A importância do planejamente e da rotina na Educação Infantil

Abordar aspectos referentes à importância do planejamento de atividades e da rotina educativa na educação infantil, no que se refere à atuação docente. Dessa forma, temos o objetivo de apresentar a necessidade do planejamento e da importância da rotina, que por sua vez são práticas educativas que devem estar presentes na instituição de educação infantil.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de São José do Sabugi

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Tempo de duração: Jornada Pedagógica 2022.1

Justificativa

O planejamento na Educação Infantil é um momento que possibilita o professor encontrar estratégias para obter avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, por isso deve ser uma atividade contínua, onde o/a professor/a não somente escolhe os conteúdos a serem passados, mas faz todo um processo de acompanhamento onde diagnostica os avanços e dificuldades de toda a turma e também de forma individual, já que é fundamental o professore levar em consideração as peculiaridades e as especificidades de cada criança, já que cada uma tem seu modo de agir, pensar e sentir.

Objetivo da Formação

– Oferecer experiências diversificadas, a fim de contribuir para o desenvolvimento infantil, aproveitar todos os momentos, inclusive os de cuidados, para então estimular e pacientemente apresentar a criança novas formas de pensar, de modo que ela desenvolva suas máximas capacidades humanas.

– Relacionar os conteúdos trabalhados e utilizar metodologias ativas, de acordo com a realidade dos estudantes, para que estes possam ter uma visão crítica acerca do que lhes é apresentado no seu processo de ensino aprendizagem.

Expectativas

Que as(os) professoras(es) elaborem e realizem atividades com seus estudantes por meio da rotina, da organização do tempo e do espaço, atuando com confiança e autonomia, uma vez que a desorganização estressa não só adultos, mas as crianças também, então uma rotina estabelecida, flexiva, dinâmica e possível de ser adaptada com as situações do dia a dia, é assim como um planejamento adequado, é uma ferramenta indispensável para o cotidiano da educação infantil.

Etapas / cronograma

  • – A formação realizada na Jornada pedagógica 2022.1 com data prevista de acordo com o calendário da SEMEC do nosso município;

  • -A formação delineada neste plano de formação foi operacionalizada de forma presencial, conforme planejado pela coordenação pedagógica juntamente com a Equipe gestora da Escola.

  • – A Jornada Pedagógica aconteceu em quatro dias de intensa formação e reflexão sobre a pratica docente, recomposição das aprendizagens, calendário 2022, rotina de sala de aula, estudos de casos e assuntos institucionais burocráticos.

Autores

Gessiane de Medeiros Souza
Coordenadora Pedagógica
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A partir da análise acerca do planejamento de atividades e organização da rotina das crianças na educação infantil, percebe-se, portanto o trabalho pedagógico precisa ser pensado e preparado intencionalmente, de modo que impulsione o desenvolvimento das crianças pequenas s no sentido de apropriação de rotinas, comportamentos, estudos, regras, assim como a internalização de valores e costumes culturais que perpassam a vida em sociedade e que a escola tem o papel social com esse desenvolvimento humano.
Na educação infantil, todo planejamento precisa ser registrado e organizado por objetivos, métodos, conteúdos, recursos e avalição, mas deve ser flexível às sujeitas alterações que surjam devido à necessidades especificas do grupo que não tenham aparecido antes do momento planejado. Para isso, o professor precisa ter conhecimento dos conteúdos(objetos do conhecimentos) previstos pelo Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, estabelecendo assim relação com sua prática.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *