Preservar, conhecer e valorizar a origem e história do Theatro Cinema Guarany de Triunfo/PE.
Ensino Fundamental - Anos iniciais
Docente
Rede Municipal de Triunfo
Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida
Ideia
Escola Municipal Higino Bezerra
Língua Portuguesa, Arte e História.
Prática de Linguagem de Língua Portuguesa: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) Oralidade Análise Linguística/ Semiótica (ortografização) Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma) | Campo Temático- Arte: Artes Visuais Música Teatro | Unidades Temáticas – História: O lugar em que vive
Objeto de Conhecimento - Língua Portuguesa: Compreensão; Escuta de textos orais; Inferência; Informações explícitas; Construção do sistema alfabético e da ortografia; Revisão de textos. Objeto de Conhecimento – Arte: Matrizes estéticas e culturais; Processos de criação; Notação e registro musical Objeto de Conhecimento – História A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
Tempo de duração: Fevereiro a setembro do ano letivo de 2022.
O município de Triunfo fica localizado no sertão de Pernambuco. A cidade é conhecida como Oásis do Sertão. Essa nomenclatura dar-se pelo fato de que o lugar é privilegiado com um clima agradável, ameno e chuvoso, diferente das cidades vizinhas. A localidade abriga uma população com aproximadamente 15.232 habitantes, apesar de ser consideravelmente um pequeno lugar, destaca-se com suas construções detalhadas e pontos turísticos conhecidos e importantes para região.
Referindo-se a prática cocriada, pode-se afirmar que se desenvolveu através do projeto envolvendo toda a comunidade educacional da Escola Municipal Higino Bezerra, inserida em Coroas, zona rural do município. Com a finalidade de sensibilizar e mostrar a diversidade cultural existente na cidade de Triunfo/PE.
O objetivo principal foi enfatizar um dos maiores pontos turísticos e com arquitetura patrimonial do município e do estado pernambucano, a saber: O Theatro Cinema Guarany. A iniciativa partiu do Programa de Iluminação Cultural da iniciativa privada Neoenergia, por meio do Instituto Neoenergia, uma parceria que envolveu vários atores.
Como metodologia deste projeto, a proposta abrangeu como estratégia metodológica, vivências concretas com os estudantes sobre a cultura local e a importância de preservá-la. Os alunos tiveram contato com diversos documentos históricos, entre eles pode-se citar: Jornais e anúncios antigos sobre o Guarany, livros, documentários audiovisuais etc.
Ao final do projeto, uma das turmas teve oportunidade de gravar um filme no espaço físico do Guarany, representando assim toda a escola. Especificamente a turma protagonista: 5° ano “U”,contando com a participação de todos os discentes, isto é , os 16 (dezesseis) estudantes inseridos neste ano/série.
• Conhecer a origem e história do Theatro Cinema Guarany;
• Valorizar o Guarany como um Patrimônio Histórico Cultural material e imaterial;
• Produzir desenhos a partir de ilustrações representando o Guarany;
• Assistir o filme: Uma viagem no tempo - Curta Metragem sobre o Guarany.
DINÂMICA 1 | DINANICA 2 |
Conhecer a origem e história do Theatro Cinema Guarany;
Valorizar o Guarany como um Patrimônio Histórico Cultural material e imaterial;
Produzir desenhos a partir de ilustrações representando o Guarany;
Assistir o filme: Uma viagem no tempo – Curta Metragem sobre o Guarany |
– Apresentar o projeto e o mediador da turma;
– Levantar conhecimentos prévios dos alunos sobre o significado de patrimônio; -Ler e conhecer reportagens antigas, por meio de jornais publicados na época. – Reexibição do filme: Uma viagem no tempo – Curta Metragem sobre o Guarany; – Atividade de relaxamento: Cheirar flor imaginária e soprar vela; – Sorteio de filmes antigos exibidos no Theatro Cinema Guarany, para inspiração do novo enredo elaborado pelas próprias crianças. – 0 Jogo: Quem conta um conto-Elaboração do roteiro do filme onde as crianças serão protagonistas. Através da dinâmica de contar uma história coletiva, ou seja, um aluno inicia e os outros dão continuidade. – Reflexão sobre o roteiro criado pelos próprios alunos; – Dança do Coco da cantora e compositora local : Jéssica Caitano. – Viajar ao passado, vasculhando a memória a partir de questionamentos orais sobre quem contou em casa sobre o encontro, o que fizeram e aprenderam com a história do Guarany; – Reflexões sobre como cuidar do patrimônio, relembrando o roteiro e função das personagens. Viajar no presente através de exercícios práticos para ensaio das cenas; -Trava-línguas 1 Tigre ,2 Tigres… Lagartixa, larga a tia Alongamentos: Soltar o corpo, pernas, pulando, mastigando de maneira imaginária e com a boca fechada; Jogo das Expressões Faciais: Alunos de frente um para o outro não poderão rir, quem rir primeiro sai do jogo (Cara assustada, alegre, de raiva, de choro, tímido, pensativo, de tristeza, de cansado.) Jogo das Expressões do Corpo; caminhar seguindo as orientações, a saber: Imaginar que está descalço pisando na areia movediça, no gelo, na piscina com a água pelo pescoço, carregando um bebê, atendendo ao telefone e tec. – Ensaio seguindo a estrutura do roteiro previamente elaborado. Gravação do filme/Curta Metragem: Rasputim e a Imperatriz na pisada do Careta. ( Título adaptado a partir do sorteio de filmes antigos já exibidos no Theatro. O personagem “Careta” faz mensão a um importante símbolo da cultura local: Caretas de Triunfo.) Exibição dos trabalhos audiovisuais protagonizados pelas turmas participantes de todas as escolas municipais da localidade. Contando com a presença de todos os envolvidos, a saber: mediadores, gestores, professores e alunos. |
1º bimestre | 2º bimestre | 3º bimestre | 4º bimestre |
Ação:
Objetivo de aprendizagem:
Apresentar o projeto e o mediador da turma; – Levantar conhecimentos prévios dos alunos sobre o significado de patrimônio; -Ler e conhecer reportagens antigas, por meio de jornais publicados na época; -Produzir desenhos a partir de ilustrações representando o Guarany; – Reexibição do filme: Uma viagem no tempo – Curta Metragem sobre o Guarany; – Atividade de relaxamento: Cheirar flor imaginária e soprar vela.
Recurso: Retroprojetor; Folhas de papel sulfite; Jornais e documentários antigos.
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Ação:
Objetivo de aprendizagem:
Sorteio de filmes antigos exibidos no Theatro Cinema Guarany, para inspiração do novo enredo elaborado pelas próprias crianças. 0 Jogo: Quem conta um conto-Elaboração do roteiro do filme onde as crianças serão protagonistas. Através da dinâmica de contar uma história coletiva, ou seja, um aluno inicia e os outros dão continuidade. – Reflexão sobre o roteiro criado pelos próprios alunos; – Dança do Coco da cantora e compositora local: Jéssica Caitano. – Viajar ao passado, vasculhando a memória a partir de questionamentos orais sobre quem contou em casa sobre o encontro, o que fizeram e aprenderam com a história do Guarany.
Recurso: Chapéu do Careta; Caixinha de som.
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Ação:
Objetivo de aprendizagem:
Reflexões sobre como cuidar do patrimônio, relembrando o roteiro e função das personagens. Viajar no presente através de exercícios práticos para ensaio das cenas; -Trava-línguas 1 Tigre ,2 Tigres… Lagartixa, larga a tia Alongamentos: Soltar o corpo, pernas, pulando, mastigando de maneira imaginária e com a boca fechada; Jogo das Expressões Faciais: Alunos de frente um para o outro não poderão rir, quem rir primeiro sai do jogo (Cara assustada, alegre, de raiva, de choro, tímido, pensativo, de tristeza, de cansado.). Jogo das Expressões do Corpo; caminhar seguindo as orientações, a saber: Imaginar que está descalço pisando na areia movediça, no gelo, na piscina com a água pelo pescoço, carregando um bebê, atendendo ao telefone e tec. – Ensaio seguindo a estrutura do roteiro previamente elaborado.
Recurso: Câmera do celular; Folhas de papel sulfite Jogos educativos;
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Ação:
Objetivo de aprendizagem: Gravação do filme/Curta Metragem: Rasputim e a Imperatriz na pisada do Careta. (Título adaptado a partir do sorteio de filmes antigos já exibidos no Theatro. O personagem “Careta” faz mensão a um importante símbolo da cultura local: Caretas de Triunfo.) Exibição dos trabalhos audiovisuais protagonizados pelas turmas participantes de todas as escolas municipais da localidade. Contando com a presença de todos os envolvidos, a saber: mediadores, gestores, professores e alunos.
Recurso:
Câmera profissional.
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Retroprojetor;
Chapéu do Careta;
Caixinha de som;
Câmera do celular;
Câmera profissional;
Cartolina, papel, cola e tesoura;
Folhas de papel sulfite
Jogos educativos;
Livros;
Jornais e documentários antigos.
Por meio da participação, engajamento individual, coletivo e interação em grupo.
1.Conhecer a história, origem e importância do patrimônio cultural referente ao Theatro Cinema Guarany para a população triunfense.
2.Compreender a diversidade cultural existente no local em que vive.
3.Assimilar os diferentes conteúdos propostos de maneira interdisciplinar e lúdica.
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