Comunidade Educativa
Gestores Escolares
Gestão
Rede Municipal de Caieiras
Ideia
Secretaria Municipal de Educação
Os resultados dos alunos do Ciclo II – 2ª Etapa (5º anos) da Rede Municipal de Caieiras, está abaixo do esperado, em Língua Portuguesa, em competência leitora. Precisaremos focar em um trabalho voltado para leitura e interpretação dos textos com graus de complexidade diferentes. Para tanto será necessário um trabalho de formação continuada, alinhada a prática de sala de aula, observação da aula e feedback. O intuito é mostrar que aprendemos a ler na escola para “ler o mundo”.
Melhorar o desempenho dos alunos do 5º ano em língua portuguesa, leitura, interpretação de diferentes gêneros do discurso.
1- Análise das avaliações diagnósticas.
2- Organizar dados em uma planilha de acompanhamento. Tabulação do resultado dos alunos. Analisar dados da planilha. Organizar gráficos com resultados obtidos.
3- Elaboração das pautas formativas.
3.1. Serão estudadas as técnicas: Comece pelo fim, Planeje em dobro, Quatro critérios, Faça o mapa, Deixe claro, O caminho mais curto.
3.2. HTPC – Reunião com os professores, funcionários e familiares para mostrar: onde estamos e onde queremos chegar. Leitura do plano de ação.
a) Selecionar os materiais de estudo que serão utilizados nas formações: Textos, vídeos, slides, material dos alunos – para tematização da prática e dupla conceitualização.
b) Apresentar plano de ação para os professores, funcionários e familiares.
c) Promover reflexão a cerca da importância da leitura.
d) Analisar os dados tabulados.
e) Analisar a planilha de acompanhamento dos alunos.
Obs: Os encontros de HTPC acontecerão semanalmente – a cada encontro serão discutidas técnicas didáticas. Utilizaremos o livro aula Nota dez e Estratégias de Leitura.
PS: Durante os encontros serão problematizadas situações com registros pedagógicos, para os professores desenvolverem relatórios como os modelos expostos.
04- Professores e gestão: Estudo sobre e seleção de propostas de atividade
4- Planejamento de atividades com os professores. Impressão do caderno de atividades.
a) Professores e estão estudar as atividades que serão realizadas.
5- Elaboração de planos de aula.
5.1. Impressão dos planos de aula.
6- Observação de sala de aula. Técnica didática Comece pelo fim, Planeje em dobro, Quatro critérios, Faça o mapa, Deixe claro, O caminho mais curto
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor.
7- Feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.
8- Capacitação para o grupo de professores – Técnicas didáticas.
9- Diagnóstico com os alunos. Imprimir caderno de atividades. Realizar a avaliação diagnóstica.
10 – Tabulação dos resultados. Organizar a planilha para registro de dados. Organizar os dados em uma planilha para posterior acompanhamento. Tabular e analisar os dados da planilha. Organizar gráficos com resultados obtidos.
11- Análise de aula. Promoção de sessão simultânea de leitura.
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.
e) Realizar feedback com o professor.
12 – Sarau de poesia na escola.
a) Alunos do 1º ano e 5º ano realizarão o Sarau de Poesia na escola.
b) Serão convidados funcionários e comunidade escolar para participarem do evento.
13- Organização do dia “D da Leitura”; dos alunos para leitura em diferentes contextos: Asilo, Creche, Biblioteca do município, Estação de trem, Praça Polo, Secretaria da Educação.
a) Convidar mães e funcionários para realizar leitura na escola.
b) Distribuir os interessados nas salas ao longo das semanas.
– Criação de grupos de leitura: professor e alunos. Construção de um blog de leitura. Ao invés de testar os conhecimentos apenas no fim da leitura, tente organizar uma programação da leitura para que o livro seja completamente aproveitado. Estabeleça metas como, por exemplo, duas semanas significando quatro capítulos lidos. Separe uma aula a cada quinze dias para organizar grupos de discussão e reflexão sobre o conteúdo lido durante o período. Você pode chamar essa aula de “pare, pense, escreva”. Ao final da aula, os alunos produzem um relatório daquilo que já sabem do livro e guardam como anotação.
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.
e) Realizar feedback com o professor.
14- Organização do “Recreio Dirigido”: A escola irá promover campanhas de incentivo à leitura, estimulando os alunos a lerem. Por exemplo: gibis como forma de leitura e entretenimento, durante os intervalos.
15- Promover um diagnóstico de leitura no computador – utilizando tecnologia. Tabulação dos resultados. Organizar a planilha para registro de dados. Organizar os dados em uma planilha para posterior acompanhamento. Tabular e analisar os dados da planilha. Organizar gráficos com resultados obtidos.
16- Analisar a aula. Monitorar a compreensão. Nessa estratégia, o leitor é convidado a compreender o texto enquanto lê, desenvolvendo procedimentos para lidar com problemas que possam surgir ao longo da leitura. A releitura é um desses procedimentos e pode ajudar a melhorar o entendimento de um texto.
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.
17- Dar feedback ao professor.
18- Análise de aula. Aprendizagem cooperativa. Nesse caso, os leitores trabalham juntos para aprender estratégias no contexto da leitura, como a leitura coletiva e a conversa sobre o que foi lido.
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.
19- Dar feedback ao professor.
20- Análise de aula. Organizadores semânticos e gráficos. Nessa estratégia, o adulto convida o leitor a representar graficamente (escrever ou desenhar) os significados e as relações das ideias que fundamentam as palavras do texto.
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.
21 – Dar feedback ao professor.
22- Análise de aula. Estrutura do enredo. Nessa estratégia, o leitor aprende a perguntar e a responder a quem, o quê, onde, quando e por quê; a fazer perguntas sobre o enredo. Em alguns casos, o leitor traça a linha do tempo, identificando personagens e acontecimentos.
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.
23 – Dar feedback ao professor.
24- Análise de aula. Responder perguntas. O leitor responde a perguntas colocadas pelo professor e recebe feedback. Essa é a prática mais comum nas escolas de interpretação de textos e deve ser trabalhada cuidadosamente para que o aluno não responda de maneira automática, sem refletir sobre o que foi lido.
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.
e) Realizar feedback com o professor.
25- Análise de aula. Perguntas geradoras. Nessa estratégia, o leitor pergunta a si mesmo o quê, quando, onde, por quê, o que vai acontecer na história, como e quem é o ator da ação.
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor.
e) Realizar feedback com o professor.
26- Análise de aula. Resumo. Nesse caso, o leitor tenta identificar e escrever as ideias principais ou mais importantes que integram ou unem as ideias ou significados do texto em um todo coerente.
a) Professor prepara o plano de aula.
b) Análise do plano de aula. Conversa com o professor.
c) Observação da aula. Utilização de uma rubrica.
d) Elaboração do feedback ao professor. Utilização das habilidades comunicativas: paráfrase, perguntas esclarecedoras e perguntas de sondagem.
e) Realizar feedback com o professor.
27- Convidar mães e funcionários para realizar leitura na escola – preparar o espaço para o dia “D” de leitura.
28- Dia “D” de leitura.
29- Diagnóstico Final com os alunos. Imprimir caderno de atividades. Realizar a avaliação diagnóstica.
Apresentar para cada aluno o mapa de aprendizagens.
a) Elaboração do mapa individual.
b) Impressão dos relatórios.
c) Chamar os alunos individualmente.
d) Posicionar o aluno sobre a evolução e dificuldades do mesmo.
e) Escutar o aluno – o ponto de vista sobre seu desempenho.
30 – Tabulação dos resultados. Organizar a planilha para registro de dados. Organizar os dados em uma planilha para posterior acompanhamento. Tabular e analisar os dados da planilha. Organizar gráficos com resultados obtidos.
a) Apresentação dos dados em HTPC para professores e pais de alunos e alunos.
31- Análise das participações – através de um questionário.
a) Professores
b) Alunos
c) Pais
d) Funcionários.
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