Protocolo de retomada as aulas – Formação de professores

Espera-se, a partir da criação deste protocolo, nortear uma retomada segura das atividades de ensino.
Trata-se de uma questão complexa, que envolve diversas áreas da sociedade, devendo sempre ser tratada
com a devida atenção. É importante que os protocolos sanitários sejam efetivamente aplicados por todas
as instituições de ensino, para que o contágio seja mitigado e que as atividades decorram da melhor forma
possível.

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Público-alvo

Gestores Escolares

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

E.M Machado de Assis

Justificativa

Priorizar a reabertura segura da escola, garantindo o direito dos alunos à educação são ações essenciais.
Essa reabertura deve ocorrer com segurança, preservando a saúde dos alunos, profissionais da educação e
a famílias de todos.

Objetivo da Formação

-Analisar e direcionar o trabalho e registrar os encaminhamentos necessários para a elaboração do
Protocolo Sanitário de retomada as aulas;
-Planejar em conjunto as decisões, informações, normas e regras definidas sobre a retomada das aulas,
quanto ao revezamento das aulas remotas e presenciais ;
– Orientar para o cuidado com alunos em relação ao distanciamento social, higienização e os cuidados
consigo próprio;

Expectativas

– Orientar a disponibilização de kits de higienização quanto a manter a limpeza dos ambientes a fim de
garantir a segurança de todos;

Etapas / cronograma

  • Ações:
    Reunião (Meet) para apresentar a proposta de trabalho sobre o Ensino Hibrido.
    Retorno previsto de retomada as aulas em 2021 com Ensino Hibrido.

    Quando?
    28 de setembro – Duração 2h

    Quem?
    Diretor de escola; Coordenador Pedagógico e professores

  • Ações:
    Proposta de formação caso as aulas retornem em forma de revezamento de planejamento

    Quando?
    Planejamento 03,04 e 05 de fevereiro

    Quem?
    Professores e Suporte Pedagógico

  • Ações:
    (Reunião de Planejamento) – realizar a leitura com os professores dos seguintes documentos:
    -Orientações para reabertura das escolas da Educação Básica de Ensino no contexto da pandemia da
    Covid-19- UNDIME
    -Organização Mundial de Saúde (OMS),
    -Unesco – Unicef
    – imprimir os documentos referentes a leitura para os professores;
    -Power point – apresentar o documento de Protocolo Sanitário oferecido pela Secretaria Municipal de
    Educação

    Quando?
    03/02/2021 – Duração 2h

    Quem?
    Suporte Pedagógico;
    Professores

  • Ações ?
    (Reunião de Planejamento) para apresentar o Plano de retomada para os professores quanto as
    dimensões:
    Dimensão 1 : Distanciamento social
    Dimensão 2: Higiene pessoal                                                                                                                                                          Dimensão 3: Sanitização de ambientes
    Dimensão 4 Comunicação
    Dimensão 5: Monitoramento
    OBS: este protocolo já foi realizado previamente com a comissão de representantes: Suporte pedagógico,
    professores, funcionários e pais.
    Nesta etapa será retomado cada dimensão para que os professores tomem conhecimento e possam
    contribuir com a conclusão do Plano de Retomada as aulas presenciais 2021

    Quando ?
    04/02/2021 -Duração 2h

    Quem ?
    Suporte Pedagógico; Professores

  • Ações ?
    Planejamento – Estudo da BNCC e Currículo Paulista com vista a definir as Competências e Habilidades
    por ano.
    OBS: Realizaremos uma profunda reflexão de quais as habilidades essenciais e prioritárias iremos elencar
    em nosso trabalho, sabendo da defasagem dos alunos

    Quando ?
    05/02/2021 – Duração 3h

    Quem ?
    Suporte Pedagógico e professores

Autores

Rosângela
Diretora
Andréa
Vice-Diretora
Vanessa
Coordenadora pedagógica

Sujeitos Envolvidos

Equipe escolar: Suporte Pedagógico; professores; alunos
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

O presente documento pode e deve ser atualizado sempre que houver qualquer descoberta científica ou
comportamental que possa trazer maior eficiência para a retomada das atividades, de forma segura. Um
outro ponto de suma importância é o monitoramento da situação de saúde do Município, avaliado a partir
de indicadores de incidência da doença, capacidade assistencial e velocidade de progressão da COVID-19.

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