves
Professora
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Por meio da participação, engajamento individual, coletivo e interação em grupo.

Resultados Esperados

1.Conhecer a história, origem e importância do patrimônio cultural referente ao Theatro Cinema Guarany para a população triunfense.

2.Compreender a diversidade cultural existente no local em que vive.

3.Assimilar os diferentes conteúdos propostos de maneira interdisciplinar e lúdica.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *