O Currículo em Movimento: Educação Física Escolar Mais do Que “Saber Fazer”

Público-alvo

Professores

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Rede Municipal de Caieiras

Tempo de duração: 72 horas

Justificativa

Historicamente, a Educação Física Escolar priorizou procedimentos metodológicos, frequentemente, pautadas numa prática motora ausente de sentido e significados para os alunos. A atenção dos professores esteve voltada para a dimensão procedimental do conteúdo, ou seja, o “saber fazer”, ser capaz de realizar com eficiência atividades e habilidades motoras, sendo essencial para o desenvolvimento desta dimensão a prática e a repetição. No entanto, a prática por si só não basta. Dessa maneira autores como Freire e Oliveira (2004), Darido e Rangel (2005) apontam a necessidade de outras dimensões do conhecimento sejam ensinadas durante as aulas como a dimensão conceitual e atitudinal, fundamentadas também através dos autores como Coll (1995) e Coll et all (2000), pois a aprendizagem só é significativa se perpassa a experiência do corpo, se é construída pelas vias das sensações (TUBELO, 2019).
Desta maneira, o Departamento de Educação Física – DEF, aponta a necessidade de junto com os docentes realizar esta quebra de paradigmas, onde através da Base Nacional Comum Curricular e Currículo Paulista e considerando-se que a realização da formação continuada de professores é um processo permanente dos saberes necessários para a prática, com o intuito de assegurar uma ação efetiva e que promova aprendizagens significativas, irá em suas formações contribuir de maneira a garantir que os docentes interiorizem estes conhecimentos e realizem em suas práticas de aulas está transposição.
Realizar este projeto nas formações, auxiliará na construção de um novo currículo, em práticas significativas dos docentes, e sendo de grande importância para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a alfabetização formal do educando, onde se entende conforme nos apresenta Tubelo (2019), que a alfabetização depende de muitos outros fatores antes de ler, escrever e calcular, tendo a necessidade de um corpo habilitado, uma mente preparada e motivada para aquisição de símbolos e códigos de comunicação gráfica, pois a alfabetização decorre de um ato motor e cognitivo, sendo os mesmos indissociáveis.

Objetivo da Formação

Contribuir para que os professores, sejam capazes de atingir as três dimensões do conteúdo apresentas por Coll (2000), e reforçada por Soligo (2001) as contribuições de cada dimensão.

– Dimensão Conceitual – “saber sobre”:
Adquirir conhecimentos que potencializem a capacidade de atuar com qualidade do ponto de vista educativo e pedagógico;
Ampliar o repertório de conhecimentos e o horizonte cultural para poder intervir nas atividades relacionadas aos projetos nas áreas temáticas;
Ler literatura, assistir bons filmes, ir ao teatro, visitar exposições…
Estudar, conhecer e socializar conhecimentos;

– Dimensão Procedimental – “saber fazer”
Desenvolver um excelente trabalho educativo;
Aperfeiçoar a capacidade de intervenção didática;
Aprimorar o trabalho de apoio pedagógico;
Continuar intervindo com propriedade nos casos de alunos com mais dificuldades;
Intervir adequadamente
Produzir, cada vez mais, conhecimento pedagógico;
Documentar organizada e reflexivamente a prática;
Planejar e desenvolver boas propostas;
Cuidar da boa apresentação dos materiais;
Analisar criticamente o que pode ter “por trás” dos fatos, das atitudes, dos alunos;

– Dimensão Atitudinal – “saber ser”
Ter distanciamento para não se influenciar / misturar com as dificuldades e circunstâncias do cotidiano;
Valorizar a existência de um grupo solidário de educadores e cultivá-lo;
Investir na constituição do grupo (de professores e educadores);
Fazer as discussões nos fóruns adequados;
Assumir os próprios atos e falas;
Dar opiniões, ideias e ser propositivo;
Perguntar tudo o que quiser saber e dizer o que pensa;
Aprender com os colegas;
Ajudar os colegas com dificuldades;
Colocar-se no lugar do outro – colega/aluno/pai…
Analisar a própria conduta e postura junto aos alunos para estar vigilante e podendo verificar as mensagens subliminares transmitidas sem intenção;
Valorizar a importante função social da atuação de professor.

Desta forma, os objetivos do presente projeto são:
Garantir oportunidades para o diálogo, a troca de experiências e o aprofundamento da teoria, favorecendo a consolidação dos conhecimentos e integração do grupo.
Incentivar discussões para o emprego de estratégias metodológicas que deem vida a sala de aula, tornando os momentos de estudos e discussões agradáveis e acolhedores.
Elaborar estratégias de ensino voltadas ao atendimento das necessidades e dificuldades especifica de cada professor.
Analisar e discutir a especificidade pedagógica da educação física nos seus diferentes segmentos de atuação, seja no ensino infantil, ensino fundamental ou em ensino de jovens e adultos.
Compreender e analisar criticamente as dimensões dos conteúdos conceitual, procedimental e atitudinal.
Conhecer e refletir sobre as propostas da BNCC e currículo paulista a partir da proposta já trabalhada pela rede municipal de educação de Caieiras
Refletir sobre a educação física dentro dos campos de experiências e unidades temáticas
Apresentar proposta de avaliação através da concepção da rede.

Etapas / cronograma

Jogos e brincadeiras associados a BNCC e Currículo

Foco:
Discutir sobre o objeto de estudo da Educação Física (o mover-se corporal), refletir como a escola percebe o mover-se corporal e o “fazer” como um conhecimento e de que maneira ele se manifesta nas aulas de Educação Física com o tema jogos brincadeiras populares, tradicionais, circenses, cooperativos, competitivos, cantadas e de rodas. Com isso, a ideia é discutir sobre o desenvolvimento nas aulas de Educação Física passando pela educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e adultos (EJA) de dois importantes atributos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): protagonismo e autonomia. E, por fim, relacionar quais competências gerais foram desenvolvidas durante a formação, a fim de identificar na prática como é possível desenvolvê-las.
E dentro dessas competências associar as habilidades a diferentes propostas de atividades para que as mesmas sejam contempladas nas aulas de educação física.

Objetivos Gerais de Aprendizagem:
Analisar as mudanças para a Educação Física na BNCC com base na retomada do seu objeto de estudo (movimentação corporal, atividades físicas e esportivas, práticas corporais).
• Compreender a valorização do fazer nas aulas de Educação Física no trabalho com as competências da BNCC.
• Reconhecer que a escola é uma instituição normativa que tem dificuldade em reconhecer o mover-se como um conhecimento.
• Relacionar a autonomia, o protagonismo e a participação ativa às aulas de Educação Física.
• Reconhecer a presença das competências gerais nas atividades da pauta formativa.
Identificar brincadeiras e jogos dos contextos familiares e comunitários, valorizando elementos da cultura popular presente nestes contextos
• Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e jogos dos contextos familiares e comunitários, valorizando sua importância nas culturas de origem.
• Identificar os desafios das brincadeiras e jogos dos contextos familiares e comunitários e construir estratégias para resolvê-los, com base nas características dessas práticas.
• Experimentar e fruir diferentes brincadeiras e jogos inclusivos respeitando as diferenças individuais

Modalidades Esportivas e Jogos de Tabuleiro: O que nos diz a BNCC

Foco:
Discutir sobre os esportes na Educação Física refletindo como a escola os percebem o “fazer” e “ser” como um conhecimento e de que maneira ele se manifesta nas aulas de Educação Física.
Discutir sobre os jogos de tabuleiro na Educação Física refletindo como a escola os percebem o “fazer” e “ser” como um conhecimento e de que maneira ele se manifesta nas aulas de Educação Física.
Com isso, a ideia é discutir sobre o desenvolvimento nas aulas de Educação Física de dois importantes atributos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): protagonismo e autonomia. E, por fim, relacionar quais competências gerais foram desenvolvidas durante a formação, a fim de identificar na prática como é possível desenvolvê-las.

Objetivos Gerais de Aprendizagem:
Compreender a valorização do “fazer”, “ser” e “saber sobre” nas aulas de Educação Física no trabalho com as competências da BNCC.
Relacionar a autonomia, o protagonismo e a participação ativa as aulas de Educação Física.
Reconhecer a presença das competências gerais nas atividades da pauta formativa.
Utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento orientador do currículo e do planejamento escolar das aulas de Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

 

Autores

Tiago Modesto de Oliveira
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A avaliação faz parte do cotidiano humano, seja propositalmente ou não, o ser humano sempre estará́ sujeito ao julgamento, à confrontação. Até diante das tarefas mais simples do cotidiano o ato de avaliar surge de forma espontânea ou natural, como forma para acertar o percurso do caminho ou para afirmação de um fato.
A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar; por isso, contribui em todo o percurso da ação planificada. A avaliação se faz presente não só́ na identificação da perspectiva político social, como também na seleção de meios alternativos e na execução do projeto, tendo em vista a sua construção. (…) A avaliação é uma ferramenta da qual o ser humano não se livra. Ela faz parte de seu modo de agir e, por isso, é necessário que seja usada da melhor forma possível (LUCKESI, 2002, p.118).
Portanto, as avaliações serão feitas a cada formação mediante registros a questionário de avaliação para ser respondido individualmente.

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