Valorização do patrimônio cultural de Caieiras

Esta prática tem por objetivo explora os pontos e equipamentos culturais e históricos da cidade de modo a ampliar o repertório cultural dos estudantes

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Cultura digital, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

EMEF Manoel Hurtado

Tempo de duração: 1 bimestre

Objetivos específicos

  • Ampliar repertório cultural dos estudantes

Estratégia / Desenvolvimento

  • Apresentar o objetivo do projeto para a comunidade e envolver os pais.

  • Com os estudantes: perguntar aos estudantes quais são os equipamentos culturais da cidade eles já foram. Fazer uma tabela com o nome dos equipamentos. Criar um gráfico com os equipamentos mais visitados e talvez os prediletos. Fazer uma lista com os possíveis equipamentos da cidade. Caso seja possível, levar os estudantes na sala de informática para fazer uma pesquisa no site da prefeitura da cidade. Fazer uma lista de lugares possíveis. Após esse levantamento, os estudantes formularão uma entrevista com os familiares para saber do conhecimento e da vivência deles nesses equipamentos. O interessante é mapear as questões possíveis com os estudantes, e formular o questionário que será aplicado com as pessoas, familiares ou não dos estudantes. Importante que a pesquisa tenha dados sobre os entrevistados para fazer um levantamento por faixa etária: quais equipamentos são mais visitados e por que grupo etário.

  • Após a aplicação das entrevistas, os dados devem ser socializados de modo a criar um gráfico com os dados. A seguir os estudantes podem escolher alguns equipamentos para realizar uma pesquisa para a confecção de verbetes a serem expostos na escola para incentivar as pessoas a visitarem os locais.

    Organizar, após votação por interesse, a visita a um equipamento. Para isso, algumas perguntas podem nortear

    1. Para onde vamos? É importante saber com antecedência: Nome, endereço e breve histórico da instituição; Sinopse da exposição ou da atividade da instituição.
    2. O que os alunos já ouviram falar sobre a instituição que será visitada (no rádio, na TV, na Internet, no jornal ou em outro meio)?

  • Discutir, antes da visita, as experiências dos alunos: o que já viram; o que já conhecem; se já foram a uma instituição como a que irão visitar.
    1. Quais as expectativas dos alunos sobre a visita?
    2. Orientar os alunos sobre a visita, criando situações de curiosidade e de investigação
    3. Esclarecer aos alunos que a visita está relacionada aos conteúdos curriculares

  • Para o trajeto, organizar um roteiro de observação sobre o caminho que será percorrido da escola até a instituição: as ruas, o trabalho das pessoas, as construções, as intervenções artísticas – instalações, grafites, monumentos.

    É importante que alunos e professores estejam atentos às orientações dos educadores da instituição, observando as regras e todas as formas de interação.

  • No retorno à escola, perguntar aos alunos:

    1. A visita possibilitou descobertas?

    2. O que mais gostariam de saber sobre o que viram?

    3. Como o que viram na instituição está presente em nosso cotidiano?

    4. Como cada um participou ?

  • Transformar a experiência em produção de textos, desenhos ou outras atividades que o professor tenha segurança para desenvolver.

  • Realizar o levantamento prévio sobre os pontos (Patrimônios culturais) do Município de Caieiras.

  • Propor uma pesquisa dos Patrimônios culturais.

  • Socializar a pesquisa.

  • Estimular alunos na construção de um blog onde eles socializariam suas impressões.

  • Expor trabalhos dos alunos;

Recursos necessários

Folha, computador, cartolina, retalhos de papel.
Isopor, tesoura, tinta, lápis de cor
Papelão, canetinha
Cola, cola quente

Autores

Carlos Bayerlein
Equipe Cieds
Ver referências bibliográficas

Avaliação

A avaliação deve estar apoiada no monitoramento das aprendizagens construídas a partir de todo o projeto. Por isso, é importante que o professor tenha registrado os diferentes momentos para avaliar as aprendizagens. É importante os estudantes na medida da possibilidade deles fazerem uma autoavaliação.

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Paula Fernandes

01/04/2020 12:03 pm

Muito bom!