Desafios da Escola – IDEB

Público-alvo

Comunidade Educativa

Gestores Escolares

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Secretaria Municipal de Educação

Objetivo da Formação

Analisar o IDEB e traçar ações para melhorar os resultados e alcançar metas.

Etapas / cronograma

Vídeo “Resistir”, de Bráulio Bessa

Discutir a reflexão do vídeo: Não devemos remoer o passado, não procurar culpados e sim soluções. Desistir trocar o D pelo R e precisamos “Resistir”. Não desanimar pelas topadas.
Qual a parte que te chamou a atenção? Explique.

– Formador, inserir imagem dos dados do IDEB da sua rede dos últimos 5 anos

Vamos refletir: Avaliação para o IDEB é realizada pelos 5° anos, porém o aluno passa por um processo desde o 1° ano, quais as ações da escola nos anos anteriores com este foco? O que você fez como contribuição ou o que pensou de diferente?
O que você está fazendo na sua sala este ano, pensando nesta questão do aluno passar pelo processo de aprendizagem?
– Qual percepção tiveram diante dos resultados?
– Diante do resultado obtido pela sua escola, é possível diagnosticar as ações que contribuíram ou não para estes resultados?

– Elevar o IDEB dos anos iniciais
Os portfólios de iniciativas estão organizados por desafio e seguem a seguinte estrutura:
EIXO: Grandes eixos de concentração de esforços e recursos, que categorizam e organizam as iniciativas, viabilizando uma perspectiva integrada de atuação
INICIATIVA: As iniciativas poder ser estratégias, programas, projetos ou ações que demandem algum grau de articulação e que ao serem implementadas contribuam para o alcance dos desafios.
OBJETIVO: Para cada iniciativa há um objetivo específico, que indica a finalidade da respectiva iniciativa. As iniciativas podem ter objetivos em comum.
RESPONSABILIDADE: Descrição das responsabilidades de cada uma das partes envolvidas, para cada iniciativa.
JUSTIFICATIVA: Dados e fatos suportam a escolha da iniciativa, comprovando a importância e/ou relevância da mesma.
ESTIMATIVA DE IMPACTO: Prazo estimado de impacto da iniciativa, podendo variar entre curto, médio e longo prazo.

– Formador, elaborar um quadro que tenha as seguintes colunas, iniciativa, objetivo, responsabilidade, justificativa e estimativa de impacto. Este quadro vai servir para você, junto com os professores, inserir as ações nos respectivos campos.

Ações da Escola

Objetivo:
Estruturar currículo único de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Responsabilidade da Escola:
Qual a nossa responsabilidade?
Qual projeto podemos incluir? (projeto antirracista, projeto Bullyng, projeto reforço, projeto abuso sexual, projeto matemática.

Objetivo:
Fornecer material didático estruturado e bem definido com base no currículo por expectativa de aprendizagem.
Responsabilidade da Escola:
Jogos 1° anos – formas em linhas, 2° anos e 3° anos jogo da velha da adição, 4° anos e 5° anos dominó da multiplicação (ação da gestão)
Atividades adaptadas de acordo com a necessidade da escola?
Escolha dos livros, biblioteca virtual e sacola de leitura ( ação da gestão).
Trabalhar com sequência didática?
Confecção de jogos de matemática pelo ciclo II.

Objetivo:
Monitorar as práticas educativas para viabilizar intervenções pedagógicas ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
Responsabilidade da Escola:
Plano de aula?
Formações continuadas?
Acompanhamento de aula pelo coordenador?
Acompanhamento do semanário e de aula?

Objetivo:
Implementar sistema único de avaliação que possibilite intervenções pedagógicas ao longo do ano letivo e verificação da aprendizagem do aluno ao final do ano.
Responsabilidade da Escola:
Sondagem (SME)?
Avaliações pela SME?
Sondagem de leitura?
Sondagem e matemática?
Ao final de cada unidade fazer uma autoavaliação e avaliação?
Atividade diagnóstica?

Objetivo:
Intensificar a formação dos professores, com foco na aplicação de metodologias de ensino e utilização dos materiais didáticos.
Responsabilidade da Escola:
Formação continuada plano diretor e coordenador;
Formação do EMAI – ferramentas utilizadas, foco construção de tabelas;
Grupo de estudo – mediado pelo coordenador e diretor;
Formação para confecção de jogos

Objetivo:
Estruturar e implementar processo de monitoramento da frequência dos alunos, em articulação com outros atores, de modo a reduzir os problemas de fluxo (evasão e reprovação)
Responsabilidade da Escola:
Busca ativa do aluno;
Acompanhamento das atividades por parte dos alunos;
Alimentar portfólio;
Atividades impressas para alunos que não tem internet;
Livro com orientação por escrito, semanal ou quinzenal;
Atendimento ao aluno de acordo com as dificuldades;

Objetivo:
Desenvolver um padrão adequado de infraestrutura nas escolas.
Responsabilidade da escola:
Biblioteca;
Espaço da matemática;
Sala de informática;
Sala com a lousa digital;
Biblioteca digital;
Aulas online;
Plantão de dúvidas;

Assuntos Gerais
Leitura do ato normativo sobre as eleições
Decreto suspensão de aulas Nº8338 (21 de Setembro de 2020)
Tarefas dos professores/semanário/portfólio/atendimento aos alunos aulas online ou por atividades impressas; Busca ativa por alunos, informando a gestão.
Abono olhar a tabela da coordenadora só será deferido mediante comprovação de que não terá tarefa no dia, e quando o abono for de sexta-feira o semanário deverá estar digitado na quinta-feira;
Grade fixa – grade será enviada com atividades fixa ( foi construída com os professores) e em cima dela alimentar semanalmente com as atividades propostas para a semana , conforme orientação da gestão. Semanas atípicas discutiremos em grupo, e os registros destas atividades devem serem enviados a gestão para alimentarmos Facebook.
Semana da criança

Proposta da escola (Gestão). Nesta semana enviar leituras normalmente ( 4 vezes), as propostas de atividades serão atividades da semana da criança.
SEGUNDA-FEIRA
Abertura com Roda de conversa o que é ser criança? Como é ser criança em tempos de pandemia?
– Proposta de atividade: Fazer um desenho com uma frase- O que é ser criança em tempos de Pandemia.
– Proposta de brincadeira: Procurar o objeto a professora diz um objeto que o aluno deve procurar em casa, os alunos devem serem pontuados, os vencedores recebem um troféu virtual.
– Proposta de brincadeira: Arte

TERÇA-FEIRA
Apreciação do vídeo

– Promover um debate sobre os direitos da criança citados no vídeo, se são ou não respeitados, e o que podemos fazer neste sentido ( citar políticas publicas que os alunos podem ter acesso, enviado por e mail com a a pauta), tirar fotos desta aula.
Proposta de brincadeira _ Stop, brincar com as crianças, passando antecipadamente as regras do jogo, ao final cada um diz quantos pontos marcou (os pais devem serem convidados a participar da brincadeira com o filho)

QUARTA-FEIRA
Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar! ( 12 de junho – Dia do Combate ao Trabalho Infantil)
Roda de leitura onde o professor deve ler um texto aos alunos sobre o trabalho infantil .
(realizar planejamento de leitura).
Após apreciação do vídeo

– Atividade: Criança gravar um vídeo ou tirar fotos brincando, uma das propostas apresentadas no vídeo ou outra que quiser (Peão, esconderijo, bicicleta, skate, amarelinha, boneca, peteca, bola…)

QUINTA-FEIRA
O que aprendi em tempos de Pandemia?
Resgatar com as crianças em roda de conversa online o que estamos vivendo neste momento ( Acompanhamento do Corona vírus na China- A chegada do vírus no Brasil, a suspensão das aulas, o isolamento social, aulas online), Nesse período que o aluno está em casa deve ter aprendido várias coisas além do que é ensinado na escola, socializar sobre o que aprenderam.
– Atividade: Gravar um vídeo de no máximo um minutinho dizendo o que aprendeu nos tempos de pandemia.
– Brincadeira: Mímica (Online)

SEXTA-FEIRA
Festa online (encontro de 30 minutos)
Para encerramento da semana propor uma festa online, onde as crianças podem se fantasiar, o professor deve trazer propostas de músicas onde os alunos podem cantar e dançar . Tirar fotos deste momento.
– Proposta de Brincadeira: Educação Física

Planejamento semanal- roda leitura, leituras diariamente. Tarefas que o professor pode colocar na rotina e não esperar a gestão falar.
Aulas online
Plantão de dúvidas, procurar atender alunos com dificuldade, podemos entrar como Projeto de reforço.
Realizar alteração em semanário conforme devolutiva da coordenação.

 

Autores

Emely Santos
Diretora
Margarete Della Torre
Coordenadora
Ver referências bibliográficas

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