Conteúdo

Artigos

Brincar de Escolinha: relatos de brincadeiras infantis de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental e os amanhãs pós-feministas

Não apenas muitas garotinhas nos Estados Unidos e em outros lugares brincam de escolinha, mas, por vezes, ao crescerem, se tornam professoras, um ponto em que o relato de brincadeiras se escolinha assume uma nova função narrativa e discursiva. Por meio de teorias da narrativa e da performance e da análise de discurso, examinamos relatos de brincadeiras de escolinha contados como parte de um estudo qualitativo multilocal de histórias de vida de professoras norte-americanas dos anos iniciais do ensino fundamental graduadas recentemente e em formação. A analise destas narrativas foi realizada com um olhar sobre a cultura pop e os tempos de menina a partir de meados da década de 1990 até seu final e outro sobre como o brincar de escolinha é colocado tanto em prática quanto discursivamente. Implicações para a preparação e a identidade profissional de professores, além da face sexista do trabalho docente, concluem o artigo.

Vale a pena conferir o artigo!

Anos inicias Brincadeira Histórias de Vida Professores em formação

Postado por: Sulamita Rosa

29/12/2020

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja mais conteúdos

  • Conteúdo
    Podcasts

    Relação educador e aluno: despertar sonhos e descobrir as múltiplas inteligências de cada indivíduo.

  • Conteúdo
    Artigos

    Ensinar o conceito de ética na escola. Qual a sua importância?

  • Conteúdo
    Podcasts

    Entre o vírus e o rio: A diretora de Manaus que venceu a Covid duas vezes

  • Conteúdo
    Artigos

    O que é o projeto político-pedagógico (PPP)

  • Conteúdo
    Conteúdos Pedagógicos

    5 dicas para trabalhar as Competências e Habilidades da BNCC

  • Conteúdo
    Matérias

    Ensino remoto: o que aprendemos e o que pode mudar nas práticas e políticas públicas