Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Comunicação, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Municipal Maria Lúcia Alves

Direitos de Aprendizagem

Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Objeto do Conhecimento

A temática Viva a Diversidade faz parte de uma sequência didática: Diversidade Cultural, que busca desenvolver e estimular a interação, comunicação, empatia e respeito ao outro.

Campos de Experiência

O eu, os outros e nós; Traços, sons, cores e formas ; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades.

Tempo de duração: 4 horas/ aula

Introdução

Considerando a importância de trabalharmos a concepção que a educação é para todos e todas,respeitando as diversidades existentes e sobretudo, utilizando-as como ferramenta de aprendizagens para e com os estudantes. A atividade proposta tem como objetivo refletir, promover a interação, participação e desenvolvimento de todas as crianças da turma da Educação Infantil, Grupo 5, de forma inclusiva. É importante acolhermos todas as crianças, independente de sua raça, cor da pele, gênero, classe social, religião, necessidades individuais e específicas; devemos propor atividades lúdicas, brincadeiras, diferentes estratégias para trabalharmos as competências, respeitando os direitos de aprendizagem e os campos de experiências na educação infantil.

As crianças da Educação Infantil aprendem e se desenvolvem através das brincadeiras e interações. Ao brincar, desde cedo as crianças conhecem o próprio corpo, o mundo em que vivem e seus objetos, imitam os comportamentos dos adultos à sua volta, assimilando valores e hábitos culturais, elaboram sentimentos e situações vividas. Brincar é uma das formas mais importantes de estar no mundo e pensar sobre ele.

Vivemos numa sociedade diversa e plural, cada pessoa tem suas subjetividades. O bom da vida é que temos a oportunidade de conviver com a diferença, vivemos na diversidade com os sujeitos, com a sociedade, nos diferentes objetos, coisas, com a natureza à nossa volta. Para viver em sociedade, de forma digna, é imprescindível que se respeite o direito de todos, tornando a cidade, os diferentes espaços, ambientes acessíveis para qualquer cidadão. Se realmente desejamos que a inclusão efetivamente aconteça, se faz necessário o acolhimento de todos as pessoas. Acolhimento é sinal de igualdade.

De acordo com a nossa Constituição Brasileira (1988), a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, que deverá ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A família representa a comunidade escolar e tem o dever de participar, acompanhar e apoiar diferentes possibilidades de crescimento intelectual do seu filho (a), bem como observar, estimular uma cultura de respeito às diferenças, contribuindo para um ambiente de respeito e solidariedade.

 

Objetivos de aprendizagem

  • Desenvolver a interação com todos os colegas da turma;

  • Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos;

  • Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive;

  • Desenvolver a linguagem oral;

  • Estimular as crianças a propor, opinar e argumentar;

  • Desenvolver a linguagem escrita;

  • Despertar o prazer pela leitura;

  • Fazer o reconto da história ouvida;

  • Explorar movimentos corporais através de jogos, brincadeiras, danças, músicas e dramatizações;

  • Expressar- se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensional;

Estratégia / Desenvolvimento

  • 1° Momento/Passo

    A educadora dará início a aula através da contação de uma história para a turma. História: A Cor Bela de Mirela de (Jucele Santos e ilustrações de (Sergio Pereira), disponível em:

    Materiais: Vídeo da História Infantil, aparelho celular e áudios compartilhados no grupo.

     

  • 2° Momento/Passo

    No segundo momento, a professora solicita que a criança converse com a família sobre a história ouvida (momento da oralidade). Nesse momento da conversação, cada aluno irá relatar as suas características, preferências, o que gostou e o que não gostou na história, o que observou durante a história. Após ouvir a história e fazer a conversação sobre a mesma, os alunos irão fazer um registro da história ouvida através de desenhos em uma folha de papel ofício.

    Materiais: Papel ofício, lápis de escrever, lápis de cor, ou giz de cera, imagens de diferentes pessoas compartilhadas no grupo, fotos das atividades realizadas pelos alunos e compartilhadas no grupo pelos responsáveis.

     

  • 3° Momento/Passo

    No terceiro momento será compartilhado algumas imagens no grupo sobre a diversidade entre as pessoas; somos diferentes, respeito às diferenças.

    Materiais: Imagens  de diferentes pessoas compartilhadas no grupo.

     

     

     

     

     

  • 4° Momento/Passo

    A Professora mandou áudios para a turma falando sobre a importância em respeitar todas as pessoas.

    Materiais: Aparelho celular e áudios.

     

  • 5° Momento/Passo

    Dando continuidade a proposta da aula os alunos irão ouvir e dançar a música: Normal É Ser Diferente – Grandes Pequeninos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg&ab_channel=GRANDESPEQUENINOS

    Materiais: Vídeo da música: Normal é ser diferente !

     

  • 6° Momento/Passo

    No momento da brincadeira: a professora irá propor para a turma a Brincadeira com Música Estátua Diferente- Tio Ricardo,disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QAGphdpM8a4&ab_channel=TioRicardoBrincadeiraCantada

    Materiais: Vídeo da Brincadeira com Música Estátua Diferente- Tio Ricardo.

     

Recursos necessários

Literatura Infantil, Papel ofício, lápis de cor ou giz de cera, aparelho celular e imagens sobre a diversidade para as crianças observarem, fotos, áudios, vídeos e computador ou notebook.

Autores

Marileide da Silva Barbosa
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

REFLEXÃO SOBRE O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS;

INTERAÇÃO/ ENVOLVIMENTO ENTRE OS COLEGAS;

PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS;

Avaliação

Os estudantes serão avaliados durante todo o processo e a partir do seu desenvolvimento individualmente e/ou no grupo durante a realização nas atividades propostas pela professora. A educadora fará as intervenções necessárias para que todos avancem.
A aprendizagem acontecerá a partir de como o conhecimento é construído, e para que isso aconteça, depende do desenvolvimento em processo dos saberes pedagógicos e das relações afetivas e, por isso, é necessário fazer uma avaliação contínua e formativa dos avanços de cada criança e também de suas dificuldades. A avaliação se dará de forma diagnóstica, contínua e coletiva durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Através da atividade proposta a educadora deseja buscar o envolvimento de todos os alunos na atividade de modo a promover a inclusão. Será observado a participação dos alunos e realização das atividades, bem como analisar o que os alunos trazem em relação a construção da sua identidade de forma positiva.

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