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Ciranda de Diálogos

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Complexo Escolar Rilza Valentim

Objeto do Conhecimento

Promover a reflexão com os estudantes sobre identidade, pluralismo cultural e relações étnico-raciais.

Tempo de duração: 4 encontros para oficinas (1 hora cada); 2 encontros para rodas ampliadas (1 hora cada); 2 encontros para trocas entre as escolas (2 horas cada).

Objetivos de aprendizagem

  • Desenvolver a habilidade de escuta a partir de outras vivências;

  • Refletir sobre identidade, racismo e preconceito;

  • Compreender as diversas culturas e raças;

  • Ser empática(o).

Estratégia / Desenvolvimento

Trata-se de um trabalho articulado pela coordenação pedagógica com o apoio da gestão escolar e mediado pelo professor de Educação Especial.
As oficinas intercalam vídeos, documentários e diálogos abertos, livre de julgamento do que seja certo ou errado, nesse sentido, as crianças se sentem à vontade para expressar o que pensam sem a preocupação em emitir respostas prontas e/ou necessariamente corretas.
O trabalho propõe reflexões do tipo: Quem sou eu e de onde eu vim? Seguida de breve explanação sobre a chegada dos povos africanos no Brasil. O que é preconceito, racismo e discriminação? O mediador apresenta algumas definições, articula tais conceitos e traz relatos sobre os movimentos de resistência. Como percebem as relações sociais no Brasil, na Bahia, na comunidade, na escola, e na sala de aula. Em seguida é proposta uma atividade para que os participantes expressarem o que temos de bom, de positivo nas nossas relações com o outro nos diversos contextos de interação.
As rodas ampliadas propõem diálogos onde alunos participantes das oficinas possam articular e mediar as discussões sob perspectivas diversificadas, por meio das artes em suas diversas linguagens, da Literatura em diferentes gêneros textuais, da Cultura em suas múltiplas expressões, e da história vivida e transmitida em diferentes contextos sociais.
Em ação de “intercambio” articular o momento de troca de experiencias entre nossas crianças, oportunizando vivencia do protagonismo, respeito e valorização das pessoas e de suas produções.

Recursos necessários

– Computador;
– TV;
– Material de papelaria (ofício, lápis para colorir, tinta, pinceis, etc.);
– Transporte escolar.

Autores

Laura Catarina Pereira dos Santos
Coordenador/a Pedagógico/a
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Empatia

Pluralidade cultural

Relações étnico-raciais

Diversidade

Relatos da experiência

A ação foi muito produtiva! Os estudantes dialogaram e conseguiram trocar experiências e conhecimentos. Observamos um grande envolvimento das famílias em todas as atividades propostas pela escola.

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