, ,

Conhecendo o Rio Jequitinhonha

Compreender a importância do meio ambiente e das riquezas naturais para a comunidade local de Itapebi/BA.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Terezinha Ribeiro Santos

Componente Curricular

Ciências da Natureza

Tempo de duração: 1 bimestre (2 meses)

Objetivos de aprendizagem

  • - Aprofundar conhecimento sobre o Rio Jequitinhonha;

  • -Identificar impactos ambientais causados pela construção da Hidrelétrica de Itapebi.

  • - Reconhecer as mudanças locais que impactaram com o assoreamento do rio;

  • - Compreender o impacto social na vida da comunidade local por meio das mudanças ambientais;

Estratégia / Desenvolvimento

  • 1º Etapa: Os estudantes serão convidados a refletir sobre quais aspectos ambientais são importantes para a cidade.

  • 2º Etapa: Leitura compartilhada do texto do livro “Cachoeirinha” nas páginas que destacam o Rio Jequitinhonha. Serão abordados aspectos da Geografia

  • 3º Etapa: Pesquisa com moradores antigos da Cidade Histórica de Itapebi, para fazer o comparativo de como era antes e como é o rio na atualidade.

  • 4º Etapa: Visita guiada ao Rio para observação, registros e comparativos.

  • 5º Etapa: Produção textual em grupos em formato de relatório com as observações e materiais coletados durante visita ao rio. O relatório deve obter sugestões de melhorias e diminuição de impacto ambiental.
    Finalizar o projeto com apresentação para a comunidade escolar.

Recursos necessários

Livro Cachoeirinha; Internet; Fotos antigas e atuais; Papel A4; Cartolinas; Projetor; Computador; Ônibus para as visitas.

Autores

Renildo Barbosa de Brito
Vice-diretor/a
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Meio ambiente; Impactos ambientais e Saberes local

Relatos da experiência

Realizar esta prática foi de grande valia para ampliar o repertório dos estudantes acerca dos impactos ambientais e desenvolvimento local dos moradores. Poder contribuir com a formação dos estudantes foi satisfatório.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *