Escola Aprendente

Público-alvo

Comunidade Educativa

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

EMEF Luciana Pedroni

Justificativa

A Unidade escolar é composta por uma equipe de funcionários e de docente experientes em sua maioria e trabalham na escola há um tempo, por se identificar e gostar da comunidade. Porém a equipe gestora está administrando a escola a aproximadamente um ano. Ao realizar a pesquisa de campo em visitas na escola e conversas com professores e funcionários, foi relatado a preocupação com a indisciplina e alunos faltosos, houve também o levantamento de uma problemática com relação a comunicação entre a comunidade escolar, a gestão e as famílias.
A escolha deste plano de ação como disse acima foi estratégico e inovador, visa promover a qualidade social e emocional de todos da unidade escolar chegando nas famílias, é esperado que com os trabalhos e formações que serão desenvolvidos durante o ano letivo, possamos ter avanços significativos nas aprendizagem dos alunos e consecutivamente elevando os resultados da Escola.
E por falar de resultados é papel do diretor sendo ele o centro estratégico da escola, liderar a rotina no setor administrativo e financeiro, o trabalho em prol do desenvolvimento pedagógico, a coordenação do corpo docente, a integração família-escola, organizar e coordenar o conselho de escola e APM, promover uma gestão inovadora, participativa e transparente assegurando com cumprimento das leis (Constituição Federal, LDB e ECA), garantindo o direito de todos os alunos tenham acesso e permanecia na escola e aprendam de forma qualitativa.
O diretor da Unidades escolar também tem como promover um ambiente participativo que propicie a análise crítica coletiva da situação educacional escolar, bem como dos programas e projetos propostos pelos governos.
De acordo H. Luck, para que a formação do cidadão aconteça de fato, faz-se necessário que a escola por meio do gestor que ao assumir seu papel de líder do processo educacional, busque junto aos diferentes membros da equipe escolar, em torno do projeto politico pedagógico, promover o desenvolvimento de capacidades cognitivas, sociais, afetivas e operativas do educando. Por esta razão o gestor escolar através de um gerenciamento democrático, poderá contribuir com a transformação da escola, onde ensinar e aprender aconteça de fato, com eficácia e eficiência. transformar a escola em um ambiente que possibilite o desenvolvimento de potencialidades dos educando em um lugar de convivência respeitosa, onde a comunidade escolar seja parceira e participante no processo de educar para a cidadania, onde o concepção ação- reflexão ação esteja presente no ambiente de aprendizagem.

Objetivo da Formação

Desenvolver as competências socioemocionais com foco nas conexões interpessoais e emocionais.
Converter os dados da escola, promovendo a reflexão sobre os avanços necessário para obter uma aprendizagem significativa e integral.

As competências socioemocionais na atualidade estão sendo consideravelmente discutidas na educação, sendo uma problemática vivida nas escolas contemporânea. Por conta dos estímulos exagerado ou falta dele e também o excesso de informação, estamos vivendo em um sociedade conectada, informatizada e ao mesmo tempo individualista desconectada nas relação pessoais e interpessoais.
As concepções sociemocionais é a capacidade que cada um adquire para lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, de ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas. Visando estas perspectivas o presente plano de ação tem como proposta trabalhar estas relações entre alunos, professores, funcionários e famílias onde a escola possa ser transformada em uma escola acolhedora e aprendente, em que as relações sejam prioridade visando o bem estar, o direito a aprendizagem integral, o respeito, uma escola onde todos tenha consciência de suas responsabilidades e direitos, que a qualidade do ensino prioridade.
A escolha desta temática para o plano de ação foi estratégica terá duração de 10 meses a 1º etapa (março a dezembro) e será um desafio, pois a Escola Luciana Pedroni, está localizada no bairro de Laranjeiras, que é composto por um publico bem diversificado por receber alunos de diferentes realidades e localidades do bairro

Etapas / cronograma

A função do gestor demanda uma diversidade de tarefas, onde precisa estar atento para que possa ter foco sobre onde quer chegar, e que precisa fazer para, de forma intencional.
Para atingir sues objetivos é necessário atenção especial as problemáticas que possam prejudicar a aprendizagem dos alunos e buscar estratégias para diagnosticar as causas e solucionar o problema:
Alunos faltosos: Será realizado o levantamento dos alunos faltosos em 2019 para que logo no inicio do ano possamos buscar estratégias para solucionar os problemas diagnosticando o por que das faltas, buscando parceria com as famílias, assegurando o direito dos alunos a frequência na escola.
Indisciplina: A indisciplina na escola é um problema em salas especificas, logo no plano de ação irei organizar a “Prosa com a diretora”, que acontecerá em diferentes momentos durante o ano letivo.
Família –Escola: Iniciar o dialogo com as famílias buscando parceria, visando a comunicação entre a escola e os pais e responsáveis legais das crianças..
Formação de professores: Buscar estratégias junto as coordenadoras para formação continuada dos professores visando a qualificação profissional, motivação, bem estar, mas também as problemáticas da escola com foco na qualidade do ensino garantindo os direitos de aprendizagem dos alunos.
Dados da escola: em analise ao sec é notável o avanço da escola nos últimos anos, porém a realidade atual demanda preocupação considerável que precisa ser resolvido logo no começo do ano, que esta relacionado com a transição dos alunos de uma hipótese para outra, os avanços estão acontecendo de forma lenta e fora do esperado.
Todas as séries merecerão atenção especial, incluindo neste conjunto os alunos de inclusão, porém a atenção e os esforços serão mais intensificados com os 1º e 2º anos onde foi percebido defasagem no que é esperado de acordo com os metas determinadas com foco na aprendizagem dos alunos e resultados do IDEB.
A escola é dinâmica e viva, com isso as situações que requer esforços e preocupações irão sendo diagnosticas em processo.

Metas
A escola Luciana Pedroni tem potencial para estar entre as primeiras no que se refere a resultados, porém minha meta é que todos os alunos avancem, aprendam a ler e escrever de forma adequada e com equidade.
Que a escola Luciana Pedroni seja uma escola onde todos se respeitam e trabalhe em equipe, onde todos partilham da mesma responsabilidade e metas e que os esforços estejam voltados para os alunos e sua formação integral. Para que estas metas sejam realizadas com excelência é necessário um estudo profundo do Projeto Politico pedagógico da escola e ter claro onde queremos chegar? Para que? Como iremos faze-lo? E para quem?

Estratégias
Formação dos professores em HTPC Administrativo e Pedagógico, buscar parcerias entre os professores, palestrante da comunidade ou de fora, parcerias com as famílias e comunidades escolar, trabalho conjunto com as coordenadoras da escola, Equipe técnica, SME e Parceiros da comunidade e outros departamentos da prefeitura (possibilidades).
Monitoramento pedagógico das ações, que será avaliado, nas reunião da equipe gestora e a cada final de síntese.

Autores

Rosimeire Aparecida Gouveia Caló Pinto
Professora
Ver referências bibliográficas

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