O Ensino da Arte e a Formação de Docentes

“Escola Aprendente”
Trabalhar as competências Socioemocionais na perspectiva da Educação Integral dentro das dimensões da educação “aprender a ser, a conviver, a fazer e aprender a aprender”.

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Público-alvo

Comunidade Educativa

Gestores Escolares

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Secretaria Municipal de Educação

Tempo de duração: Março a Dezembro

Justificativa

A Unidade escolar é composta por uma equipe de funcionários e de docente experientes em sua maioria e trabalham na escola há um tempo, por se identificar e gostar da comunidade. Porém a equipe gestora está administrando a escola a aproximadamente um ano. Ao realizar a pesquisa de campo em visitas na escola e conversas com professores e funcionários, foi relatado a preocupação com a indisciplina e alunos faltosos, houve também o levantamento de uma problemática com relação a comunicação entre a comunidade escolar, a gestão e as famílias.
A escolha deste plano de ação como disse acima foi estratégico e inovador, visa promover a qualidade social e emocional de todos da unidade escolar chegando nas famílias, é esperado que com os trabalhos e formações que serão desenvolvidos durante o ano letivo, possamos ter avanços significativos nas aprendizagem dos alunos e consecutivamente elevando os resultados da Escola.
E por falar de resultados é papel do diretor sendo ele o centro estratégico da escola, liderar a rotina no setor administrativo e financeiro, o trabalho em prol do desenvolvimento pedagógico, a coordenação do corpo docente, a integração família-escola, organizar e coordenar o conselho de escola e APM, promover uma gestão inovadora, participativa e transparente assegurando com cumprimento das leis (Constituição Federal, LDB e ECA), garantindo o direito de todos os alunos tenham acesso e permanecia na escola e aprendam de forma qualitativa.

Objetivos Gerais
A função do gestor demanda uma diversidade de tarefas, onde precisa estar atento para que possa ter foco sobre onde quer chegar, e que precisa fazer para, de forma intencional.
Para atingir sues objetivos é necessário atenção especial as problemáticas que possam prejudicar a aprendizagem dos alunos e buscar estratégias para diagnosticar as causas e solucionar o problema:
– Alunos faltosos: Será realizado o levantamento dos alunos faltosos em 2019 para que logo no inicio do ano possamos buscar estratégias para solucionar os problemas diagnosticando o por que das faltas, buscando parceria com as famílias, assegurando o direito dos alunos a frequência na escola.
– Indisciplina: A indisciplina na escola é um problema em salas especificas, logo no plano de ação irei organizar a “Prosa com a diretora”, que acontecerá em diferentes momentos durante o ano letivo.
– Família/Escola: Iniciar o dialogo com as famílias buscando parceria, visando a comunicação entre a escola e os pais e responsáveis legais das crianças. Formação de professores: Buscar estratégias junto as coordenadoras para formação continuada dos professores visando a qualificação profissional, motivação, bem estar, mas também as problemáticas da escola com foco na qualidade do ensino garantindo os direitos de aprendizagem dos alunos.
Dados da escola: em analise ao sec é notável o avanço da escola nos últimos anos, porém a realidade atual demanda preocupação considerável que precisa ser resolvido logo no começo do ano, que esta relacionado com a transição dos alunos de uma hipótese para outra, os avanços estão acontecendo de forma lenta e fora do esperado.
Todas as séries merecerão atenção especial, incluindo neste conjunto os alunos de inclusão, porém a atenção e os esforços serão mais intensificados com os 1º e 2º anos onde foi percebido defasagem no que é esperado de acordo com os metas determinadas com foco na aprendizagem dos alunos e resultados do IDEB.
A escola é dinâmica e viva, com isso as situações que requer esforços e preocupações irão sendo diagnosticas em processo.

Objetivo da Formação

Desenvolver as competências socioemocionais com foco nas conexões interpessoais e emocionais.
Converter os dados da escola, promovendo a reflexão sobre os avanços necessário para obter uma aprendizagem significativa e integral.
As competências socioemocionais na atualidade estão sendo consideravelmente discutidas na educação, sendo uma problemática vivida nas escolas contemporânea. Por conta dos estímulos exagerado ou falta dele e também o excesso de informação, estamos vivendo em um sociedade conectada, informatizada e ao mesmo tempo individualista desconectada nas relação pessoais e interpessoais.

Etapas / cronograma

-Reunião com equipe gestora para levantar sugestões para 1ª semana de aula.
Prosa com a equipe gestora: Apresentação
Acolhimento
Dinâmicas e combinados para o ano letivo
– Reunião para escolha da equipe estratégica pedagógica para implementação das ações socioemocionais na escola.
– Reunião com equipe estratégica para informar funções e levantar sugestões para o plano de ação.
– Levantamento dos dados da escola – 1ª sondagem diagnóstica.
O percurso será desenvolvido através de:
Motivação / clima escolar
– Formações aos professores em HTPC ADM (levando em consideração as demandas da SME), onde será proposto estratégia para desenvolvimento das competências socioemocionais na escola. Conscientização, mobilização, estreitar laços.
– Palestras em reunião de pais, visando o intercambio entre as relações EscolaFamília. Território de convivência

Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

Averiguar se os alunos entenderam o que a mensagem através de conversa com os alunos e elaboração de lista.
Como queremos nossa escola?
O que precisamos fazer?
Decidir as questões levantadas durante as discussões e concluir as sugestões levantadas pela equipe;
A avaliação será formativa e em processo, com foco nos objetivos que trilhamos e queremos atingir.

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