,

O que eu vejo?

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Creche Municipal Leonor Teixeira Leal

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Estímulo sensorial e oral

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Tempo de duração: 20 minutos

Introdução

Durante os estudos sobre as brincadeiras e aprendizagens, foi percebido que a proposta de uma das rotinas, enviadas semanalmente para o grupo de WhatsApp das turmas do Grupo 1 (bebês de 1 ano e 6 meses a 2 anos), se assemelhava bastante com o que foi estudado no Módulo 2 do curso realizado pelo projeto Balcão de Ideias .
A proposta susgere que após assistir a um vídeo da educadora falando a parlenda “Janela, janelinha”, o familiar incentive a criança a repetir a parlenda e os gestos apresentados e realizados no vídeo. Após isso, levar a criança até a janela para que ela observe e oralize sobre o que vê. A prática tem o intuito de estimular os bebês a conversarem, imaginando e repetindo o que o outro diz. Sendo que narrar as tarefas do dia a dia é fundamental para o desenvolvimento do vocabulário, pois estimula o desejo de repetir as palavras, já que a criança vai responder ao que é dito.
Vale ressaltar que todas as propostas desse ano de 2021 foram elaboradas para serem aplicadas de forma remota. Dessa maneira, como a faixa etária são bebês (de 1 ano e 6 meses a 2 anos), as atividades são realizadas com as famílias. Com isso, o tempo de duração da prática não precisa ser muito extenso e tampouco curto demais, uma vez que a interação e a participação nas atividades cotidianas são rotineiras e os vínculos afetivos já estão estabelecidos. Por isso o tempo estimado de 20 minutos para realização dessa prática seria suficiente para a aproximação do familiar e fortalecimento do vínculo já existente.

Objetivos de aprendizagem

  • - Criar vínculo gradativo com o outro a partir das interações, brincadeiras e/ou dos jogos simbólicos;

  • - Participar progressivamente de atividades cotidianas da rotina (higiene, alimentação, brincadeira, descanso, etc.).

  • - (EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão;

  • - Utilizar histórias, cantigas de roda, imagens, vídeos e músicas que possibilitem o uso de onomatopeias incentivando a criança a emitir sons e balbucios;

  • - (EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas;

Estratégia / Desenvolvimento

  • Assistir vídeo da parlenda: Janela, janelinha
    Vídeo enviado no grupo de WhatsApp
    Pedir para a criança repetir a parlenda

     

     

  • Levar a criança até a janela de casa e observar o que veem, ouvem e sentem.
    Janela de casa

  • Incentivar a criança a conversar, falando os nomes das coisas que conseguem observar da janela.
    Oralidade

Recursos necessários

Vídeo da educadora recitando a parlenda;
Janela de casa

Autores

Leslie Assunção dos Santos
Professora de Educação Infantil
Daniela
Professora de Educação Infantil
Elienai
Professora de Educação Infantil

Resultados Esperados

Que as crianças reconheçam e interajam com a parlenda sugerida;

Que reconheçam a paisagem e objetos do seu entorno, oralizando sobre o que veem, ouvem e sentem;

Avaliação

Nesse aspecto, espera-se que a criança consiga de fato oralizar sobre o que vê da janela e seja orientada e incentivada a observar, falar, repetir e imaginar. Para isso, a devolutiva através do registro da prática realizada pela família é de extrema importância.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *