Comunidade Educativa
Gestores Escolares
Gestão
Rede Municipal de Caieiras
Ideia
Secretaria Municipal de Educação
Analisar o IDEB e traçar ações para melhorar os resultados e alcançar metas.
Vídeo “Resistir”, de Bráulio Bessa
Discutir a reflexão do vídeo: Não devemos remoer o passado, não procurar culpados e sim soluções. Desistir trocar o D pelo R e precisamos “Resistir”. Não desanimar pelas topadas.
Qual a parte que te chamou a atenção? Explique.
– Formador, inserir imagem dos dados do IDEB da sua rede dos últimos 5 anos
Vamos refletir: Avaliação para o IDEB é realizada pelos 5° anos, porém o aluno passa por um processo desde o 1° ano, quais as ações da escola nos anos anteriores com este foco? O que você fez como contribuição ou o que pensou de diferente?
O que você está fazendo na sua sala este ano, pensando nesta questão do aluno passar pelo processo de aprendizagem?
– Qual percepção tiveram diante dos resultados?
– Diante do resultado obtido pela sua escola, é possível diagnosticar as ações que contribuíram ou não para estes resultados?
– Elevar o IDEB dos anos iniciais
Os portfólios de iniciativas estão organizados por desafio e seguem a seguinte estrutura:
EIXO: Grandes eixos de concentração de esforços e recursos, que categorizam e organizam as iniciativas, viabilizando uma perspectiva integrada de atuação
INICIATIVA: As iniciativas poder ser estratégias, programas, projetos ou ações que demandem algum grau de articulação e que ao serem implementadas contribuam para o alcance dos desafios.
OBJETIVO: Para cada iniciativa há um objetivo específico, que indica a finalidade da respectiva iniciativa. As iniciativas podem ter objetivos em comum.
RESPONSABILIDADE: Descrição das responsabilidades de cada uma das partes envolvidas, para cada iniciativa.
JUSTIFICATIVA: Dados e fatos suportam a escolha da iniciativa, comprovando a importância e/ou relevância da mesma.
ESTIMATIVA DE IMPACTO: Prazo estimado de impacto da iniciativa, podendo variar entre curto, médio e longo prazo.
– Formador, elaborar um quadro que tenha as seguintes colunas, iniciativa, objetivo, responsabilidade, justificativa e estimativa de impacto. Este quadro vai servir para você, junto com os professores, inserir as ações nos respectivos campos.
Ações da Escola
Objetivo:
Estruturar currículo único de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Responsabilidade da Escola:
Qual a nossa responsabilidade?
Qual projeto podemos incluir? (projeto antirracista, projeto Bullyng, projeto reforço, projeto abuso sexual, projeto matemática.
Objetivo:
Fornecer material didático estruturado e bem definido com base no currículo por expectativa de aprendizagem.
Responsabilidade da Escola:
Jogos 1° anos – formas em linhas, 2° anos e 3° anos jogo da velha da adição, 4° anos e 5° anos dominó da multiplicação (ação da gestão)
Atividades adaptadas de acordo com a necessidade da escola?
Escolha dos livros, biblioteca virtual e sacola de leitura ( ação da gestão).
Trabalhar com sequência didática?
Confecção de jogos de matemática pelo ciclo II.
Objetivo:
Monitorar as práticas educativas para viabilizar intervenções pedagógicas ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
Responsabilidade da Escola:
Plano de aula?
Formações continuadas?
Acompanhamento de aula pelo coordenador?
Acompanhamento do semanário e de aula?
Objetivo:
Implementar sistema único de avaliação que possibilite intervenções pedagógicas ao longo do ano letivo e verificação da aprendizagem do aluno ao final do ano.
Responsabilidade da Escola:
Sondagem (SME)?
Avaliações pela SME?
Sondagem de leitura?
Sondagem e matemática?
Ao final de cada unidade fazer uma autoavaliação e avaliação?
Atividade diagnóstica?
Objetivo:
Intensificar a formação dos professores, com foco na aplicação de metodologias de ensino e utilização dos materiais didáticos.
Responsabilidade da Escola:
Formação continuada plano diretor e coordenador;
Formação do EMAI – ferramentas utilizadas, foco construção de tabelas;
Grupo de estudo – mediado pelo coordenador e diretor;
Formação para confecção de jogos
Objetivo:
Estruturar e implementar processo de monitoramento da frequência dos alunos, em articulação com outros atores, de modo a reduzir os problemas de fluxo (evasão e reprovação)
Responsabilidade da Escola:
Busca ativa do aluno;
Acompanhamento das atividades por parte dos alunos;
Alimentar portfólio;
Atividades impressas para alunos que não tem internet;
Livro com orientação por escrito, semanal ou quinzenal;
Atendimento ao aluno de acordo com as dificuldades;
Objetivo:
Desenvolver um padrão adequado de infraestrutura nas escolas.
Responsabilidade da escola:
Biblioteca;
Espaço da matemática;
Sala de informática;
Sala com a lousa digital;
Biblioteca digital;
Aulas online;
Plantão de dúvidas;
Assuntos Gerais
Leitura do ato normativo sobre as eleições
Decreto suspensão de aulas Nº8338 (21 de Setembro de 2020)
Tarefas dos professores/semanário/portfólio/atendimento aos alunos aulas online ou por atividades impressas; Busca ativa por alunos, informando a gestão.
Abono olhar a tabela da coordenadora só será deferido mediante comprovação de que não terá tarefa no dia, e quando o abono for de sexta-feira o semanário deverá estar digitado na quinta-feira;
Grade fixa – grade será enviada com atividades fixa ( foi construída com os professores) e em cima dela alimentar semanalmente com as atividades propostas para a semana , conforme orientação da gestão. Semanas atípicas discutiremos em grupo, e os registros destas atividades devem serem enviados a gestão para alimentarmos Facebook.
Semana da criança
Proposta da escola (Gestão). Nesta semana enviar leituras normalmente ( 4 vezes), as propostas de atividades serão atividades da semana da criança.
SEGUNDA-FEIRA
Abertura com Roda de conversa o que é ser criança? Como é ser criança em tempos de pandemia?
– Proposta de atividade: Fazer um desenho com uma frase- O que é ser criança em tempos de Pandemia.
– Proposta de brincadeira: Procurar o objeto a professora diz um objeto que o aluno deve procurar em casa, os alunos devem serem pontuados, os vencedores recebem um troféu virtual.
– Proposta de brincadeira: Arte
TERÇA-FEIRA
Apreciação do vídeo
– Promover um debate sobre os direitos da criança citados no vídeo, se são ou não respeitados, e o que podemos fazer neste sentido ( citar políticas publicas que os alunos podem ter acesso, enviado por e mail com a a pauta), tirar fotos desta aula.
Proposta de brincadeira _ Stop, brincar com as crianças, passando antecipadamente as regras do jogo, ao final cada um diz quantos pontos marcou (os pais devem serem convidados a participar da brincadeira com o filho)
QUARTA-FEIRA
Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar! ( 12 de junho – Dia do Combate ao Trabalho Infantil)
Roda de leitura onde o professor deve ler um texto aos alunos sobre o trabalho infantil .
(realizar planejamento de leitura).
Após apreciação do vídeo
– Atividade: Criança gravar um vídeo ou tirar fotos brincando, uma das propostas apresentadas no vídeo ou outra que quiser (Peão, esconderijo, bicicleta, skate, amarelinha, boneca, peteca, bola…)
QUINTA-FEIRA
O que aprendi em tempos de Pandemia?
Resgatar com as crianças em roda de conversa online o que estamos vivendo neste momento ( Acompanhamento do Corona vírus na China- A chegada do vírus no Brasil, a suspensão das aulas, o isolamento social, aulas online), Nesse período que o aluno está em casa deve ter aprendido várias coisas além do que é ensinado na escola, socializar sobre o que aprenderam.
– Atividade: Gravar um vídeo de no máximo um minutinho dizendo o que aprendeu nos tempos de pandemia.
– Brincadeira: Mímica (Online)
SEXTA-FEIRA
Festa online (encontro de 30 minutos)
Para encerramento da semana propor uma festa online, onde as crianças podem se fantasiar, o professor deve trazer propostas de músicas onde os alunos podem cantar e dançar . Tirar fotos deste momento.
– Proposta de Brincadeira: Educação Física
Planejamento semanal- roda leitura, leituras diariamente. Tarefas que o professor pode colocar na rotina e não esperar a gestão falar.
Aulas online
Plantão de dúvidas, procurar atender alunos com dificuldade, podemos entrar como Projeto de reforço.
Realizar alteração em semanário conforme devolutiva da coordenação.
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