Estudando e construindo os polígonos

Ampliar e organizar os conhecimentos sobre figuras geométricas planas, em particular polígonos.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São José do Sabugi

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Cultura digital, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

E.M.E.F. Manoel Rodrigues Pinto

Componente Curricular

Matemática

Objeto do Conhecimento

Polígonos: classificações quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados.

Tempo de duração: 1 hora/dia durante três dias

Introdução

Polígonos e suas classificações, polígonos regulares, convexos e côncavos;

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar e nomear os polígonos e seus elementos; Reconhecer e caracterizar polígonos regulares; Diferenciar polígonos convexos de polígonos côncavos; Construir polígonos através do software Geogebra.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Aula 1: Explanação do conteúdo por meio de slides e Geogebra, explicando a definição de polígonos, classificação, polígonos regulares, convexos e côncavos;

    Materiais: Projetor, notebook e software Geogebra.

     

  • Aula 2: Será para explicar o básico e necessário aos alunos, como utilizar o software Geogebra para construção de figuras planas: Polígonos, desde o conceito de ponto, vértice até segmento de reta, o qual se pode chegar aos polígonos a partir da união de segmentos. Assim como, será solicitado aos alunos uma atividade, na qual, consistirá em construir alguns polígonos no próprio software apresentado;

    Materiais: Notebook e celular.

     

  • Aula 3: Espaço para discussão e análise das respostas da atividade solicitada.

Recursos necessários

Projetor, notebook, celular e software Geogebra.

Autores

Elitania Oliveira
Ver referências bibliográficas

Avaliação

A avaliação se dará através da assiduidade do aluno, participação durante as aulas, bem como, do feedback do mesmo com relação a atividade que será solicitada.

Resultados Esperados

O aluno seja capaz de identificar e nomear os polígonos, bem como, diferenciar polígonos convexos de polígonos côncavos.

O aluno seja capaz de construir os polígonos através do software Geogebra.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *