, , ,

Leitura e Escrita: Fonte de Descobertas

Despertar o interesse pela leitura e pela escrita valorizando autorias;

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Grupo Escolar Eulina Suzart Santos

Tempo de duração: 2 meses

Objetivos de aprendizagem

  • - Realizar de forma autônoma ações de leitura e escrita;

  • - Estimular habilidade de falar em público;

  • - Vivenciar trabalhos em equipe e a colaboração;

  • - Convidar as famílias a participarem das leituras com os estudantes;

Estratégia / Desenvolvimento

1º Etapa: Sensibilização – Durante as aulas de Língua Portuguesa promover momentos de leitura de poemas;
2º Etapa: Atividade: Em parceria com as famílias, os estudantes levam para casa a MALETA VIAJANTE – contendo um texto ou livro que deve ser lido com auxílio da família e os estudantes de fazer uma síntese escrita do que entendeu e apresentar para a turma. A cada dia, um estudante diferente leva para casa a Maleta viajante.
3º Etapa: Produção de Poemas: Sensibilização a partir da leitura do livro” Traquinagem de Criança” da autora e ilustradora Janete Lainha Coelho.
4º Etapa: Recital – Os estudantes recitam os poemas criados para outras turmas.
5º Etapa: Mostra Literária: Exposição das obras e textos criados durante o projeto aberto a toda comunidade. Entrega de cópias das obras com autógrafo dos estudantes.

Recursos necessários

Recursos humanos:
Coordenação Geral da Equipe da secretaria de Educação, equipe gestora e pedagógica, docentes, alunos, pais e comunidades em geral.
Recursos materiais:
Livros, jornais, revistas, gibis, data show, caixa amplificada, notebook, TV, aparelho de DVD, filmes, cartolinas, TNT, marcadores permanentes, tesouras, entre outros materiais escolares.

Autores

Alessandro da Cunha Farias
Professor(a)
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Gêneros textuais;

Poemas e Poesias;

Cooperação;

Oralidade;

Produção textual;

Relatos da experiência

O Projeto Leitura e Escrita: Fonte de Descobertas, foi desenvolvido na Unidade Escolar Eulina Suzart Santos da Rede de Ensino de Itapebi, atendendo os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, tendo como foco trabalhar as Habilidades e as Práticas de leitura e escrita sob a responsabilidade do componente curricular de Língua Portuguesa, com a disponibilização de uma aula da carga horária semanal. Assim, proporcionamos aos nossos estudantes momentos onde perceberam que a leitura e a escrita são os instrumentos chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade e produtiva. Também puderam perceber que o uso da leitura e da escrita, dependem de outros elos no processo de educação. Sem ler, o estudante não sabe interpretar, pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se e produzir seus pensamentos.
Daí a nossa satisfação foi de que este projeto contou com o apoio de todos os estudantes , famílias e responsáveis, diretores, coordenador escolar e professores, independentemente do Componente Curricular que lecionam, pois, a equipe docente teve plena consciência de que o educando deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social. Essa prática desenvolvida foi bem aceita também pelos pais que os incentivaram a interagir e os aproximaram ainda mais da aprendizagem dos seus filhos. foi gratificante para mim pois percebi que com dedicação, pesquisa e prática desenvolvemos um bom trabalho e as aprendizagens tornam-se mais significativas.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *