, , ,

Respeito às Diferenças

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Creche Escola Menino Jesus

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Desenvolvimento intelectual, social e afetivo.

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Tempo de duração: 2 a 3 aulas

Introdução

Com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre o assunto a ser estudado, foi realizado a dinâmica do espelho (Espelho Mágico), em seguida um momento musical. Ninguém é igual a ninguém.
Para sistematizar teremos a contação de história: disponível https://www.youtube.com/watch?v=VU3M3_ut99k
Utilizando slides ou a história na lata.

Objetivos de aprendizagem

  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

  • (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas habilidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

Estratégia / Desenvolvimento

  • 1° Momento – convidar ás crianças a participar do momento da acolhida e que se possivel estejam com um espelho em uma caixinha.
    Explicando que iremos brincar de espelho mágico.
    E que ao abrir essa caixa irão se deparar com algo muito especial, com uma beleza imensa, com um valor muito importante para nós, principalmente aos olhos de Deus.
    Nesse momento também as crianças são convidadas a olhar para caixa e expressar como está se sentindo, através da expressão facial. ( Feliz. Triste, com medo, preocupado, com sono, sorridente..)

  • 2° Momento – como já sabemos o quanto somos especiais, vamos observar também a beleza do outro, nosso amigo, nosso irmão, nosso vizinho, a professora, o tamanho, a cor da pele, o cabelo..
    Como somos diferentes existe pessoas que nascem com algumas limitações “ DIFERENÇAS”, pode ser nos olhos,nos ouvidos, nas pernas, na cabeça, cada um tem o seu valor,o jeito de ser vamos cantar a música que diz Ninguém é igual a ninguém.

  • 3° Momento – Contação de História essa é SILVIA.
    Respeito ás diferenças.

    A história será contada na lata. Ou seja, à medida que for contando os personagens e objetos saem da lata, envolvendo-se através do dialogo com as próprias crianças.
    Ao finalizar a história promover um diálogo sobre o que mais achou interessante, qual personagem mais se identificou, o que não gostou da história, descrever algumas características dos personagens principais.

  • 4° Momento – confeccionar um cartaz cujo tema será: Eu respeito às diferenças e você?
    As crianças irão fazer o seu auto-retrato, colocaremos fotos dos momentos em algumas fases da vida.
    Nesse momento também iremos observar que acontecem mudanças ao longo do tempo.

Recursos necessários

Celular, notebook, slide, imagens, músicas, caixa, espelho.

Autores

Roqueline de Jesus Costa Professora
Educação Infantil - Grupo 3
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Se perceber como ser único em suas individualidades.

Aprender a respeitar as diferenças.

Vivenciar momentos de participação coletiva, desenvolvendo a linguagem oral.

Avaliação

Foi muito boa a execução dessa prática educativa no grupo III, houve envolvimento e intração das as crianças conseguiram compreender a temática .
E foi nítido que em poucos meses de trabalho o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, da concentração e interesse por ouvir histórias.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *