Sustentabilidade na Educação Infantil

Valorizar e integrar a todos da U.E.. a importância do trabalho com a sustentabilidade na atualidade.

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Público-alvo

Gestores Escolares

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Elba Nóbrega Sobral

Justificativa

A escola está inserida em área arborizada, existe apreciação da natureza e visando que a sustentabilidade surgiu nos últimos anos, mais precisamente em 1987, onde alguns países se reuniram a fim de discutir as questões ambientais de poluição e preservação. Segundo o relatório de Brundtland, sustentabilidade é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. São atitudes que levam os sujeitos a se tornarem justos socialmente, aceitos culturalmente e viáveis economicamente. Observamos no decorrer da história da humanidade que há uma intrínseca relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza sua habitação e subsistência, no entanto, com o passar dos séculos esta relação pacífica foi rompida com o nascimento das novas formas de organização social, a busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais. Deste modo, torna-se notório a necessidade de abordarmos as questões que tangem a educação ambiental, pois não podemos fechar os olhos para uma natureza que diariamente revela-se cada vez mais prejudicada pelas ações inconsequentes de nos seres humanos. Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração
consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental. Por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões de
preservação ao meio ambiente, esse projeto buscará desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade através da apreciação de obras de artistas que tratem do tema sustentabilidade e de oficinas de artes inspiram os alunos a participar de atividades onde as técnicas de reaproveitamento podem valorizar as construções de objetos de paisagens urbanas utilizando materiais alternativos como sucatas. O fundamental é trabalhar, a fim de aguçar o potencial imaginativo e criativo das crianças. Afinal, brincar de sustentabilidade é possível e educa para um futuro melhor!

Objetivo da Formação

Reconhecer a importância do meio ambiente para todos;
Desenvolver técnicas para o  sobre o uso adequando e renovação de
certas matérias primas ( reciclagem);
Analisar a importância do homem na transformação do meio em que
vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
Discutir e experimentar alternativas e soluções para questões
ambientais no dia a dia escolar.

Expectativas

Respeitar o meio ambiente

Etapas / cronograma

  • Ações:                                                                                                                                                                                                        Reunião de formação com os professores para apresentação do projeto

    Quando?                                                                                                                                                                                                      Inicio de aulas presenciais

    Quem?                                                                                                                                                                                                      Gestores escolares

     

  • Ações: Reunião para organização das etapas do projeto com
    os professores da U.E.

    Quando? Segunda quinzena do inicio das aulas presenciais

    Quem? Gestores e professores

  • Ações: Execução do projeto

    Quando? Primeiro semestre

    Quem? Gestores, professores e alunos

  • Ações: Apresentação (resultado)

    Quando? Final do primeiro semestre

    Quem? Gestores, professores e aluno e famílias.

Autores

Bernadete Jak de Moraes

Sujeitos Envolvidos

Professores da Educação infantil – creche , pré I e pré II e funcionários
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno nas etapas sugeridas ao produto final valorizando a sustentabilidade no todo.

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