, ,

Comer: Crescer e ficar forte!

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Rural do Gurugé

Direitos de Aprendizagem

Brincar, Participar, Conviver, Explorar, Expressa-se e Conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Alimentos saudáveis; Características: Frutas, verduras e legumes Linguagem escrita e oral Movimentos; Alimentação industrializadas e seus efeitos

Campos de Experiência

O Eu, o Outro e o Nós. Corpo, Gesto e Movimento Traço, Sons, Cores e Formas Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Tempo de duração: 5 aulas| cinco encontros sincronos

Introdução

Desde cedo as crianças precisam ser estimuladas a conhecerem e obterem hábitos de alimentação saudável, para que elas possam desenvolver-se bem na infância, na adolescência e na vida adulta. Dessa forma, precisam ser estimuladas a consumir os alimentos que estão disponíveis na natureza, como: frutas, verduras e legumes; de preferência os alimentos típicos de sua região.
Essa sequência foi desenvolvida ao longo de 1 (uma) semana da II unidade do ano letivo de 2021 com uma turma de grupo 5 através de atividades remotas. As propostas foram desenvolvidas de modo que pudessem ser realizadas em casa com os recursos disponíveis pelas famílias.

Objetivos de aprendizagem

  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

  • (EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

Estratégia / Desenvolvimento

  • 1° DIA – Sensibilização Inicial
    Para iniciar, será compartilhado um áudio da professora que contextualiza sobre como nos manter saudáveis para viver nossa vida bem e saudável associando a outras temáticas já trabalhadas com a turma
    – Será disponibilizado vídeo do youtube sobre hábitos saudáveis incluindo alimentação;
    -Como parte da aula será solicitado o envio de um áudio que pelas famílias e/ou responsaveis das crianças relatando sobre hábitos saudáveis que os mesmos costuma ter.
    – Atividade Impressa enviada às famílias e responsáveis no bloco mensal de atividades impressas sobre o tema da semana.

    Materiais:

    -Celular;
    -Aplicativo do WhatsApp;
    -Link de vídeo no Youtube;
    -Papel Ofício
    -Giz de Cera

  • 2° DIA – Aula Online(síncrona)
    – Professora inicia com uma pergunta norteadora: O que será que tem dentro dessa caixa?
    A mesma irá conduzir dinâmica com as crianças.
    – A professora fará uma breve contextualização sobre o tema e estimulará as crianças para que expressem o que gostam e o que não gostam de comer.
    –Mostrar imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis que devemos evitar ao máximo o consumo.
    -Em seguida, fazer uma salada de frutas com as crianças: a professora vai deixar algumas frutas já cortadas preparadas para fazer a salada. Será mostrado as crianças a fruta e o nome dela escrito, exploraremos as letras do nome das frutas utilizadas( número de letras, primeira letra, última letra), até misturar todas e fazer a salada.
    -Sugerir a realização de uma salada de frutas em casa.

     

    Materiais:
    – Plataforma Google meet;
    -Imagens variadas;
    -Frutas variadas disponíveis em casa.

     

     

  • 3° DIA – Poesia ‘Poesia é fruta gostosa’
    Inspirado no livro de Elias José “Poesia é Fruta Gostosa” que a professora enviará em pdf o arquivo e áudio com trecho do livro, utilizando materiais variados disponíveis em casa a criança deve fazer uma arte de sua fruta favorita.

    Materiais:

    – Aplicativo do WhatsApp;
    -Pdf;
    -Materiais variados

     

  • 4° DIA – Dia da Aula Online(síncrona)
    – As crianças irão assistir o vídeo proposto pela professora sobre alimentos industrializados;
    – Após todos assistirem, será promovido momento de escuta com as crianças, nesta roda de conversa virtual as serão estimuladas a relataram sobre o que viram e entenderam sobre o vídeo compartilhando ideias;
    – Por fim, haverá a dinâmica Pode, não pode: Alimentos industrializados.

     

    Materiais:

    -Caixas de sapato
    – imagens, objetos, rótulos, frutas;
    -Link do youtube

     

  • 5° DIA – Sexta do Movimento
    – As crianças serão convidadas a realizarem atividades de movimento.
    Sexta do movimento: Além da alimentação saudável, movimentar-se é muito importante!
    -Disponibilizar no grupo link do youtube do vídeo para realização dos movimentos com a família.

    Materiais:

    -Aplicativo do WhatsApp
    -Link youtube

     

Recursos necessários

Celular, plataformas digitais, papel ofício, arquivos em pdf

Autores

Maiana Ribeiro Estrela Santos
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Interessar-se em adquirir hábitos de alimentação saudável;

Conhecer a importância dos alimentos para os seres vivos, especialmente os saudáveis;

Promover experiências de brincadeiras;

Trabalhar a linguagem oral e escrita;

Avaliação

Mesmo com todos os entraves que estamos vivendo com atividades remotas com famílias com dificuldades em acesso a recursos tecnológicos o qual utilizamos para realizar propostas, a semana de atividade foi fecunda, trazendo momentos acolhedores e de construção do conhecimento pelas crianças.
Pude avaliar atraves do observaveis abaixo:
a) repertório escrito das palavras ;
b) os hábitos saudavéis apresentados pelas familias;
c) a participação das crianças

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *