, , ,

Plantões Pedagógicos… Família na escola

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Empatia e cooperação, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Navarro de Brito

Objeto do Conhecimento

Sensibilizar as famílias sobre a importância da participação dos mesmos nos processos de ensino-aprendizagem e resultados dos estudantes.

Tempo de duração: Três a quatro vezes durante o ano letivo ao término de cada unidade.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender o papel das famílias e responsáveis e suas possibilidades de atuação no processo de ensino e aprendizado dos estudantes.

  • Convidar as famílias para a escola, vivenciando ações da escola e seu fazer diário.

  • Desmistificar a ideia de comparecimento dos responsáveis à escola apenas para ouvir queixas e pegar notas.

  • Incentivar a presença da família na escola, estabelecendo um vínculo efetivo e significativo.

Estratégia / Desenvolvimento

Ao término de cada unidade do ano letivo é realizado plantões pedagógicos por turma, nesse dia o(a) professor(a) usa a reserva técnica para atender, apoiar e orientar os responsáveis dos seus respectivos educandos, juntamente com a coordenadora e a direção da escola.
Neste plantão todas as informações sobre o comportamento, interação dos alunos, em relação à aprendizagem, disciplina e convivência doméstica é conversado entre a família e os educadores,com o objetivo de melhor traçar estratégias e rever novos caminhos para melhorar os pontos negativos no desenvolvimento do todo dessas crianças e adolescentes.

Neste mesmo dia, a escola promove um dia de evento para as famílias e responsaveis, com palestras e roda de conversas sobre adolescência, famílias, relações familiares-escolares e bullying.
Outra proposta é o boletim da família, onde as mesmas recebem notas (dos estudantes e dos professores) pela participação no processo escolar dos estudantes.

Recursos necessários

Data show, papel, diário de Classe, computador

Autores

Rosimary Batista de Queiroz
Diretora
Isabel Parolin
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Construção coletiva

Participação

Orientação Educacional

Família-escola

Relatos da experiência

Muito significativa e surpreendente, durante os plantões é possível entender o porquê do comportamento de cada aluno e a partir daí buscar novos caminhos. Resolvemos também criar os boletins da família e isso tem nos orientado muito.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *