Jogos e brincadeiras educam

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itaparica

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Centro de Educação Infantil do Município de Itaparica/Bahia

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Jogos dirigidos; Coordenação motora; Raciocinio lógico; Aspectos cognitivos; Respeitar regras e a si mesmo e o próximo; Brincadeiras da comunidade local; Afetividade, autonomia e criatividade; Expressões verbais e corporal, autoconhecimento.

Campos de Experiência

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Tempo de duração: Quatro meses; Uma vez por semana; Duas horas por dias.

Objetivos de aprendizagem

  • Explorar materiais descartáveis e descartados; Construir coletivamente jogos reciclados; Manifestar suas habilidades através ds jogos e brincadeiras trabalhados nas aulas; Apresentar as aprendizagens através de vivências com jogos realizados; Explorar os desafios realizados ao raciocinio logico

Estratégia / Desenvolvimento

  • Essa prática foi levantada dentro da sala de aula, com a turma do grupo 03.
    Mês 1- Março
    Ações:
    *Apresentar proposta pedagógica para a equipe docente e gestão;
    *Sensibilização das crianças;
    *Apresentação lúdica dos jogos;
    *Exibição de vídeo;

  • Mês 2- Abril
    Ações:
    * Arrecadação dos materiais;
    *Promover a socialização e interação entre os alunos;
    *Participação na coleta; das crianças;

  • Mês 3- Maio
    Ações:
    *Separação dos materiais;
    *Estimular a participação dos alunos na confecções dos jogos;
    *Promover a criatividade por meio dos materiais descartáveis e descartados;

  • Mês 4- Junho
    Ações:
    * Exposição de todos os brinquedos feitos pelos os alunos;
    *Promover a conscientização para a preservação do meio ambiente;
    *Participação dos pais, corpo docente e não docente e alunos.

Recursos necessários

Materiais descartaveis, como garrafas plasticas, latas, caixinhas de papelão, tampinhas, entre outras.
Todos os materiais produzidos serviram também para as brincadeiras,

Autores

Marilena Carvalho Galvão
Auxiliar de sala
Elizângela Fêlix Ferreira
Professor(a)
Lucicleyde Santana.
Professor(a)
Ver referências bibliográficas

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *