História de três imagens – reconto oral

Essa é uma atividade de leitura e produção de texto do gênero conto.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

EMEF Luiz Zovaro

Tempo de duração: 5 aulas

Objetivos específicos

  • Ler um conto

  • Identificar os elementos da narrativa por meio de leitura compartilhada

  • Resgatar informações explícitas e implícitas no texto

  • Criar uma história coletiva, a partir de imagens

  • Escrever uma história

Estratégia / Desenvolvimento

  • Após apresentação dos objetivos da aula, o professor oferece o primeiro contato do estudante com o texto. Perguntas chave: do que a história vai tratar, onde este texto vai circular, quem são os possíveis leitores, faixa-etária, etc.

  • Leitura individual e silenciosa do estudante.

  • Leitura compartilhada de texto de acordo com o critério estabelecido pelo professor, cada estudante lê um parágrafo, por exemplo.

  • Compreensão do texto lido, através de questionamentos e grifos.

  • Leitura explicativa parágrafo a parágrafo (Sintetizando o parágrafo).

  • Estudo dos elementos da narrativa de acordo com o gênero proposto.

  • Após ter identificado os elementos do gênero textual conto. Feito uma tabela com os elementos da narrativa e explorado as características desse gênero, a professora apresentará uma imagem em tamanho grande, ou pode ser uma projeção de uma imagem de pessoas em um local (observe as instruções no campo “recursos”.

  • Mostre a imagem aos estudantes. Pergunte aos estudantes alguma coisa que eles gostariam de falar da primeira imagem (não mostre as demais ainda). Sua função é estimular a observação e a invenção criativa dos estudantes e engajá-los a criar uma história com marcas de autoria. Enquanto os estudantes oferecem mais ideias, você os ajuda a introduzir na história, continuamente recontando a história do início para ir criando uma coerência textual.

  • Informe a eles que esse é um procedimento de escrita, o autor deve sempre recapitular o está construindo.

  • Após se esgotar as possibilidades com essa primeira imagem, introduza a outra imagem e vá procedendo com os alunos de modo a incentivá-los a trazer outras cenas na história. Introduza a outra imagem e proceda da mesma forma, sempre resgatando a história desde o início.

  • Seguem algumas possibilidades de perguntas a serem feitas:

    Você [mostrando a primeira figura]: O que vocês mediriam sobre essa imagem?

    Estudantes: Há duas pessoas.

    Você:  mais alguma coisa?

    Estudantes: é um homem e uma mulher, eles são namorados.

    Você: Quais são o nome deles? Como vocês os descreveriam? Onde eles estão? Qual é o momento do dia?

    Estudantes: É início da noite, É provavelmente um parque e eles estão indo a uma festa.

    Você:  reconta a história desde o início colocando o que foi trazido pelos estudantes, procure atender à diversidade de colocações não privilegiando as falas de determinados estudantes.

    Você: acrescenta a outra imagem. O que vocês dizem dessa imagem? O que ela traz de novo para a nossa história?

  • Prossiga desse modo até criar toda a história de modo a contemplar  os elementos da narrativa presentes nos contos.

  • Após o reconto oral, os estudantes serão convidados a produzir a história em suas versões. Incentive o trabalho em duplas ou trios. Ao final das produções, proceda de modo que possam aperfeiçoar a primeira versão. Ao final, as produções devem ser lidas por toda a classe.

Recursos necessários

Uma cópia do texto para cada aluno do “Conto de Escola” de Machado de Assis, ou outro que o professor julgar adequado.

Cópia do texto para grifos com marca texto

Texto e cartaz

Utilização do retroprojetor

Seleção de três imagens em tamanho ampliado que possa ser apresentado a toda a classe. A primeira imagem deve ter uma ou duas pessoas em um cenário. A segunda e a terceira imagens devem ser de um objeto, situação ou evento. Essas duas imagens não precisam, nem devem ter a imagem das pessoas da primeira figura.

Autores

Carlos Bayerlein
Equipe Cieds
Ver referências bibliográficas

Avaliação

O professor poderá utilizar o instrumento que julgar adequado para realizar a avaliação dos estudantes, mas o importante é avaliar cada estudante conforme sua própria evolução. Salutar também é pedir que ao término da sequência de atividades os estudantes possam se auto avaliar: o que eu sabia no início dessas aulas? o que eu aprendi? Como avalio o meu próprio conhecimento? (anexo 1 ao PDF da prática). É importante salientar que os estudantes talvez não tenham maturidade para realizar uma autoavaliação, então é importante que o professor tenha registros que possam ajudar os estudantes nessa tarefa. Por isso, o professor deve anotar quais foram os elementos que o estudante demonstrou maior habilidade, inclusive nas rodas de conversa.

A depender de suas habilidades comunicativas o que demonstrou evolução. Por exemplo é comum que no início os estudantes se sintam menos motivados a falarem, a argumentarem. Ao longo das atividades, essas habilidades foram ampliadas? Ele passou a expor mais? É possível perceber uma evolução no vocabulário de compreensão e de expressão? É importante destacar esses pontos para os estudantes. Para isso, é muito importante trazer evidências, como por exemplo: um aluno na autoavaliação fica muito centrado no seu desenvolvimento apenas de conhecimento, eu sabia isso e agora sei mais isso. Numa situação assim o professor se tiver feito registros poderá apoiar: percebi que você começou a utilizar as palavras xxxx ou as expressões yyyy. Percebi que você tinha uma tendência a ouvir pouco e passou a ouvir seus colegas respeitando os turnos de fala, entre outras intervenções que apoie o desenvolvimento gradativo da autoavaliação como propulsor do monitoramento da própria aprendizagem.

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