, , ,

Sequência didática: Poemas problemas

Proporcionar maneira lúdica o ensino da linguagem matemática, apoiando os estudantes a interpretarem e resolverem situações-problemas com dinamismo e estratégias próprias, assim como, reconhecer as características do gênero e aplicá-las em produções.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola municipal EMEFI Governador Eduardo Campos

Componente Curricular

Matemática - Língua Portuguesa - Arte

Prática de Linguagem

Leitura / escrita; Oralidade; Produção de textos; Análise Linguística / Semiótica.

Objeto do Conhecimento

• Estratégia de leitura; • Decodificação/ compreensão de leitura; • Formação de leitor; • Escuta de textos orais; • Planejamento de texto; • Revisão de textos; • Construção do sistema alfabético e da ortografia.

Tempo de duração: 9 aulas

Introdução

A matemática é fundamental nas atividades do nosso dia a dia, seja no simples ato de fazer compras, ao utilizar o despertador, fazendo uma receita e em várias outras situações. Assim, aprender a matemática na escola pode tornar-se um momento prazeroso e significativo e deixar o conceito de assimilação de regras e métodos decorativos. O livro Poemas Problemas, da autora Renata Bueno, oferece ao leitor vários problemas escritos em forma de poemas. A obra destaca o letramento matemático, de maneira lúdica, levando os alunos a solucionarem problemas desenvolvendo o raciocínio lógico. A sequência didática pode ser aplicada em diversas áreas, tornando o aprendizado mais significativo.

Objetivos de aprendizagem

  • • Analisar e resolver situações-problemas envolvendo os campos aditivo e multiplicativo;

  • • Reconhecer o gênero poema e suas marcas textuais;

  • • Elaborar poema obedecendo as características do gênero;

  • • Aplicar conhecimentos de medidas de tempo, figuras geométricas, dúzia, dentre outros;

  • • Representar, através de desenhos, respostas das situações-problemas.

Estratégia / Desenvolvimento

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AULA 1

Ação Objetivo Etapa Recursos
·                 Apresentação do livro Poemas Problemas em data show para exploração da capa, chamando atenção para a imagem que forma o título do livro(dados).

·                 Realização de leituras diversificadas levando os alunos ao reconhecimento do gênero textual e destaque das características observadas.

·                 Conversação sobre a autora e leitura do que ela escreveu em relação à ilustração do livro, que estão sempre presentes os dados.

Reconhecer o gênero poema e suas marcas textuais.   ·                 Livro de literatura infantil: Poemas Problemas;

·                 Lousa;

·                 Data show.

 

 

AULA 2

AULA 3

·                 Formação de duplas para que cada uma receba um poema problema, resolva-o e socialize-o para os demais. Analisar e resolver situações-problemas envolvendo os campos aditivo e multiplicativo.   ·                 Livro de literatura infantil: Poemas Problemas;

·                 Cadernos.

 

 

 

AULA 4

AULA 5

AULA 6

Formação das mesmas duplas da aula anterior para produção de seus próprios poemas problemas.       Ao produzirem, cada dupla revisa e reescreve, caso seja necessário, e escolhe outra dupla para resolução do seu problema. Elaborar poema obedecendo as características do gênero.

 

  ·                 Cadernos.

 

AULA 7

AULA 8

AULA 9

Em grupos, escolha de um dos poemas do livro para que, seguindo as orientações do mesmo, façam a ilustração das respostas em cartaz e socializem para o grande grupo. Representar através de desenhos, respostas das situações-problemas.   ·                 Livro de literatura infantil: Poemas Problemas;

·                 Cartaz.

Recursos necessários

Livro de literatura infantil: Poemas Problemas; Lousa; Data show; Cartaz; Cadernos.

Autores

Maria do Socorro Alves Santos
Professora
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Observação contínua da participação ativa dos alunos em todos os momentos da sequência.

Resultados Esperados

1.Identificação e elaboração de poemas, utilizando as características próprias do gênero.

2.Resolução de situações-problemas dos campos aditivo e multiplicativo.

3.Interação em grupos e socialização de trabalhos coletivos.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *