, ,

Projeto Leiturart e Pequenos talentos

Contribuir com a compreensão da literatura brasileira ao conhecimento das crianças, demonstrando a importância da leitura, apoiando-as a perceber a importância da mesma e o quanto podem aprender de forma prazerosa.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Maurício Cândido Ferreira

Componente Curricular

Português; Matemática; Arte; Geografia e História.

Prática de Linguagem

Português: Leitura/escuta; Análise linguística; Produção de textos. Matemática: Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e medidas. Geografia: Mundo do trabalho. Ciências: Matéria e energia. História: Povos e culturas.

Objeto do Conhecimento

Português: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. Matemática: Situações problemas envolvendo adição e subtração: multiplicação e divisão. Resolução de situações problemas que envolve divisão. Geografia: Impactos ambientais.

Tempo de duração: Para esta ação o trabalho foi realizado durante uma semana no mês de julho, considerando todos os componentes curriculares sinalizados.

Introdução

A partir da apresentação dos livros de literatura infantil; mostrando aos estudantes as demais pessoas interessadas da comunidade escolar a extensas variedades de livros que existem na nossa cultura. O intuito está na formação de leitores a partir do estímulo à leitura dos mais diversos tipos de textos.

Objetivos de aprendizagem

  • a) Ter comportamento leitor e desenvolver a narrativas de escrita; b) Ampliar o repertoriio literario com autonomia; c) Expressar sentimentos, ideias e respeitar opiniões; d) Ser leitor de todas as praticas de linguagens; e) Articular saberes compreendidos nas demais de conhecimento e culturas diversas.

Estratégia / Desenvolvimento

 

Comandas/ momentos/etapas/ciclos Materiais
 Atividade com rodas de leitura durante a aula. Livros de literatura
Apresentação da ficha de leitura e orientação de como preencher. Empréstimos de livros pra ler em casa com a família. Entrega de fichas de leitura.
 Preparação de um ambiente estimulador na escola, o pátio. Cartazes com os personagens da literatura infantil.
Apresentação de vídeos do you tube na TV, os classicos literatura infantil semanal. TV; Celular
Trabalho com atividades impressas dos  principais gêneros textuais como: Os contos, Cordel, Crônicas, texto dramático, receitas, fábulas,Histórias em quadrinhos, tirinhas etc. Atividades impressas.
Recontos escritos e orais dos gêneros lidos. Produção com suas palavras do gênero no caderno e reescrita coletiva na lousa. Leitura da ficha do livro lido pra turma. Produção   realizada no caderno. Reescrita na lousa.

Recursos necessários

Livros de literatura infantil; livros em PDF, fichas de leitura, a maleta de livros

Autores

José Benedito de Sousa
Professor
Ver referências bibliográficas

Avaliação

– O desenvolvimento e evolução da leitura;
– O uso da maleta viajante pra levar o livro casa.
– Proporcionando momentos prazerosos de leitura na escola.
– Realização das tarefas escolares propostas, bem como, apresentação da ficha de leitura do livro. – Observação das evoluções e desempenho dos discentes nas atividades de leitura, escrita e compreensão em sala.

Resultados Esperados

1.Realizar leitura fluente dos textos e comprensão oral e escrita dos textos cotianamente;

2. Desenvolver o hábito de ler pelo prazer da leitura, compartilhando experiências de vivenciadas;

3. Realizar produções de escrita nas atividades cotidiana como: ditados de palavras, frases,pequenos textos. Nas produções de textos e nos diversos gêneros textuais;

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *