Incentivo a Leitura

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Rio do Fogo

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Luiza da Costa e Silva

Componente Curricular

Língua Portuguesa

Prática de Linguagem

Leitura, compreensão, produção textual e oral

Objeto do Conhecimento

Apreciação de textos literários; Compreensão em leitura; Localização de formação de texto; Escrita Autônoma e Colaborativa.

Tempo de duração: 4 dias

Introdução

A escolha de trabalhar essa prática educativa se dá em virtude de despertar o interesse para que os alunos encontrem sentido e prazer na leitura de textos literários. Além da compreensão do contato com a literatura é considerado essencial para sua formação como futuro leitor.

Objetivos de aprendizagem

  • EF35LP05 – Ler textos de diferentes extensões, silenciosamente e em voz altas, com crescente autonomia e fluência de modo a possibilitar a compreensão.

  • EF35LP19 – Produzir textos para apresentar resultados de observações, considerando situação comunicativa e o tema /assunto do texto.

  • EF35LP15 – Valorizar a literatura em sua diversidade cultural como patrimônio artístico da humanidade.

Estratégia / Desenvolvimento

 

 

  • 1º Momento – O professor irá expor livros Literários para que a turma tenha acesso. A turma será classificada em dupla, pois irão escolher um livro para ser trabalhado. Em seguida a dupla terá que realizar a leitura coletiva do livro. Após realizar a leitura em dupla, irão compartilhar com os demais colegas a histórias que leram, expondo suas opiniões sobre a obra literária.

  • 2º Momento – (Desafios com Mímica) O professor irá apresentar o desafio da mímica literária, onde os alunos irão apresentar a mímica do conto da sua história escolhida, e os demais alunos terão que adivinhar. Dando continuidade até que todos tenham finalizado. Após todas as duplas terem se apresentado, a turma terá que escolher uma história para dramatizá-la. Assim terão que planejar o cenário em grupo para finalizar com uma dramatização.

     

  • 3º Momento: Será dada a continuidade da organização e preparação do cenário para a dramatização. Porém a turma irá expor suas opiniões e ideias no reconto coletivo para se colocar em prática diante da apresentação. 4º Momento: Para finalizar será realizada a apresentação para toda a comunidade escolar.

    Materiais: Livros literários, Materiais recicláveis e didáticos, som.

Recursos necessários

Notebook e internet

Autores

Jaciane Xavier de Souza Assis
Narijara Maria da Silva
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Será avaliado três fatores importantes: Leitura, Escrita e Oralidade.

Resultados Esperados

Que o aluno desperte a paixão pela leitura.

Que desenvolva a expressão oral e escrita.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *