, , ,

Leitura em Todo Lugar e em Todo Canto

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Creche Escola Menino Jesus

Objeto do Conhecimento

Fomentar a prática da leitura desenvolvendo a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem, promoção social e cultural.

Tempo de duração: 5 aulas

Objetivos de aprendizagem

  • Realizar leituras e interpretações de forma autônoma;

  • Desenvolver habilidades de concentração, percepção e escuta;

  • Conhecer diferentes histórias e obras literárias;

  • Compreender diversas manifestações culturais e artísticas;

Estratégia / Desenvolvimento

No primeiro momento a docente explica aos estudantes em sala de aula sobre o projeto Leitura em Todo Lugar e Todo Canto, sobre a substancialidade e como acontecerá. Seguidamente, os discentes são direcionados para algum lugar externo à escola (praça da comunidade, campo de futebol, quintal da creche etc.). Vale salientar, que o ambiente escolhido já estará organizado para receber a turma.
Depois que os discentes estiverem acomodados a docente realiza a leitura de um livro de literatura negra (contação de história).
disponibiliza-se um tempo para que os discentes realizem a leitura individual de outros livros manuseando os livros, trocando conhecimentos e impressões com os colegas.
Para finalizar os estudantes escrevem suas próprias histórias e compartilham com os demais colegas. A intencionalidade destas foi que os estudantes sejam também autores de suas histórias.

Recursos necessários

Obras literárias, tapetes, almofadas, cadeiras, kit multimídia.

Autores

Thais Oliveira Andrade
Coordenadora Pedagógica
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

A socialização e interação entre os pares.

A valorização e o respeito por diversas manifestações culturais e artísticas.

A promoção e preparação de cidadãos com autonomia leitora.

Relatos da experiência

É possível perceber que o resultado desta prática educativa foi muito produtivo e estimulante. Os estudantes se sentiram motivados a escreverem histórias e compartilhá-las com os colegas.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *