, ,

Respeito e Cidadania na Educação Infantil

Contribuir para a formação integral das crianças através do autoconhecimento, respeito, empatia e afetividade.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Zenilda Souza Santos

Campos de Experiência

O Eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos.

Tempo de duração: 2 oficinas temáticas por bimestre, totalizando 8 oficinas

Objetivos de aprendizagem

  • - Vivenciar atividades de percepção e identificação visual de si e dos colegas;

  • - Identificar diferenças e semelhanças físicas;

  • - Reconhecer situações falta de respeito, respeito, amizade e solidariedade;

  • - Reconhecer atitudes positivas e negativas na sala de aula;

Estratégia / Desenvolvimento

Oficina 1: Sessões de filmes infantis que abordam temas como solidariedade, amizade, coragem, responsabilidade e paciência;
Oficina 2: Leitura de fábulas e contação de histórias que estimulem o autoconhecimento e percepção do outro;
Oficina 3: Brincadeiras e músicas que trabalhem o comportamento, as emoções e as atitudes;
Oficina 4: Roda de conversa com as crianças sobre situações no dia a dia, brigas entre colegas, o que mais gostam na escola, o que seu colega fez que você mais gostou, etc. Desenhar o que não é certo fazer com os outros e o que deve ser feito para os colegas.
Oficina 5: Escrita coletiva de qualidades que mais gostam nos colegas de classe; Construção coletiva e democrática a partir do que os estudantes aprenderam, de mural de regras para a sala. Ex.: Amizade, Amor, Respeito, Falar a verdade, ajudar, etc.

Recursos necessários

Livros, Vídeos, Som, Música e Artigos de papelaria.

Autores

Jane Kátia Vieira Reis
Coordenador/a Pedagógico/a
Diane Tillman
Coordenador/a Pedagógico/a
Diana Hsu
Coordenador/a Pedagógico/a
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Respeito, Coletividade, Identidade e Autoconhecimento.

Relatos da experiência

A experiência foi muito enriquecedora para os estudantes e professores. Conseguimos criar um ambiente mais colaborativo e harmonioso.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *