Praticas Pedagógicas e a articulação com o Saberes Locais

Construir de forma colaborativa estratégias para melhor trabalhar no desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes ajudando-os a tornarem cidadãos críticos mais competentes, éticos e humanos.

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Público-alvo

Gestores Escolares

Professores

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Itaparica

Fase de desenvolvimento

Ideia

Justificativa

Este plano de formação de professores é baseado na realidade local, na qual a formação vai incidir em construir estratégias de aprendizagens colaborativas, a sua intencionalidade é responder às necessidades colocadas pela prática desenvolvida e pelo projeto político pedagógico da escola. As concepções de base, que se seguem, são pressupostos de fundamentação geral, mas todos os outros componentes do plano – Justificativas, metas, estratégias e dispositivos, conteúdos, recursos e atividades – são decorrências do diagnóstico prévios da realidade, terá avaliação bimestral do plano.

“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver, e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola” (Jean Piaget).

O plano permite explicitar a importância da formação continuada, surgiu da necessidade de construção de um documento norteador para melhor facilitar o desenvolvimento das aprendizagens. Entendendo que a formação de professores, enquanto desenvolvimento profissional, envolve dimensões políticas, culturais e técnicas e requer uma lógica norteadora baseada na construção de competências para o exercício da profissão. Realizar-se-ão por meio de um processo de ensino e aprendizagem de conteúdos que devem responder, direta ou indiretamente, às demandas da prática profissional. A missão do plano traz como base o desenvolvimento das aprendizagens das crianças, pensar em práticas educativas estimuladoras e motivadoras.
As ações desse plano foram pensadas tendo em vista a construção de práticas culturais que possam dar maior visibilidades as ações educativas da escola, serão adequadas a faixa etária, promovendo uma interação entre a criança e o adulto.
Esse plano permitirá que vivencie as práticas educativas, valorizando as diversas culturas e saberes locais considerando a educação integral norteadora para garantir as aprendizagens.

Objetivo da Formação

  • Realizar uma jornada formativa embasada nas diretrizes da implementação da BNCC, do PPP e do Documento Curricular do município;
  • Elaborar e promover ações que de aproximação com a comunidade escolar;
  • Qualificar as metodologias e estratégias de ensino como eixo norteador formativo;
  • Promover ações que envolvam ainda mais a relação família-escola;
  •  Planejar e realizar reuniões formativas com professores dos diversos segmentos,
  •  Oferecendo apoio e condições para realiza-las de acordo com as propostas destinadas à cada um; Acompanhar as atividades que serão compartilhados: filmar ajudar a planejar e acompanhar a realização de cada uma das propostas.

Expectativas

  •  Ampliar os conhecimentos e as práticas pedagógicas a respeito das estratégias de ensino
  •  Compreender as várias formas de aprendizagens, entendendo que cada professor deverá adequar suas práticas de acordo ao nível de habilidades e conhecimentos de suas turmas.

Etapas / cronograma

  • Ações: Encontros Formativos Mensais
    • Cada grupo discutirá um único tema “Pandemia” trabalhando de forma interdisciplinar;

    Período: Mensal – 8h

    Público-alvo: Professores

     

  • Ações: Acompanhamento Pedagógico

    Período: Quinzenal

    Público-alvo: Coordenadores Pedagógicos

Autores

Alciara Nascimento dos Santos
Coordenadora Pedagógica
Mirian Santos de Araújo Nascimento
Secretária Escolar
Ver referências bibliográficas

Avaliação e sistematização

● Apoiar a tomada de decisões quanto a participação e engajamento dos estudantes, bem como compartilhar com o gestor escolar,
● Realizar autoavaliação com os professores e estudantes sobre os objetivos e proposituras baseadas na proposta formativa;
● As metas serão quantitativas e qualitativas pois primamos para erradicar o problema da Pandemia em nosso município envolvendo uma grande parcela da comunidade.
● Acompanhar e sistematizar as reflexões ocorridas nos encontros e discutir as relações entre as práticas educativas e as teorias que contribuirão para a realização das futuras práticas pedagógicas;
● Trabalhar e aprimorar a relação família escola de forma que as famílias a se sintam acolhidas com um trabalho intersetorial: Saúde, assistência social, educação, etc.

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