, , ,

Feira das Profissões: A Arte de Representar

Conhecer as profissões e compreender suas particularidades e papéis fundamentais nos diversos contextos sociais, de forma que os educandos ampliem seu repertório de possibilidades

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Santa Luzia

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jovino Machado da Nóbrega

Componente Curricular

História

Prática de Linguagem

Leitura, escrita e oralidade

Objeto do Conhecimento

Diversidade das profissões

Tempo de duração: 1 semana

Introdução

O professor deve explicar a diversidade existente de profissões na sociedade e que todas são importantes para o funcionamento da mesma. De tal forma que os alunos possam ampliar suas possibilidades de futuro, além de desenvolver atitudes de empatia e valorização com as pessoas.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer o histórico e a diversidade de profissões na sociedade.

  • Compreender a relevância e valorizar os diversos tipos de profissões.

Estratégia / Desenvolvimento

Comanda:
Em primeiro lugar, foi exposto algumas imagens com diversas profissões para que os alunos pudessem realizar a leitura das mesmas.
Material:
Imagens com diversas profissões

Comanda:
Em seguida, é realizado um bate-papo virtual, utilizando as plataformas disponíveis, de forma que fosse apresentado sobre o que é um projeto de vida.
Material:
Plataformas de videochamadas digitais (meet, zoom, whatsaapp)

Comanda:
Após o debate, os alunos pesquisaram sobre as profissões que eles desejam e construíram seus próprios projetos de vida.
Material:
Mecanismos de pesquisa

Comanda:
Por fim, foi peço que os alunos se caracterizassem e tirassem uma foto para compor o vídeo final da atividade.
Material:
Câmera  e aplicativos de edição de vídeos.

Recursos necessários

Imagens com diversas profissões;
Plataformas de videochamadas digitais (Google Meet, Zoom, Whatsapp);
Mecanismos de pesquisa;
Câmera;
Aplicativos de edição de vídeos.

Autores

Suerda Cristine
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Essa prática cria um ambiente de aprendizagem para que o estudante mobilize o conhecimento relacionado à competência.

Avaliação

No final da prática, foi realizado um quiz com as profissões trabalhadas e que os alunos trataram nas discussões de forma a entender o nível de percepção dos alunos.

Resultados Esperados

Construção dos projetos de vida dos alunos.

Elaboração de um vídeo com as fotos dos alunos caracterizados com as profissões, por eles, almejadas.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *