Reconstruindo Memórias

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Rio do Fogo

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Fazenda São Francisco

Componente Curricular

Língua Portuguesa e Artes

Prática de Linguagem

Compreensão em leitura de obras de artes e de objetos da cultura popular; Expressão oral;

Objeto do Conhecimento

Patrimônio cultural; Processos de criação e Representação artística

Tempo de duração: 5 dias

Introdução

O folclore é a ciência das tradições e usos populares; é constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem por meio de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanatos, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas, adivinhações e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

Objetivos de aprendizagem

  • Interpretar textos; Reproduzir obras de artes e Realizar de pesquisas sobre o folclore;

  • Resgatar o que o estudante sabe através do tema abordado em sala de aula.

Estratégia / Desenvolvimento

 

 

 

  • Festival de piadas – os estudantes serão convidados a conversar com familiares e pedir a eles que contem piadas de sua infância. Regras: as piadas não podem ter teor sexual. Todas as demais serão aceitas, até mesmo as xenofóbicas porque assim será possível trabalhar esta temática. Na sala de aula, os alunos em grupos serão colocados em círculos e cada um conta a sua piada ao grupo. Ao final, o grupo escolhe qual a melhor piada para compartilhar. ;
    Depois da contação intragrupos, um orador representante de cada grupo conta para toda a classe a piada escolhida. Ao final de cada piada a gente explora a estrutura do gênero e identifica o humor presente no texto. Ao final, discutir com os alunos o teor das outras piadas que não foram escolhidas para serem compartilhadas. Neste procedimento, espera-se que os estudantes apresentem os critérios de escolha e assim definimos coletivamente o que para eles é características de uma Boa piada.

  • Mural folclórico;
    As crianças serão convidadas a conversarem com suas famílias para identificar materiais e outros artefatos folclóricos para serem apresentados. Nas salas de aula, discutiremos as origens daqueles artefatos e faremos uma categorização para a exposição. Toda a decoração será feita pelos estudantes

  • Dança folclórica;
    Os estudantes farão entrevistas nas suas comunidades para identificar as danças folclóricas que as pessoas mais idosas participaram e quais ainda fazem parte das festas populares dos mais jovens. Para isso, será criado um questionário com os estudantes. Eles farão essas entrevistas e depois trarão os resultados para a sala. A partir daí tentaremos recriar algumas das danças que as crianças escolherem a partir dos dados trazidos pelas turmas.

  • Os estudantes serão divididos em grupos para identificarem brinquedos que queiram criar. Para repertoriar as crianças serão exibidos vídeos de folclores com brinquedos. Os estudantes escolhem quais brinquedos querem confeccionar e isso será feito durante as aulas.

    Materiais que as crianças têm em casa a ser definido a partir do tipo de artefato selecionado.

     

  • Festival de adivinhas;
    As crianças serão agrupadas para leitura de adivinhas. Será leituras em voz alta em grupo como procedimento de jogo em que elas mesmas escolhem as regras. Após uma hora no jogo, elas começam a redigir no coletivo do grupo, algumas adivinhas do repertório delas para que seja utilizada na disputa com os demais grupos. Ao final da composição de todos os grupos, elas jogam e sai um grupo vencedor.

  • Ditos populares e trava-línguas;

    As crianças farão uma pesquisa com familiares sobre ditos populares e trarão para a escola. na sala de aula, farão cartazes com estes ditos populares e decorarão a escola. Será organizada uma exposição aos familiares das crianças com todos os trabalhos desenvolvidos. No dia da apresentação, as crianças farão apresentações com trava-línguas.

Recursos necessários

Impressora; Som; Data show; Computador;

Autores

Cicera Gilda Garcia da Silva
Ver referências bibliográficas

Avaliação

A avaliação será através de observações diárias do estudante durante a aula e realização das atividades propostas. Assim a mesma servirá de espelho para a prática pedagógica do professor, o qual poderá intervir pedagogicamente.

Resultados Esperados

Pesquisar a importância e a influência do folclore na educação;

Valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;

Reconstruir os valores culturais do nosso povo;

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