Ensino Fundamental - Anos iniciais
Docente
Rede Municipal de Rio do Fogo
Comunicação, Conhecimento, Repertório cultural
Ideia
Escola Municipal Professor Zacarias Gomes
Português, Matemática e Arte
Oralidade e escrita
Fluência na leitura, alfabeto, números, escrita, desenhos, pesquisas e confecções.
Tempo de duração: 15 dias aulas
As cantigas de rodas são atividades que possibilita trabalhar diversas habilidades no indivíduo nas possíveis questões sociais e físicas, são praticadas de várias manei ras como formação de círculo, em filas e duplas, onde os participantes sempre estão socializando entre si, uns fazem movimentos de locomoção suave e outros mais ligeiros, envolvendo a manipulação de objetos, praticando atividades que tem vários fins.
Alguns anos atrás em lugares havia crianças brincando com brincadeiras como: Escravos de Jó, pobre e rico, passa anel, pula corda, adedonha entre outras na qual brincavam na rua e eram bastantes divertidas. Com o avanço da tecnologia foram surgindo novos brinquedos que tomaram espaços nas brincadeiras, pois muitas de nossas crianças não têm conhecimento dessas atividades, fazendo com que desapareçam da nossa cultura, cabendo a escola o resgate ďe buscar para ser inseridas na saciedade.
No entanto este trabalho é de extrema importância porque tem muitos benefícios que as cantigas de roda podem trazer para a vida do indivíduo e também resgatará o nosso folclore que está um pouco esquecido. Temos como objetivo observar e analisar algumas cantigas de rodas identificando as habilidades e capacidades que são trabalhadas abordando a construtiva idades das crianças.
Resgatar cultura, desenvolver escrita e oralidade, conhecer características de uma cantiga, estimular percepção motora é visual, desenvolver a criatividade.
Ações:
1 AULA: CANTIGAS DE RODA
No primeiro momento fazer o acolhimento das crianças, no segundo momento conversa de roda, será formado um círculo para fazer algumas perguntas orais: Se conhece cantigas de roda? Se já brincaram? as resposta ser ao anotadas na lousa. Em seguida farei a leitura da origem das cantigas de rodas para ampliar mais o conhecimento do aluno, comunicar que vamos trabalhar com esse gênero por 15 dias mais com cantigas diferenciadas, a primeira é a canoa virou. Pois expor cartaz com a letra da canção, fazer leitura pausadamente é cantar, pois a compreensão do texto com as seguintes perguntas: Qual o título do texto? se já ouvira? se já brincaram? Porque a canoa virou? Entre outras perguntas. No terceiro momento atividade de escrita na qual será entregue xerocopias com a letra da música e irão fazer de acordo com que for pedido pela professora como: escrever o nome de um colega no espaço em branco, circular uma letra que compõe o alfabeto caso não tenha todas no texto será explicado, pintar as vogais de verde e as consoantes de amarelo, retire do texto palavras que começam com c, s . No quarto momento intervalo. No quinto momento Atividade é para trazerem gravuras de cantigas de roda para ser trabalhada na aula do dia seguinte.
Materiais: papel madeira ou cartolina, papel sulfite, caderno, lápis, piloto e lousa.
Ações: 2 AULA: Iniciar com acolhida, segundo momento vamos relembrar a aula anterior e se trouxeram a atividade de casa. Levarei uma caixa surpresa com papeis escrito com letras de cantigas a onde cada aluno ira tirar um papel e mostrará e ler o que estar escrito, pois todos irão cantar se conhecerem caso não saibam a professora cantará para terem conhecimento tão e assim até chegar no último aluno. No terceiro momento será feito o trabalho em grupo eles irão recortar e colar na cartolina as gravuras que trouxeram de casa pois formarei grupos de 4 crianças em seguida pedir que mostre o trabalhos para a turma. No quarto momento intervalo. No quinto momento fazer a ilustração da canoa virou através de desenhos ou outra cantiga ficará a critério do aluno.
Materiais: caixa de papelão, papel sulfite coleção madeira, cola e tesoura
Ações: 3 AULA: Levar som para ouvirem a cantiga a canoa virou na qual deixarei a vontade para fazer a dramatização, pois será citado nomes de todos para entrarem no meio da roda. expor o cartaz e explicar estrofes.N terceiro momento com atividade xerocada pedir que circule a primeira estrofe do texto,atividade na lousa pedir que dê a quantidade de vogais e consoante do título do texto, ao juntar consoantes mais vogais quantas letras tem o título da música? a canoa leva mais pessoas do que um barco ? quantas pessoas tinha na canoa?
4 momento intervalo. No quinto será atividade para casa pesquisar fazendo a seguinte pergunta quantos metros tem uma canoa?
Materiais: aparelho de som, lápis., papel sulfite,piloto é lousa
Ações: 4 AULA: No primeiro momento fazer o acolhimento das crianças. Segundo momento fazer a releitura e observarem as palavras em destaques fazer a seguinte pergunta: o que essas palavras tem em comum. No terceiro momento fazer a dobradura
do barco para representar a canoa, pedir que escreva seu primeiro nome na qual será trabalhado vogais, consoantes, inicial do nome, última letra e quantidade de letras. Em seguida será fixado no mural. No quarto momento intervalo. Quinto momento atividade para casa trazer por escrito cantigas de rodas antigas.
Ações: papel madeira e sulfite, lápis e lousa
Ações: 5 AULA: Fazer o acolhimento das crianças. Segundo momento propor que cantem a música sozinhos, após perguntar o que acharam da aula durante a semana ?se gostaram? porque?. Relembrar alguns assuntos. No terceiro momento fazer a confecção do peixinho que ensinarei pausadamente para que consigam fazer. No quarto momento intervalo. Quinto momento será colocado um vídeo da canoa para fazerem movimento deixando as crianças brincarem a vontade e podem ouvir outras cantigas de rodas.
Materiais: pratos descartáveis, retalhos de emborrachados, papéis crepom, tv, coleção madeira, cera e hidrocor, cola tesoura
OBS: A sequência didática é para 15 dias , nas próximas semanas será trabalhado outra cantiga diferente como a amarelinha que envolverá música e brincadeira em matemática
Papéis variados, aparelho de som, livros velhos, livro didático, coleção a pau é madeira, cola, tesoura, lousa entre outros.
O aluno será avaliado através dos desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social nas realizações das suas atividades individuais e em grupo.
Espera-se que o aluno atinja os objetivos em destaques.
As crianças sintam -se alegres nas atividades propostas.
Participem com entusiasmo e tenham um aprendizado significativo.
Deixe o seu comentário!