, ,

Conto de enigma: “ O incrível enigma do galinheiro”

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Rio do Fogo

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Professor Zacarias Gomes

Componente Curricular

Língua Portuguesa

Prática de Linguagem

Leitura, produção de texto, oralidade e análise linguística.

Objeto do Conhecimento

Práticas de uso de língua: Exposição oral; Fluência de leitura para a compreensão; Autodomínio do processo de leitura;

Tempo de duração: 5 dias

Introdução

Atividades de desenvolvimento

1ª aula
Rotina do dia
Comunicação oral
-Texto:Conto de enigma:” O incrível enigma do galinheiro”
Compreensão do texto
– Leitura de conto, em sua especificidade textual e linguística
– Leitura sobre as condições de produção do texto, no que se refere ao gênero e o tema;
– Diálogo sobre os conhecimentos adquiridos para complementação do texto
– Apreciação de imagens

2ª aula
Rotina do dia
Comunicação oral
– Comparando os textos;
– texto:”A memória de cores das abelhas”
– informações sobre o texto
– Conversar com os alunos sobre o comportamento das abelhas;
– produção de um texto sobre as abelhas

3ª aula
Rotina do dia
Comunicação oral
-Reflexão sobre as caracterìstaiacas do texto “o incrível enigma do galinheiro”;
-Estudo do vocabulário ( repetições de palavras);
-questionário escrito no caderno sobre o texto;
– Organização de trabalho em grupo ( divisão dos grupos)

4ª aula
Rotina do dia
-Correção do questionário da aula anterior;
-Distribuições das tarefas por grupo
-Direcionamento
-Pesquisa

5ª aula
Rotina do dia
-Organização (ordem de apresentação)
-Apresentação dos trabalhos.

Objetivos de aprendizagem

  • - Ler conto de enigma identificando algumas de suas características;

  • - Compreender os elementos que compõem o conto de enigma;

  • - Compreender a composição do cenário como fator essencial na construção da narrativa;

  • - Entender como se desconstrói ou constrói uma personagem;

  • - Explorar o motivo pelo qual o autor usou repetições de palavras;

  • - Desenvolver habilidades de compreensão de textos e o hábito de reler o texto para melhorar a oralidade.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Ações: Antes da leitura
    Conversa informal sobre o tema a ser trabalhado;
    Motivar os alunos deixando-os curiosos, instingando-os por meio de uma discussão sobre conto de enigma;
    Explorar as características do texto

    Materiais: Livro didático, Roda de conversa e Alunos

     

     

  • Ações: Durante a leitura
    Chamar a atenção dos alunos para a ilustração que caracteriza o detetive, sua roupas e os instrumentos usados por ele;
    Pedir que leiam com atenção para um melhor entendimento

    Materiais: Imagens

     

     

  • Ações: Após a leitura criar oportunidades de um diálogo com perguntas e respostas; Conversar sobre o final do conto, se este pudesse ser diferente, qual seria?

    Materiais: Conversa informal

     

  • Ações: Interpretação textual, atividades de leitura e escrita para verificação e exploração do conteúdo;

    Materiais: Quadro branco
    Livro didático
    Caneta
    Lápis grafite
    Borracha

     

  • Ações: Atividade de pesquisa, Pesquisar atividades sobre enigmas, escolher uma e dramatizar.

    Materiais: Pesquisa via internet
    Celulares
    Notebook

     

  • Ações: Apresentação da atividade de pesquisa
    Trabalho escrito
    Dramatização

    Envolvidos: Alunos ,Professor e escola

     

Recursos necessários

Computador
Celular
Pesquisa no google
Livro didático

 

Autores

Genikarla Chagas de Paiva
Ver referências bibliográficas

Avaliação

O aluno será avaliado de forma contínua, mediante a realização das atividades, verificando suas dificuldades de aprendizagens e buscando a melhor forma de ajudá-los.

Resultados Esperados

Conhecer, compreender e apreciar o conto de enigma:”o incrivel enigma do galinheiro;

Identificar os elementos primordiais do texto;

Saber trabalhar em grupo com respeito e colaboração.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *