A compreensão da leitura e a intervenção pedagógica do(a) professor(a).

Relacionar o conhecimento da leitura e a intervenção do professor (a).

Ver mais +

Público-alvo

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 2 encontros de HTPC

Justificativa

Considerando que as praticas de leitura são essenciais para construção repertório, este plano de formação se justifica pela necessidade de contribuir com a formação continuada dos profissionais docentes com a temática em questão. Aprofundar a discussão sobre práticas possíveis e necessárias para formação de leitores.

Objetivo da Formação

Discutir sobre as condições e estratégias didáticas com base nos diagnósticos realizados, considerando o conhecimento do(a) professor (a).

Expectativas

Planejar no coletivo os projetos, as sequencias didáticas e atividades permanentes para a formação de leitores.

Etapas / cronograma

Acolhimento: Vídeo

Leitura Deleite: Trecho do livro Ler e escrever na escola de Délia Lerner

Encaminhamentos: Impressões sobre a Leitura;

Discussão:
Levantamento prévio da compreensão do que pensam os estudantes e descrever o que eles conhecem e as estratégias utilizadas por eles.

Agrupamento:
Planejamento de situações didáticas com a intencionalidade de estabelecer relações entre o conhecimento da leitura e a intervenção pedagógica do professor (a).

Socialização:
Aprofundar a discussão da prática docente e formalizar um plano de ação com tematizações de leitura com o propósito nos saberes, ou seja, uma rotina organizada de trabalho de leitura utilizando as práticas possíveis e necessárias dialogadas na formação.

Autores

Juliana do Nascimento Miranda
Diretora de Escola
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Exposição dos grupos das práticas possíveis e necessárias que formularam;
Acompanhamento do Coordenador (a) nas visitas às salas de aula e nos registros do semanário;

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *