Leitura Deleite

Vivenciar uma leitura deleite

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Gestores Escolares

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Fase de desenvolvimento

Ideia

Objetivo da Formação

• Vivenciar uma leitura deleite;
• Explorar a competência da BNCC: Cultura Digital
• Entender os conceitos de Jogo, Brinquedo e Brincadeira;
• Entender a importância dos jogos e brincadeiras na realidade da Educação

Etapas / cronograma

• Leitura Deleite: “A gente não quer só comida, a gente quer postar e quer ganhar like”
(Gregório Duvivier)

• Exploração da competência da Base Nacional Comum Curricular “Cultura Digital”: pedir aos professores que leiam e analisem o conceito e o objetivo desta competência.

• Levantamento dos conhecimentos prévios dos participantes – Metodologia “Flash” com as perguntas:
→ Escreva aquilo que você sabe sobre “Brinquedo”;
→ Escreva aquilo que você sabe sobre “Jogo”;
→ Escreva aquilo que você sabe sobre “Brincadeira”
→ Qual a diferença entre “brinquedo” e “brincadeira”?
Para isso, haverá um painel na parede com TNT dividido por colunas onde os professores poderão afixar as suas escritas sobre brinquedo, jogo, brincadeira e diferença entre jogo e brincadeira.

• Conceituação de Jogo, brinquedo e brincadeira
Entregar um excerto de cada pensador sobre cada conceito. Pedir que os professores discutam em grupo. Caso seja possível, os professores podem fazer a dinâmica do word café.
? Olhar da Tizuko M. Kishimoto
? Olhar de Jean Piaget
? Olhar de Vygotsky
? Olhar de Bruner
? Olhar de Winniecot

• Sistematização dos conceitos

• Sugestões de atividades para o dia a dia
? Bingo
? Emocionômetro

Autores

Leandro Souza
Tatiane Silva
Ver referências bibliográficas

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *