Sequência Didática: Grandezas e Medidas

Reconhecer , selecionar e utilizar instrumentos de medidas apropriados à grandeza ( tempo, comprimento, massa e capacidade) , com compreensão do processo de medição e das características dos instrumentos escolhidos.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São José do Sabugi

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

EMEF Manoel Rodrigues Pinto

Componente Curricular

Matemática

Prática de Linguagem

Leituras, oralidade e produções

Objeto do Conhecimento

Medidas de comprimento, massa e capacidade.

Tempo de duração: 05 dias

Introdução

A sequência didática com o tema GRANDEZAS E MEDIDAS , no período da manhã nas aulas de matemática durante 5 dias consecutivos, todos os dias com duração de uma hora durante a aula para estudo do tema abordado.

Objetivos específicos

  • Conhecimento

  • Argumentação

  • Autoconhecimento e autocuidado

Objetivos de aprendizagem

  • Aplicar as unidades de medidas corretas para expressar grandezas de comprimento, massa e capacidade.

Estratégia / Desenvolvimento

Comandas:
1º dia: Atividades propostas: Iniciei as atividades da sequência didática com a leitura do livro. Quem vai ficar com o pêssego? Após a leitura foi feita a reflexão da mesma frisando os principais fatos da história que ouvimos e uma roda de conversas entre todos da turma , apresentei uma caixa que mostrava instrumentos usados para medir como a trena, o metro, a régua , balança e o litro, todos pegou , olhou e questionamos se sabem para que serve e o que podemos medir com tais instrumentos as crianças abordaram seus conhecimentos sobre medidas e fizeram comparações na sala com os alunos mais alto, mais baixo, mais pesado, relataram acontecimentos do dia a dia em casa com a família. Dando continuidade fizemos o sorteio de 5 crianças da sala para fazer algumas medições na sala utilizando passo, palmo e polegar , e todos perceberam como as distâncias podem variar, mesmo utilizando o mesmo tipo de passo, pois temos pés de tamanhos diferentes, assim como os animais da história.

2º dia: Retomei a história contada no dia anterior, relembrando partes da história como o peso dos personagens. Fizemos a medição de todos os alunos, colocando na parede com sua foto , escrita da medida e os cordões com seus respectivos tamanhos Levei a balança para sala , organizei uma fila para que todos fossem pesados e fizessem as anotações do peso seguindo com as comparações , quem é mais pesado, mais leve. Como tarefa de casa utilizei o livro didático com uma atividade de fixação com o tema abordado na aula.

3º dia: A aula teve inicio com a leitura deleite Irmãos Gêmeos, reflexão do texto com debates sobre medidas e foi abordado as medidas de capacidades com experiências com os copos e garrafas usados na sala de aula, fazendo com que os educandos percebam que copos de tamanhos diferentes possui a mesma capacidade. Como atividade as crianças fizeram uma lista do que compramos por litro e por quilogramas.

4º dia: Retomamos a aula com exibição do vídeo : Grandezas e medidas. Sistema métrico decimal, seguindo de roda de conversa sobre o que medimos em metros e quilômetros com medidas feitas na escola e na sala , através das medidas alguns perceberam que grande distância não poderia usar o metro, e com a aula dialogada eles chegaram a conclusão do uso da quilometragem. Como atividade de casa pesquisa da distância de alguns pontos da cidade até a escola e as cidades vizinhas.

5º dia: Retomei a aula com a socialização da atividade de pesquisa, eles fizeram comparação de alguns trajetos feitos até a escola com a sua quilometragem . Em seguida fizemos cartazes coletivos com recortes e desenhos dividindo em grupos.

1º grupo: Metro;
2º grupo: Litros;
3º grupo: Peso;
4º grupo: Quilometragem.
Em seguida apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a semana.

Materiais:
Livros, trena, metros, régua, balança, litro, caderno, lápis, etc.

Recursos necessários

Livros, trena, metros, régua, balança, litro, caderno, lápis, cartazes, etc.

Autores

Nadja Maiza Celestino
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Essa prática cria um ambiente de aprendizagem para que os estudantes apliquem ou executem um procedimento numa situação especifica do conhecimento relacionada à competência.

Essa prática cria um ambiente para que os estudantes criem uma nova visão, uma nova solução, estrutura ou modelo utilizando conhecimentos e habilidades previamente adquiridos.

Avaliação

Aconteceu de forma contínua, observando a participação e interesse para resolver atividades e disponibilidade em socialização das suas produções.

Resultados Esperados

Relatos vivenciados no dia a dia.

Registros e comparações de medidas.

Aprendizagem significativa.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *