, ,

Retratos e Pinturas….Cândido Portinari

Sensibilizar sobre a importância da arte através das obras de Cândido Portinari e ampliar a concepção de mundo.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Dr Antônio Carlos Magalhães

Tempo de duração: 8 aulas

Objetivos de aprendizagem

  • -Desenvolver trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção

  • -Manusear diferentes objetos e materiais artísticos;

  • -Conhecer as obras de Portinari;

  • -Criar produções, e apreciar obras de outros estudantes;

Estratégia / Desenvolvimento

1ª Etapa: Apresentar o projeto para o grupo e em roda de conversa contextualizar a vida e obras de Candido Portinari.
– A turma irá assistir o vídeo: Retratos da Infância (por Cria Mineira) vídeo com animação a partir de obras de Portinari sobre o universo da infância, criado e editado por Cria Mineira, para abertura dos trabalhos.

2ª Etapa: Apreciação das Obras de Portinari;
Desenho a partir de obra apresentada;
Releitura das obras com diferentes objetos e utilização de expressões corporais e movimentos;
Desenho Coletivo;
(Sugestão de obras: Roda Infantil – 1932/ Menino do cata-vento – 1955/ Papa Vento -1956)

3ª Etapa: Exposição

Recursos necessários

Canetas coloridas, tintas, papéis, colas, tesoura, fotos, Datashow, vídeo e som.

Autores

Iracy de Oliveira Niza Santos
Professor (a)
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Cooperação;

Auto-observação;

Releituras de obras;

Relatos da experiência

A atividade teve um resultado muito satisfatório para todos nós. Os estudantes exploraram e vivenciaram a arte através de um novo olhar e trabalharam de forma colaborativa com os demais colegas.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *